?> Censo Divulga Número de Imóveis Desocupados em São Paulo - Áreas e Risco | Imóveis Cultura Mix

Censo Divulga Número de Imóveis Desocupados em São Paulo

Existem hoje em São Paulo nada menos do que 130 mil famílias vivendo em áreas de risco e segundo alguns dados preliminares do censo 2010 que já foram divulgados há atualmente na capital paulista cerca de 290 mil imóveis que se encontram desabitados o que seria mais do que suficiente para atender toas as pessoas que vivem nessas áreas de risco. Entretanto quando se trata de falar em déficit habitacional este é muito maior, na verdade são 712 mil famílias onde se incluem habitações precárias ou construídas de forma irregular em favelas e cortiços.

Alguns Dados do Censo

Censo Divulga Número de Imóveis Desocupados em São Paulo

Censo Divulga Número de Imóveis Desocupados em São Paulo

De acordo com os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foram encontrados na cidade de São Paulo 3,9 milhões de domicílios residenciais nos quais se encontram hoje vivendo 11,2 milhões de pessoas.

Apesar das exaustivas tentativas desses recenseadores foram encontradas em São Paulo em torno de 107 mil casas fechadas onde ninguém foi encontrado para responder o questionário do Censo 2010, porém se sabe que nestas casas mora gente, entretanto de acordo com Rosemary Utida que é coordenadora técnica do Censo, as 290 mil residências que tiveram a classificação de vazias é porque não tem moradores mesmo.

O que Dizia o Censo Anterior

Áreas

Áreas

Como relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito a moradia adequada e que é também professora da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Raquel Rolnik afirma que o Censo feito em 2000 já denunciava a existência de mais casas desocupadas do que pessoas necessitando de um lugar para poder morar. Naquela ocasião o número apurado de domicílios vagos era de 420 mil e o déficit habitacional era de 203 mil moradias. Isso mostrava que a oferta era mais do que o dobro da demanda.

O Número de Sem-Teto Poderia ser Reduzido

Risco

Risco

De acordo com uma avaliação feita pela relatora da ONU, Raquel Rolnik, embora uma grande parte desses imóveis precisasse para se transformar em moradia de algum tipo de reforma, a verdade é que o numero de sem-teto poderia ser bastante reduzido. Outros especialistas, entretanto não concordam com essa avaliação, pois segundo a ex-secretária de Planejamento urbano da Prefeitura, Heloisa Proença que é arquiteta, mesmo que esses imóveis pudessem ser reformados, não se destinariam a moradias populares, mas sim para outra faixa da população com renda mais alta.

Fenômeno de Vacância de Equilíbrio

De acordo com parecer de Ricardo Pereira Leite que é o secretário municipal de Habitação essa quantidade de imóveis vagos é devido ao fenômeno chamado pelos urbanistas de “vacância de equilíbrio”. O que acontece é que quando você se muda deixa seu antigo imóvel vago enquanto que o novo ainda não foi ocupado. Essa vacância gira em torno de 8% de domicílios de acordo com estimativas de especialistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *