Veda Calha ou Silicone?

Muitas pessoas vão construir sem entender muito sobre os materiais necessários, e muitas vezes tentam decidir por conta pronta o melhor piso, a melhor telha, o melhor acabamento pelo o que houve das outras pessoas e pelo o que os vendedores recomendam.

São diversas perguntas que devem ser feitas para que a pessoa consiga construir, e uma delas é a escolha entre Veda calha e silicone para garantir a vedação do telhado, janelas, etc. O que sabemos é que ambos são muito facilitadores na vida dos pedreiros, sendo para colocar em calhas, telhas.

Ambos são bem parecidos, tanto em funções, aplicação, vantagens e eficiência. Cada um ao seu modo e sendo melhor em determinado produto do que o outro . Mais detalhes sobre esses dois tipos de adesivo:

O Que É Veda Calha?

Espécie de adesivo com base de borracha termoplástica ( combinação de solventes orgânicos, resinas sintéticas e aditivos), essa base aumenta bastante a qualidade do produto.  Devido sua composição, o produto age como uma massa de silicone utilizada para vedação de telhados e janelas.

O diferencial desse produto é que ele é capaz de suportar altas temperaturas e altas umidades que um telhado fica exposto, por exemplo. Isso faz com que haja maior durabilidade da vedação das calhas e rufos, dando assim uma característica muito importante no veda calha que seria a resistência dele, sem se preocupar em retocar.

Para Que Serve?

O próprio nome do produto já é muito sugestivo, tendo como sua principal função vedar calhas, rufos, telhas, pingadeiras e também emendar algum desses se necessário sem utilizar solda .

Pode ser adaptado para outras funções na construção civil e na automobilística, como juntar condutores de ar, em alguns caminhões que o baú não pode ser soldado e alguns sistemas de ventilação.

Como dito acima o veda calha possui grande resistência a altas temperaturas, por isso é usado para selar objetos de metal, fibrocimento e até mesmo metal com calores de até 60°. Extremamente importante por ficar totalmente em contanto com o sol, devido a dilatação térmica para não romper ao se expandir, nem ressecar.

Preço De Veda Calha

Normalmente esses produtos possuem diferentes preços entre as lojas, marcas e tamanhos, variando entre R$ 10,00 até R$ 100,00.

Quais São as Vantagens de Utilizar os Veda Calhas?

Além da boa resistência do material, ele possui outras vantagens em ser utilizada, uma delas é a colocação muito prática, uma embalagem bem simples de tirar e pôr novamente o produto. Para conseguir usa-la necessitam de aplicador de silicone

Entre as vantagens dos veda calhas, certamente pode ser citada a de que o produto oferece uma aplicação muito simples, com embalagens de fácil manuseio, sendo preciso apenas um aparelho aplicador de silicone para tal função.

O veda calha consegue também preencher os intervalos por conta da forma como os telhados e as calhas são unidos que muitas vezes não são completamente bem colocados entre si.  Para os amantes da arte, o veda calha é ótimo para pintura após sua secagem.

Outra vantagem que talvez seja a mais importante é a impermeabilidade do veda calha aso ser aplicado em algum lugar, isso ocorre como já foi dito antes, a sua composição química.

Como Deve Ser Aplicado?

Como já dito é bem simples a utilização se o profissional ou qualquer pessoa tenha o aplicador de silicone para manusear.  Para essa aplicação é necessárias superfícies limpas, tirando todos os resquícios possíveis de graxa, oleosidade entre outros empecilhos que trariam certa falta de competência ao produto.

Para melhor aderência na aplicação, o produto deve formar um cordão na superfície que foi escolhida. Lembrando que é importante juntar as duas peças o mais rápido possíveis antes que seque o ceda calha, ajustando assim a melhor maneira que devem ficar. Ao juntar deve-se fazer grande pressão sobre as superfícies para ficar bem “colado”.

Depois disso é mais seguir pressionando as peças de modo que elas consigam secar mais rápido com maior eficiência. Em situações que é necessário utilizar o adesivo para peças grandes, a pessoa deve considerar a utilização de materiais para darem suporte, como calços por exemplo.

Se caso ficar algum excesso para fora da aplicação, a sua remoção é muito tranquila, apenas um pano úmido e já é suficiente.

O Que É Silicone?

Material que assim como o veda calha é usado para vedações, isolamentos de diversas superfícies e na adesão de superfícies, e ainda para situações que precisa de impermeabilidade.

O silicone é uma forma mais genérica para o Veda Calha. O veda calha seria mais focado pra serviços de construção civil enquanto o silicone pode ser usado em produtos de qualquer tipo. ( Não que seja proibido, como dito na explicação de veda calha, ele é utilizado para diversas coisas também).

Nem todos os silicones são iguais, eles mudam em seu cheiro e forma de aplicação. As duas mais conhecidas são as denominadas Cura Acética e a Cura Neutra:

Cura acética: Como próprio nome já diz, esse selante vem do ácido acético, o mesmo que se faz o vinagre, e por isso o seu cheiro é um odor semelhante ao odor de vinagre, sendo uma desvantagem já que essas superfícies contaminadas podem enferrujar, corroer e oxidar.

Sendo assim ele não é recomendado para qualquer tipo de peça, são indicados apenas superfícies lisas como vidros (comum ou temperados), azulejo e alumínios. No geral, não é viável a aplicação em peças com deformidades, rugosidades, ásperas e porosas.

Cura neutra: muito usado para vedações em geral, são os mais vendidos por possuir poucas restrições perante seu uso. Evitando assim erros na escolha devido ao material utilizado entre outros fatores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *