Telhas de Policarbonato: Mais Qualidade para a Sua Construção

Está pensando em construir ou reformar a casa? Mas, como escolher o material de construção? Antes de qualquer coisa, vale lembrar que é preciso um projeto feito por um arquiteto, além da realização de um planejamento de tudo que se pretende comprar e mão de obra, pois do contrário a obra pode durar mais do que se imaginava.

Agora, o mais importante: é necessário pensar nos materiais que serão utilizados, já que estes  são indispensáveis para o bom resultado da obra. Dentre tantos produtos disponíveis no mercado, é necessário avaliar algumas características de cada um dos produtos, como pisos, azulejos, tintas, tijolos, massas, rejuntes, etc.

Exatamente pela grande diversidade de produtos é preciso que a pessoa pesquise preços e consulte orçamentos, de modo a encontrar materiais que apresentem uma relação mais atraente entre custo e benefício. Ressaltamos que a qualidade do material é fundamental, por isso é que vale a pena investir um pouco mais para comprar um produto que apresente maior durabilidade e manutenção facilitada. Materiais de baixa qualidade normalmente são mais baratos, porém, em curto prazo podem apresentar problemas que exigirão gastos com reparos.

Imagem de Amostra do You Tube

Materiais de baixa qualidade aparentemente representam economia em curto prazo, porém, podem apresentar diversos problemas futuros, o que exigirá maiores gastos com reparos. Outra dica é verificar se há compatibilidade entre os materiais que possuem várias peças, para que não haja erro. É importante que o produto apresente garantia em caso de defeitos de fabricação. Informe-se sobre estas particularidades antes de realizar a compra.

Entre as novidades no mercado, estão as telhas de policarbonato, que possuem tratamento contra os raios UV, alta resistência, fácil colocação, baixo peso, auxiliam na economia de energia, não pegam fogo, possuem garantia de 10 anos contra amarelecimento, além de poderem ser instaladas sobre estruturas de alumínio, aço ou madeira.

O que é Policarbonato?                                                                            

O material conhecido por policarbonato é um termoplástico, resultado da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Entre as principais características desse produto estão a transparência e a resistência, ou seja, é mais sustentável e não agride o meio ambiente.

As telhas de policarbonato possuem tratamento contra o ataque dos raios UV, garantindo uma vida útil muito maior do que as telhas de fibra de vidro ou PCV, além de não amarelarem e não perderem a transparência.  Além disso, as telhas propiciam diversas sugestões decorativas a um ambiente, pois permitem que se façam formas e curvaturas sem nenhuma emenda.

Diferenciais

A chapa de policarbonato é indicada para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 90%. Por sua alta resistência a impactos,  200 vezes superior à do vidro e trinta vezes maior que a do acrílico, é recomendada para cobrir áreas externas, como gazebos, jardins de inverno, garagens, estufas e piscinas. São três os tipos encontradas no mercado: as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica).

Montagem

Mesmo sendo um material de fácil instalação, é necessário alguns cuidados, como manter as chapas protegidas até o momento de serem instaladas. As telhas são podem ser facilmente cortadas e, desse modo, é possível utilizar ferramentas manuais. Agora, se o corte for realizado com uma serra elétrica, as lâminas precisam ter dentes finos para não danificar o material.

Outra dica diz respeito ao filme de proteção UV, que deve ficar para cima e ser removido somente após a instalação completa. Também verifique se não há sujeira e nem umidade  entre os vãos da telha.

Por último, é necessário que sejam vedadas as extremidades das chapas com  fita alumínio na parte superior e fita Venting Tape (porosa) na parte inferior, para uma instalação perfeita e que vai garantir maior durabilidade ao telhado.

Para melhor conservação

Para se manter o telhado sempre em bom estado é recomendado lavar a cobertura em policarbonato periodicamente a cada 30 dias, mas sempre pela manhã ou no final da tarde, quando o sol já não está tão forte.

Para limpeza é necessário molhar bem com água corrente utilizando bastante pressão, se possível com máquinas de jato. Sabão neutro, esponja macia ou pano 100% algodão complementam a higienização.

Nunca use produtos abrasivos, tipo esponjas de poliuretano ou vassouras, pois esses materiais podem riscar e até quebrar as telhas. E, em caso de queda de tinta sobre a chapa, deve-se utilizar somente álcool isopropílico e logo em seguida lavar com água e sabão neutro.

Telhas de Policarbonato: Mais Qualidade para a Sua Construção

Telhas de Policarbonato: Mais Qualidade para a Sua Construção

Telhado charmoso

Quer deixar seu telhado mais charmoso e com a sua cara? Uma boa opção é pintar as telhas com uma cor diferente da habitual. As tintas 100% acrílicas são as mais recomendadas e possuem uma variedade imensa de tonalidades.

A primeira opção é para quem não quer arriscar muito. Desse modo, pode-se optar por uma cor parecida com a das paredes da casa ou mesmo um tom mais escuro. Agora, quem não tem medo de ousar pode utilizar cores vivas como laranja, vermelho e roxo, fazendo um contraste bem legal com a cor das paredes da casa.

Mas, se ficou em dúvida de qual cor escolher, por que não misturar? Tons bem parecidos ou que façam um bom contraste podem ser misturados, e se uma das cores for a mesma da escolhida para a casa, a composição fica ainda mais charmosa. Se você for adepto da sustentabilidade, pode pintar o telhado de branco. Como o branco reflete até 80% da luz solar, casas pintadas nessa cor absorvem menos calor, o que faz com que a temperatura interna diminua.

Agora, para quem quer ousar e economizar ainda mais energia, ótimas opções para áreas externas e até mesmo algumas internas, como jardins de inverno ou lavanderias, são as telhas transparentes. Além de diminuir consideravelmente o consumo de energia, pois o local ficará mais exposto à luz natural, o telhado fica com design diferenciado e moderno.

 Imagem de Amostra do You Tube

2 comentários

  1. Quero pintar parte do meu telhado de 36 m2, pelo calor insuportável que produz essa telha incolor, e gostaria,
    se pudessem, me dar uma dica de que tinta posso usar.
    Obrigada desde então, L. Poli.

  2. Ola gostaria muito de colocar esta telha em minha garagem mas nao sei onde encontrar aqui na regiao do RIO GRSNDE DO SUL na cidade de SÃO LEOPOLDO se puderem me ajudar fico grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>