?> Paredes de Gesso - Fotos e Vídeo | Imóveis Cultura Mix

Paredes de Gesso

O Gesso

O gesso é um mineral que é produzido por meio do aquecimento de gipsita, que é um minério de cálcio bastante encontrado na natureza. Depois de aquecido ele é reduzido a pó. O gesso é facilmente encontrado ao redor de todo o mundo, sendo mais comum no brasil em regiões com cretáceos de formação marinha, como no Maranhão, Ceará, Piauí, Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

De maneira geral, o gesso possui a cor branca, porém ele pode conter algumas impurezas que o deixam com tons mais acinzentados, marrons, amarelados e até mesmo rosados. Quando se adiciona água ao gesso – o deixando com aproximadamente um terço do peso de água – ele acaba se tornando uma massa plástica que pode ser moldada e sua secagem e endurecimento acontece em cerca de dez minutos.

O gesso é bem versátil e pode ser utilizado em várias áreas, como por exemplo na construção civil, na confecção de diversos moldes, em acabamentos de tetos e paredes, em rebaixamentos e divisórias. Além disso, ele também é utilizado na área médica, como em aparelhos ortopédicos, itens para imobilização, próteses dentárias, entre outras coisas.

Parede da Sala em Gesso 3D

Parede da Sala em Gesso 3D

Paredes de Gesso

Como já foi dito, o gesso possui inúmeras utilidades, porém o tema do artigo de hoje são as paredes feitas com esse material. Nos dias de hoje na área da construção civil e arquitetura, existem muitas alternativas para os processos da obra, inclusive a escolha entre o gesso e a massa corrida é uma questão, pois os dois cumprem bem o papel de preencher imperfeiçoes e nivelar superfícies que podem deixar um aspecto estranho no ambiente. A aplicação dos dois materiais citados funcionam de maneira bem semelhante, e necessitam da utilização de espátulas ou desempenadeiras.

Os principais pontos positivos do gesso são a não necessidade de se utilizar seladores antes da aplicação, o tempo de secagem que é bem rápido, ainda mais quando comparado com a massa corrida. Também há a possibilidade de se aplicar o gesso diretamente sobre o concreto e sua aplicação também é bastante rápida, o que gera uma ótima economia de tempo, além de seu custo ser menor.

As desvantagens do gesso são o fato de que uma parede feita desse material pode consumir mais tinta, aumentando assim o custo da pintura, já que ele é poroso. Há também o fato de que o gesso não pode ser utilizado em paredes que ficam do lado externo e em contato direto com fenômenos naturais, como chuvas, vento, etc, por ser menos resistente.

Para aplicar o gesso em paredes são necessários os seguintes materiais: desempenadeira de PVC, desempenadeira de aço, masseira, espátula ou colher de pedreiro, régua e cantoneira de alumínio, e os sacos de gesso que sejam suficientes para aplicar na área desejada.

A aplicação acontece inicialmente se preparando a superfície, visando o melhor resultado. Para isso é necessário que a parede em questão já esteja sem rebarbas e nivelada e que toda a parte hidráulica e elétrica já tenha sido terminada. Também é necessário que se remova qualquer tipo de sujeiras e objetos que impeçam a aplicação.

Parede em Gesso com Nichos Iluminados

Parede em Gesso com Nichos Iluminados

O gesso é vendido normalmente em sacos de quarenta quilos, e ele deve ser preparado, fazendo uma mistura com água, em uma proporção de aproximadamente quarenta litros de água por saco. Essa mistura deve seguir uma ordem específica, sendo que primeiramente é preciso encher a masseira com água e o pó deve ser polvilhado, visando preencher a masseira uniformemente. Após isso, a mistura deve ser deixada em repouso por alguns minutos, fazendo com que o pó dissolva e a pasta entre em indução. A partir disso deve se analisar a consistência da massa, e assim ela já pode ser aplicada.

A aplicação na parede deve ser feita de cima para baixo, e o chão do ambiente deve ser protegido de possíveis respingos. As cantoneiras devem ser utilizadas para o acabamento das quinas e dos cantinhos.  A parede deve ser molhada antes aplicação do gesso.

O resultado é sempre bastante satisfatório, e o mais indicado é que se contrate profissionais nesse momento, porque eles podem ter mais prática, o que deixa o serviço ainda mais bem feito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quero saber quanto custa o metro do gesso

    patricia 14 de junho de 2011 12:16
  • Gostaria de saber quanto custa o metro quadrado de gesso ,preciso de dividir minha sala …….

    cleber de souza martins 16 de dezembro de 2013 8:35
  • Parede de gesso pode ser molhada? Preciso fazer uma divisória em um banheiro.

    Vera Aassis 19 de março de 2014 7:29
  • Gostaria de dividir um ambiente que tem 2mt comp. pot 2.85mts de alt.Gostaria de saber qual é o preço desta parede colocada.Obrigado. Paulo Ronaldo.

    Paulo Ronaldo Soares Bighi 24 de março de 2014 21:50
  • preciso dividir minha cozinha fazer um quarto fica muito caro

    Jéssica 11 de setembro de 2014 21:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *