Check List Para Uma Obra Bem Executada

Chega o final do ano, e muitas pessoas aproveitam o décimo terceiro salário para fazer uma reforma ou mesmo a construção em suas casas.

Reforma ou construção, para muita gente, é sinônimo de bagunça, desordem e muitos gastos, pois normalmente as pessoas não sabem controlar tudo que acontece em uma construção por falta de planejamentos e meios de controle, com isso é normal vermos as pessoas reclamando que a reforma ou a construção saiu efetivamente mais cara do que o esperado.

Por isso, é de extrema importância que a pessoa aprenda a fazer um planejamento para a execução de sua obra e além disso, procure meios de controlar a execução dessa obra.

http://www.youtube.com/watch?v=SY86LgHjf5Y

Através disso, a obra sairá o mais próximo do que foi planejado e as distorções, principalmente no âmbito financeiro que é a grande dor de cabeça das pessoas, não serão tantas.

Uma das formas, que apresenta auto grau de eficiência e eficácia, de controlar a sua obra é a elaboração e a execução de um Check List.

A Importância do Planejamento Para a Execução de Uma Obra

Para a execução de uma obra ser bem feita, é de grande importância que seja elaborado um planejamento. É fundamental que tudo aquilo que a pessoa pretenda fazer na sua casa seja colocado no papel.

Na fase de planejamento é importante que a pessoa coloque as suas ideias no papel e seja elaborado um projeto do que vai ser construído e reformado.

Nesta fase sempre existe muitas duvidas: material a ser adquirido, a qualidade do material e do acabamento que será realizado, o tempo que levará para ser feita a obra, o valor a ser gasto para fazer obra e outros detalhes da construção.

Nesse momento você pode verificar e acertar a contratação da mão de obra que executará a obra. O profissional que ficará responsável por tocar a obra irá lhe informar a quantidade de material necessária para tirar a obra do papel e realiza-la.

Com a quantidade de material definida pelo profissional, é interessante que seja feita uma pesquisa de preços nas lojas especializadas em material de construção.

O planejamento é muito importante para a execução de uma obra, pois com a realização e execução de um planejamento bem feito a pessoa irá fugir dos improvisos, e os imprevistos irão ser menores, dando menos trabalho e dor de cabeça.

Lembre-se, que construir ou reformar sempre tem situações chatas e inconvenientes: bagunça, sujeira dos restos de materiais, pessoas estranhas tendo livre acesso a sua casa, prazos que não são cumpridos, orçamentos estourados e outras situações inerentes às obras. Com um bom planejamento, essas situações são minimizadas, o que acaba tornando a obra menos desgastante, fazendo com que você se organize e consiga enfrentar a obra sem desanimar.

O Que é Check List?

O check list nada mais é que uma listagem para que seja realizada a verificação dos passos de acordo com o previsto anteriormente. Essa listagem pode ser usada para verificar obras de pequeno, médio e grande porte, e funcionam como uma maneira de validar o projeto feito inicialmente.

O check list se torna uma ferramenta de auxilio para que possamos administrar a obra de forma organizada, e assim termos a disposição os recursos (não apenas financeiros) sendo melhor aplicados.

O check list pode ser elaborado com o intuito de analisar e verificar atividades que já foram realizadas anteriormente, assim como, para verificar as atividades que ainda serão realizadas.

O check list se torna um grande aliado do planejamento, pois nele você pode listar todas as atividades a serem feitas em sua obra de construção ou reforma, e com isso ter um meio de conferir a execução do que fora planejado anteriormente.

Além disso, o check list pode funcionar como um guia para as pessoas que não são entendidas em determinado assunto. Por exemplo, com relação a obra de construção e de reforma, normalmente a pessoa que contrata a mão de obra para executar uma obra, não possui o conhecimento devido, no entanto o profissional responsável pelo projeto inicial, pode elaborar um check list, onde o contratante irá ter a possibilidade de analisar o andamento de sua obra e confirmar se tudo está dentro do programado de forma anterior.

Modelo de Check List Para Uma Obra Ser Bem Executada

Para ajudar as pessoas na execução de suas obras de reforma e construção, segue abaixo um check list elaborado para que a pessoa tenha uma orientação e um rumo a seguir na hora de fazer uma obra. Mas ressaltamos que cada obra apresenta as suas características particulares, e por isso você precisa adaptar o check list a sua realidade.

Passo a passo para uma obra ser bem executada (check list):

  1. Elaboração de um projeto, feito por um profissional capacitado e especializado. Transmita os seus desejos e pensamentos para que o profissional elabore o projeto da obra conforme o seu interesse;
  2. Elabore orçamentos com relação ao material a ser adquirido para fazer a obra. Cuidado nessa etapa, pois existe uma grande diferença de preços entre as lojas, e fazendo isso você irá conseguir economizar um bom dinheiro;
  3. Faça a contratação da mão de obra;
  4. Regularize a obra junto aos órgãos competentes (CREA, Prefeitura, etc.);
  5. A primeira etapa da obra se inicia: paredes são demolidas, piso é retirado, caixilhos são retirados e etc.;
  6. Deve ser feita a remoção do entulho;
  7. É feita a construção das novas paredes de acordo com o projeto;
  8. É feita a elaboração das redes elétricas e hidráulicas;
  9. Faça a estrutura para implantar ar condicionado ou central de ar condicionado;
  10. O próximo passo é providenciar a regularização das novas paredes;
  11. Faça a regularização do contrapiso;
  12. Faça a instalação do forro (pvc ou gesso);
  13. Realize a instalação do piso;
  14. Faça a aplicação do revestimento nas paredes;
  15. Realize a pintura de toda a casa;
  16. Faça a instalação dos vidros e dos espelhos existentes de acordo com o projeto;
  17. Faça a instalação da parte de marcenaria e parte de luminárias;
  18. Faça a instalação das peças sanitárias no banheiro;
  19. Realize o acabamento;
  20. Verifique se o acabamento está de acordo com o desejado;
  21. Faça um ultimo retoque na pintura;
  22. A obra está encerrada;

Considerações Finais

Para uma construção não ser uma obra sem fim, é necessário que a pessoa procure se antecipar e realizar tudo com antecedência, pois além de realizar um bom planejamento, é necessário cumpri-lo, e o check list é uma ótima ferramenta de apoio para o bom andamento de sua obra.

Além da elaboração e cumprimento do que foi definido no planejamento e no check list, é importante que a pessoa se controle, e evite as mudanças no projeto durante o andamento das obras, pois alem de atrasar o cronograma e aumentar o custo da obra, atrapalha todo o andamento do que fora previamente definido e planejado.

Lembre-se, cada obra possui uma característica diferente e por isso deve ter seu próprio check list, de acordo com o que será realizado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *