A Escolha Do Terreno Para Construir

Algumas pessoas sonham com a casa própria, mas não querem uma propriedade qualquer, elas querem desenhar o imóvel, modelá-lo de acordo com as próprias necessidades e os próprios desejos para atender toda a família. Porém, esse não é o primeiro passo para realizar o sonho, para começar é necessário encontrar o terreno certo, adequado a sua conta bancária e que atenda as suas necessidades.

O primeiro passo para encontrar o terreno perfeito para construir a sua casa é pensar como ela deve ser ou como você gostaria que fosse, detalhes como, pensa em fazer uma piscina, pensa em criar um jardim, pensa em ter espaço para uma horta, etc. Pense em tudo o que você vai querer para a sua casa, dentro e fora dela.

A Escolha Do Terreno Para Construir

A Escolha Do Terreno Para Construir

O segundo ponto que deve ser levado em consideração na hora da escolha do terreno é o tipo de solo. Por exemplo, se o terreno for pedregoso será difícil fazer as escavações necessárias principalmente para a fundação, problema maior quando ela precisa ser profunda. No caso de um terreno arenoso é necessário evitar a construção de imóveis pesados, como aqueles com vários pavimentos. Para não ter problemas seria melhor trocar o solo, o que resultaria em um custo extra e alto para a obra.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração na hora de comprar um terreno é sobre a sua inclinação. Pode ser um problema para fazer a construção, a não ser que você tenha um excelente projeto arquitetônico. Dessa forma, o arquiteto aproveita as características particulares do terreno, o que representa um aumento no valor da obra. Por outro lado, esse é um tipo de terreno que custa um pouco menos. Mas, não se iluda, coloque nos gastos, além do projeto, construção de muros de arrimo, a terraplanagem, que representa a alta de valores da obra. Muita gente não pensa nisso e acaba ficando sem dinheiro para construção.

Veja Outras Dicas Importantes Para Escolher o Terreno Certo Para Construir !

  • Se informe com o corretor sobre as normas que regem a região onde você pretende comprar o imóvel, como por exemplo, qual a parte do terreno pode ser construída, sobre o recuo frontal, entre outros detalhes que podem interferir direto na sua obra. As leis sobre o alinhamento com a calçada varia de uma região para outra e precisa ser consultado. Os terrenos que ficam na esquina, por exemplo, precisam ter um recuo maior e neste caso, você estará perdendo uma grande parte.
  • Leve em consideração também em que posição aparece o sol e o horário. Normalmente , as pessoas preferem os terrenos que tem a frente voltada para norte, o que na pratica significa ver o sol nascer do lado direito e se por no lado esquerdo. A casa construída no terreno com essa característica terá sol sobre ela praticamente o dia todo. E normalmente, isso faz diferença no preço do imóvel para mais.
  • Cuidado com lotes que tem cursos d’água e uma boa área verde. Apesar da beleza, eles podem causar problemas por causa das restrições na hora da construção. Existe regras sobre distância para iniciar a casa, entre outra. Acaba-se perdendo boa parte do terreno para construir.
  • Não deixe de ir até à prefeitura antes de fechar o negócio para saber sobre a situação do terreno que ficou interessado. Consulte se ele está regular, principalmente no que diz respeito a legislação ambiental. Outro detalhe importante, que é melhor se informar antes é se existe algum tipo de processo na justiça. Quem deverá fazer esse tipo de pesquisa será um advogado, o resultado sai rápido.
Veja Outras Dicas Importantes Para Escolher o Terreno Certo Para Construir !

Veja Outras Dicas Importantes Para Escolher o Terreno Certo Para Construir !

Observe Outros Detalhes Antes De Comprar Um Imóvel

Desnível:

  • Veja se o terreno possui desnível e qual a sua intensidade e para onde ele segue. Considere que aqueles que são localizados na parte dos fundos do terreno são mais complicados de corrigir. Será necessário fazer o aterro e nivelar para só depois começar a construção. Esse aterro exigirá que seja feito um arrimo ou muro de sustentação. Resumindo, a parte do alicerce, a base da casa, será mais complexa e também mais cara.
http://www.youtube.com/watch?v=_lEqFZl2bc8

Tamanho:

  • Veja se o tamanho está de acordo com aquele da casa que você pretende construir. Se for pequeno não será fácil fazer a construção e ser for grande, terá o problema da sobra de espaço, que tem um custo alto  e manutenção. Sem falar que qualquer imposto deverá ser pago sobre o valor total do terreno, não importando o tamanho da casa. No caso de terrenos estreitos, cuidado, será complicado de erguer uma casa com tamanho tão desigual.

Localização:

  • É muito importante não ficar preocupado só com o terreno e esquecer o que tem em volta dele, como por exemplo, a proximidade com comércio barulhento, se é um lugar onde acontecem muitos eventos, etc. Pior ainda é ter como vizinho fábricas que poluem o ar ou algum lugar com cheiro ruim.

Posição Do Terreno No Quarteirão:

  • Os especialistas aconselham escolher um terreno bem no centro de um quarteirão ou no máximo um pouco depois, mas nunca na esquina. Seria uma decisão baseada na segurança, mas atualmente, escolha o terreno onde julgar melhor para você levando em consideração outros fatores.

Posição Do Sol Sobre o Terreno:

  • A maioria das pessoas não lembram de pensar na posição do sol em relação a casa, mas os especialistas garantem que é um fator de extrema importância. Quem lava roupa em casa, por exemplo, precisa do sol da manhã para secá-las ao ar livre. Já o sol da tarde é muito útil durante a construção do imóvel. E neste caso, a casa ficará quente por muito mais tempo.

Esses são só alguns dos exemplos que devem ser levados em consideração na hora de escolher um terreno para construir, mas existem muitos outros. A verdade é que quanto mais você souber sobre o terreno, mas será segura e correta a sua compra. Faça uma lista com pontos fortes e pontos fracos do terreno que escolheu e depois some tudo e veja se vale a pena investir nele ou se é melhor continuar procurando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *