?> Fotos de Telhados - Casas e Modelos | Imóveis Cultura Mix

Fotos de Telhados

A escolha do telhado é muito importante para completar a obra da sua casa. Escolher o telhado errado pode acarretar numa série de problemas além de não ficar bem com o estilo da sua casa. Pensando nisso vamos te dar algumas dicas a respeito de tipos de telhados, aproveite para conferir lindas fotos.

Tipos de Telhado

Telhado Colonial Brasileiro

Trata-se de um telhado com formato curvo, porém, curvas com suavidade. A inclinação desse telhado fica em aproximadamente 27% no ponto de encontro do mesmo com a parede no local em que forma o beiral. O tipo de telha mais indicado para esse tipo de telhado é a cerâmica do tipo capa e canal. Um estilo que remete ao estilo do Brasil colonial.

Telhados Planos, Retos ou Clássicos

Nesses tipos de telhados as águas possuem a mesma inclinação, pode, ter duas, três, quatro ou mesmo múltiplas águas. A dica para quem quer bum telhado desses é usar telhas cerâmicas dos tipos romana, paulistinha ou plan quando a inclinação ficar entre 20% e 35%. Quando a inclinação fica acima de 35% a dica é usar a telha francesa.

Telhado Plano

Trata-se do telhado com inclinação de menos de 20% em que é necessário escolher telhas de fibrocimento, metal ou então dentre os vários tipos de plástico.

Telhado Pagode

Para quem deseja algo diferente na sua casa a dica é escolher o telhado pagode que, apesar desse nome de estilo musical brasileiro, tem inspiração oriental. Um tipo de telhado bastante inclinado, no começo da queda pode ter até 100%, ele termina numa curva ascendente. A dica é escolher telha japonesa que é a mais inclinada.

Telhado Neoclássico

Com esse tipo de telhado todo o destaque ficará para a arquitetura, um telhado que possui panos pequenos que são quase retos. Em geral são usadas telhas de pedra que são ideais para as grandes inclinações. Lembramos que para isso é necessário uma subcobertura.

Telhado Normando

Esse telhado pode ser conhecido ainda como germânico ou mansardo, um tipo de telhado que pode ter inclinação de mais de 100%. Para esse caso o mais indicado é usar telhas de pedra ou cimento.

Telhados Flexionados

Com esse tipo de telhado é melhor tomar um cuidado especial, fique atento que a inclinação do primeiro metro de telhado deve sempre estar dentro da especificação mínima de cada tipo de telha. Depois do primeiro metro o aumento da inclinação varia de acordo com a função do projeto sempre lembrando que quando a inclinação é a partir de 96% se torna necessário fazer a amarração das telhas.

Cortando as Telhas

Para fazer o corte das telhas indicamos que se use uma máquina de corte com disco para concreto de 9 polegadas ou disco diamantado que é conhecida popularmente como Makita. Corte as telhas no chão para garantir a segurança, isso ainda evita que haja sedimentação do pó que vem do corte das telhas que já foram colocadas. Vale esses pequenos cuidados para evitar manchar as telhas.

Também é importante limpar as telhas cortadas antes que elas sejam colocadas no telhado. Como cortar telhas acarreta em muita poeira nossa dica é que você escolha um local que seja propício para isso. Além disso, não deixe de usar o equipamento de proteção que consiste em máscara, luvas e óculos. Todo cuidado é pouco para fazer o corte das suas telhas.

Tipos de Telhas

Telha Cerâmica – Telhas de Barro

Esse é o tipo de telha mais usado no Brasil, trata-se de uma das mais antigas formas de coberturas de edificações. Uma das características principais dessas telhas é oferecer uma excelente barreira térmica (isolamento térmico) de maneira que a edificação se torne mais fresco que o meio externo.

Contudo, há que se observar que para o uso desse tipo de telhado é necessário ter uma estrutura de telhado que tenha sido feito para aguentar o peso das telhas. Fique atento a inclinação que foi indicada pelo fabricante da telha. Em geral as telhas cerâmicas precisam usam inclinações de 30% a 35%. Em média o consumo de telhas fica entre 15 e 17 peças por metro quadrado. O peso das telhas fica em torno de 40 kg por metro quadrado.

Telha de Concreto

Esse tipo de telha é mais nova no mercado e tem como características oferecer conforto térmico com grande variedade de cores e formas. Telhas que são impermeáveis as chuvas e ao contrário das telhas cerâmicas tem pouca absorção de água. O consumo desse tipo de telha é de 10 a 15 peças por metro quadrado enquanto o seu peso é de 48 kg por metro quadrado. A inclinação desse tipo de telhado fica entre 30% e 35%. Uma dica é escolher telhas de concreto em cores claras para ter mais conforto térmico já que elas refletem a luz do sol.

Telha de Fibrocimento

O tipo de telha que representa a melhor relação custo e benefício do mercado. Pelo fato de serem bem resistentes e leves essas telhas usam um engradamento de telhado mais básico. Para garantir o sucesso da aplicação a dica é fixar bem as terças para que não haja problema com ventos e chuvas.

A inclinação mínima desse tipo de telhado é de 15% e o trespasse indicado é de 15 cm a 20 cm. As espessuras disponíveis são de 4mm, 5mm, 6mm, 8mm. São encontrados no mercado tamanhos próximos de 1,22 m X  2,44 m (comprimento x largura), mas tudo depende do fabricante.

Telha de Vidro

Esse tipo de telha permite que a luz adentre nos ambientes, costumam ser usadas conjugadas com telhas de concreto ou cerâmicas. É possível encontrar telhas de vidro nos mesmos modelos que as duas últimas, ou seja, colonial, francesa, mediterrânea, italiana entre outras. Use as telhas de vidro em ambientes que necessitem de iluminação. Trata-se de um tipo de telha que deve ser usado em ambientes com um bom planejamento.

Telhas Metálicas Galvanizadas

Basicamente são telhas de aço que foram submetidas ao processo de galvanização ou zincagem de maneira a proteger o aço da telha de uma possível corrosão atmosférica. Em geral são encontradas espessuras de 0,80 mm; 0,65 mm; 0,50 mm e 0,43 mm.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de conhecer seus modelos de coberturas e plantas de casa, Será pocível?

    juraci 10 de julho de 2011 19:52
  • vou construi qro muito um modelo de telhado diferente;

    vaine 26 de dezembro de 2011 19:37
  • gostaria de receber modelos de telhadosem meu email, pois gostei muito desses modelos

    enilson lima 27 de maio de 2012 14:54
  • MINHA CASA MEDE 10M DE FRENTE E 17 DE COMPRIMENTO E PRETENDO FAZER O TELHADO COLONIAL COM ÁREA EM TODA A FRENTE E EM UMA LATERAL DE 2 M DE LARGURA. GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO E UM PROJETO, POIS NÃO SEI COMO COMEÇAR. QUERO UMA FRENTE QUE DESTAQUE. MAS NÃO FIQUE TÃO CARO. DESDE JA AGRADEÇO.

    MARIA 7 de abril de 2013 21:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *