?> Como Escolher Entre Tijolo e Bloco | Imóveis Cultura Mix

Como Escolher Entre Tijolo e Bloco

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando está pensando em escolher o que é melhor para a sua construção, tijolo ou bloco, é levar em consideração o seu tipo de projeto, observando qual a resistência térmica e também, o custo e o quanto pesa as peças.

Tijolos e Blocos

Tijolos e Blocos

Quando falamos em análise de custos para escolher entre tijolo e bloco, não pense somente o quanto cuta o bloco, mas no valor total das paredes, aquele final. Esclarecendo, não faça o cálculo somente do quanto te custará os blocos, mas considere o revestimento que deverá ser usado e a argamassa de assentamento. Normalmente, os blocos de baixa qualidade custam bem menos, porém, será necessário aumentar a espessura da massa, aumentando os gastos com esse material, para evitar as imperfeições.

Vamos ver Agora Alguns dos Materiais mais Usados de Blocos e Tijolos!

  • Cerâmica: apresentam um bom desenvolvimento térmico e são normalmente, a tipologia mais barata. Outro fator que faz dos blocos ou tijolos de cerâmica serem mais usados é o fato da facilidade de encontrá-los, não existe uma loja de material de construção, que não venda esse produto. Sem falar, que qualquer pedreiro é capaz de trabalhar com a cerâmica, enquanto outros materiais, você pode encontrar uma certa dificuldade de quem realmente saiba utilizá-los.A parte negativa desse produto é o fator: padronização. Na verdade, é a falta dela, que faz com que na hora de trabalhar, acabe sendo necessário muitas quebras, para ajustar os blocos, o que não só gera um grande desperdício, como aumenta a quantidade de entulho, que representa um custo para se retirado, assim como um grande desconforto.
  • Tijolo de barro maciço: 5,7x9x19, normalmente são necessárias 46 peças por metro quadrado, considerando uma parede de 5,7 cm; se a parede for de 9 cm, o rendimento sobe para 84 peças por metro quadrado e para parede de 19cm, são necessárias 159 peças para um metro quadrado. É calculado que em qualquer um dos casos, com esse tipo de material, a perda chegue a 10% daquilo que foi consumido de fato.

http://www.youtube.com/watch?v=nM-KuXcR9tA

Alvenaria Aparente

A alvenaria aparente é um modo muito usado atualmente em algumas obras, e neste caso, você tem a possibilidade de escolher entre vários tipos de tijolos maciços, que se apresentem em cores diferentes. A parte mais importante em relação a essa escolha é fazer a proteção justa contra umidade.

Com o passar do tempo, pelo fato de estarem expostos, eles podem apresentar lascas, que fazem parte da porosidade e do desgaste natural, podendo comprometer as paredes com infiltrações. Por isso, é tão importante não economizar na proteção, que deve ser feita com impermeabilizantes, como selantes e vernizes, que retardam o desgaste do produto. O material mais utilizado pelos pedreiros para fazer essa impermeabilização é o silicone líquido, que entra bem afundo do tijolo, mas não altera a aparência. A aplicação é feita com a trincha e a proteção dura dois anos, até porque não é criada uma barreira e o tijolo pode “respirar”.

Outro produto usado pelos pedreiros para proteger os tijolos quando a opção é por uma alvenaria aparente é a resina acrílica à base de solvente, para aplicá-la é necessário usar um rolo de lã que tenha os pelos bem curtos. Se falamos em durabilidade, esse produto é melhor em relação ao silicone, porém, se falamos em aparência, a resina deixa a desejar, porque escure os tijolos. O efeito varia entre brilhante, semi-brilhante e acetinado. Então, entre escolher um e outro, é melhor pensar antes se o que  importa para a sua obra é maior durabilidade ou a aparência.

Uma coisa muito importante na hora de aplicar qualquer produto em tijolos de alvenaria aparente é a limpeza. Os tijolos precisam ser limpos com uma solução especial, feita de cloro e água, que deverá ser aplicada com uma vassoura de piaçava. Lembrando que as proporções correta da mistura são: 70% de água para 30% de cloro. Depois de seco os tijolos, verifique se ainda ficou algum tipo de mancha, caso sim, use uma lixa de madeira número 36 para retirar.

Tipos de Modelos de Tijolos Especiais que podem ser Encontrados:

  • Tijolo tipo 45 graus
  • Tijolo tipo meia lua
  • Tijolo tipo canto curvo
  • Tijolo tipo bico de papagaio
  • Tijolo tipo terço de volta
  • Tijolo de cerâmica furado ou tijolo baiano

Todos eles podem ser encontrados na medida: 9x19x19 – para paredes de 9 cm o rendimento é de 25 peças para um metro quadrado; para parede de 19 cm o rendimento é de 47 peças para um metro quadrado e a perda, também, neste caso, é de 10% do valor total usado.

Vantagem do Tijolo Furado

Uma das vantagens do tijolo furado está no tipo de textura externa, as ranhuras do produto fazem com que a argamassa seja aderida mais facilmente e os seus furos, diminuem o peso. Sem falar que ainda é contribui para o isolamento térmico. Não é um produto caro, porém, o acabamento da parede pode fazer com que o total fique com um preço salgado.

Você pode Encontrar:

  • Bloco cerâmico de 9 furos
  • Bloco cerâmico furado
  • Tijolo laminado

Blocos de Concreto

Se queremos partir imediatamente da sua desvantagem: eles são muito pesados. O peso traz problemas para manuseá-lo na obra e o segundo fator problema, é em relação ao desempenho térmico, o tijolo é bem mais eficiente. Por outro lado, os blocos de concreto também têm as suas vantagens, como por exemplo, o bom isolamento acústico que eles oferecem. E mais, usando esses blocos, o gasto com a argamassa é bem menor, assim como o assentamento é feito mais rápido. Outra vantagem, se comparado ao tijolo, é quanto ao desejo de deixar descoberto, no caso do bloco de concreto, a parte da proteção é dispensável.

Blocos

Blocos

As medidas do bloco de concreto são: 6,7x19x39 ou 11,5x19x39 ou 14x19x39 ou 19x19x39. A perda é de 5% do número total usado na obra.

Bloco de Concreto Celular

É muito parecido com uma espuma envelhecida o bloco de concreto celular, que foi criado na Europa. Não é pesado e por isso é usado em reformas que é necessário evitar o sobrecarregamento de peso em uma estrutura que já está pronta.

Outra vantagem é que tem bom desenvolvimento térmico, porém, a parte negativa é que não tem um bom isolamento acústico, justamente, por não ser muito pesado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *