?> Telhas Romanas- Atenção na Hora da Compra - Casas a Venda | Imóveis Cultura Mix

Telhas Romanas- Atenção na Hora da Compra

Componentes utilizados para coberturas de imóveis, as telhas cerâmicas são as preferidas dos brasileiros desde o início de sua colonização. No começo elas eram feitas de forma manual com mão de obra escrava, cujos moldes eram feitos nas suas próprias pernas, para dar a forma de canal por onde escoaria a água.

Essa forma peculiar de elaborar as telhas deu origem a uma famosa expressão popular: “Feito nas coxas”, que é usada até hoje. Alguns dos exemplos mais famosos de construções feitas com as telhas artesanais são as existentes na cidade de Porto Seguro (BA), em sua parte histórica.

Telhado

Telhado

Os principais motivos das telhas cerâmicas serem as preferidas nas construções populares, decorrem de seu baixo custo e por serem eficazes para conter o sol e calor presentes em grande parte do território nacional. Com toda essa demanda, não é à toa que 11 mil indústrias componham o setor cerâmico brasileiro, de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER).

As telhas cerâmicas usam argila como principal matéria-prima, sendo que sua fabricação é preparada e selecionada para a função final do produto. Atualmente estão disponíveis diversos modelos de telhas de cerâmica no mercado, dentre as quais: a italiana, a portuguesa, a francesa e a romana.

Telha de Vidro

Telha de Vidro

Segundo a ANICER, a telha romana é a mais usada nas construções populares, sendo assim a mais comercializada. Esse modelo de telha é uma evolução da telha plan, que evoluía das tradicionais telhas coloniais. As telhas romanas possuem encaixes facilitados para garantir uma maior estabilidade no telhado onde forem aplicadas. Além disso, o consumo médio para elaborar um telhado é de 16 unidades por metro quadrado, mais baixo do que outros modelos de telhas, como a colonial que consome 24 peças por metro quadrado, por exemplo.

Por serem muito vendidas e pelo alto número de fabricantes, foram constatados produtos que não estavam em conformidade técnica, ou seja, não escoavam a água das chuvas de forma correta. Produtos que não foram avaliados pelo INMETRO podem prejudicar a estrutura do telhado, aumentar o risco de vazamentos, e caso absorvam muito as águas das chuvas, podem, até mesmo, aumentar o risco de desabamento, pois a estrutura do telhado não tolera excesso de carga.

Telha Romana

Telha Romana

Dessa forma, por existirem no mercado telhas que podem não oferecer a proteção ideal contra a infiltração de água das chuvas, procure comprar produtos de qualidade, de preferência com garantia do fabricante e do vendedor.

Procure levar um especialista em materiais de construção para acompanhá-lo na hora da compra. Dessa forma, ele poderá ajudá-lo na tarefa de escolher o produto mais adequado para sua construção ou reforma. Escolhendo um produto de qualidade, o seu telhado ficará resistente às chuvas e intempéries por muitos anos, livre de vazamentos e surpresas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • É viável a cobertura de uma casa com telha romana, sendo a estrutura feita com metalon galvanizado? uma casa com 196m². com 4 águas.

    Robston 14 de setembro de 2014 22:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *