?> Aprenda a Fazer Um Estante De Caixotes | Imóveis Cultura Mix

Estante Com Caixotes De Madeira – Dicas e Passo a Passo

Bem sabemos o quanto as estantes são importantes e uteis na decoração de ambientes, especialmente em razão de sua praticidade e também, aliadas do bom gosto. Atualmente há diversos modelos de estantes e prateleiras disponíveis o mercado, o difícil é optar por um modelo que seja o ideal para a sua casa.

Para auxiliar na escolha do imóvel, vamos mostrar uma ideia bastante diferenciada e, ao mesmo tempo, muito prática para se fazer a organização dos ambientes, as estantes de caixote. Com ela é possível se modificar a decoração da casa sem dispensar muito dinheiro e o resultado é excelente.

Estante Com Caixotes De Madeira - Dicas e Passo a Passo

Estante Com Caixotes De Madeira – Dicas e Passo a Passo

A Escolha Do Caixote:

  1. A maioria deles é feita a partir do uso de madeira de baixa qualidade, por isso, a escolha deles precisa ser feita com bastante critério e atenção. Opte sempre pelos modelos mais firmes e novos, e por aqueles que possuam tons claros de madeira.
  2. Caso a estante que vai projetar precisa de vários caixotes, procure conseguir os produtos todos sempre no mesmo lugar, para que não haja diferença de cor e tamanho, conseguindo uma peça mais harmoniosa.
  3. Opte pelos caixotes que fazem o transporte de laranjas. De acordo com que está habituado a tratar com isso, ela são considerado os mais fortes, por isso, suportam melhor o peso.
  4. Por ser uma madeira mais rústica, esta costuma a ter bastante farpas. Para retirá-las, é preciso uma lixa em toda sua superfície, o que inclui as ripas e os. Se tiver em mãos uma lixadeira elétrica, tudo se torna mais fácil e o acabamento é bem melhor.
  5. Mesmo que você saiba de onde vieram os caixotes, antes de passar ao processo de pintura, passe nos mesmos um produto que seja anticupim, que pode ser encontrado em lojas de especializadas e ainda naquelas que vendem material de construção.
  6. Você tem duas opções para pintar os caixotes: usar neles tinta látex ou tinta spray. No caso, a tinta látex é bem melhor e mais resistente, devendo ser passada usando um rolo de pintura, onde apenas duas demãos já são suficientes.
  7. Outra ideia legal é revestir toda a madeira usando tecido. Para fazer a colagem é usado cola branca, e espalhá-la usando rolo ou pincel largo. É importante salientar que os modelos que usam a versão revestida com tecido não poderão ficar expostos em áreas abertas.
  8. Caso prefira parafusar o caixote na parede, tenha muita atenção na hora de fazer a furação, já que a madeira é muito frágil, então pode rachar-se com facilidade.
  9. Se optar pelos rodízios, use os modelos que têm encaixe e não de furos, e podem ser adquiridos em casas de ferragens.
  10. Por mais que as estantes com caixotes tragam estilo e graça ao ambiente, não são soluções tão duradouras quanto os móveis convencionais, por isso, não devem ser usados para suportar objetos pesados demais.

Sempre que usados em situações mais leves, como caixa de brinquedos, cachepôs, revisteiro e outras mais, costumam ter uma durabilidade muito maior.

A Escolha Do Caixote

A Escolha Do Caixote

Tutorial Para Estante De Caixote

Material Para Ser Usado Na Fabricação Da Estante De Caixotes

  • Um tubo grande de cola branca
  • Dois ou mais caixotes de frutas, dependendo do tamanho que você queira dar ao móvel
  • Um pincel chato e grande
  • Tinta colorida a sua escolha
  • Duas lixas próprias para madeira, uma 60 e outra 100

Passo a Passo

A primeira a coisa a ser feita é cuidar do caixote, para isso, pegue a lixa e siga lixando todos os pontos do caixote para remover todas as imperfeições e farpas. Quando mais você lixar, mais ele ficará liso e perderá aquela coloração meio suja, deixando-o com aspecto mais leve.

Passo 01: tome a lixa mais grossa, de número 60 e passe em toda a extensão do caixote, isso fará com que aconteça a remoção das farpas, logo em seguida passe a lixa mais fina, de número 100, para dar um toque de veludo à madeira.

Passo 02: depois de cumprir com os procedimentos acima descritos, é hora de iniciar o processo de pintura, e para isso não há muito segredo, basta ter em mãos um recipiente para usar com o pincel ou o rolo e a tinta.http://www.youtube.com/watch?v=EGn3Tic9IPQ

Passo 03: Em outro recipiente limpo e não o mesmo que foi usado com a tinta, coloque uma quantidade que equivalha a uma colher de chá de cola branca e complete usando mais ou menos um terço de água. Depois de ter secado bem a tinta, passe sobre a mesma uma camada da cola misturada a água. Caso tenha em mãos, isso ainda pode ser substituído por qualquer verniz, desde que próprio para a madeira.

Dicas Especiais: Caso você não curta muito usar a tinta látex para pintar os caixotes e dispô-los de maneira aleatória na parede, pode usar a tinta spray, que é bem mais prática de ser usada.

Para fazer o procedimento, você pode pegar o caixote e deixá-lo no chão, de preferência sobre algumas folhas de jornal, para que não pegue a tinta no chão. Além de fazer a estante também fica interessante o usar o caixote como um criado mudo ou uma mesa de centro, fica a seu critério.

Se Preferir, Siga a Ideia Abaixo:

Passo a Passo

Passo 01: Marque na parede onde você colocará os caixotes para montar a estante

Passo 02: No lugar onde foi marcado, use brocas próprias para concreto, daquelas que são usadas para fixar armários comuns e ponha dentro deles as buchas.

Passo 03: Depois, fixe os caixotes. Além disso, você ainda pode furar fazer os furos diretamente no caixote e posicioná-lo no local apropriado aparafusando diretamente.

O único cuidado a ser tomado é para não romper a madeira do caixote durante a fixação, já que a mesma é bastante fina e frágil. As cores empregadas no caixote é que definirão o estilo da estante, por isso, opte por cores que componham em harmonia com os demais itens do ambiente.

A ideia da estante de caixote pode ser usada em qualquer cômodo da casa, pois é democrática e será a decoração que definirá tudo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *