Como Manter o Criado-mudo Organizado

Um Ajudante Especial: Criado-mudo.

Ele é aquele móvel pequeno e baixo que fica sempre próximo a cama, destinado a decorar o ambiente e suprir nossas necessidades urgentes quando estamos confortavelmente deitados prontos a dormir, ou a acordar. Embora muitas vezes o tornemos aquele móvel repleto de papeis, chaves, comidas, e outros elementos (que deveriam estar guardados em outros locais) o criado mudo continua ali para nos servir de imediato quando estamos deitados na cama.

O termo “criado-mudo” se deve ao fato de que essa mesa de cabeceira foi pensada para tornar cômoda a nossa vida, permitindo que um abajur, despertador, os óculos, os remédios e a água entre outros objetos fiquem mais perto da gente. Servindo como auxiliador de objetos fixos a um determinado local ou função, fazendo referência a utilidade que era referida aos mordomos e criados de pessoas ricas em períodos remotos.

Criado-Mudo

Criado-Mudo

Mas muita gente tem dificuldade em manter o criado-mudo organizado e acaba enchendo-o de informação desnecessária, e em vez de servir ele acaba apenas sendo um local de acúmulo, e o que era pra ser confortável e prático de achar, torna-se estressante.

Para resolver essa questão é preciso fazer uma faxina nesse móvel, retirando dele artigos menos importantes na nossa rotina e fazendo jus a funcionalidade do móvel, de deixar ali só o que realmente é utilitário.

Para iniciar a reabilitação do seu móvel em um criado mudo, retire absolutamente tudo que há nele. Deixando-o completamente vazio da mesma forma que estava quando foi adquirido. Agora determine dentre esses objetos retirados o que você irá devolver para o móvel, levando em consideração os artigos mais usuais. Quanto ao resto guarde-os em seus locais destinados.

Para distribuir esse material que foi separado no móvel em questão, bem como outros objetos que irão preencher o criado mudo futuramente , é importante observar os compartimentos disponíveis: gaveta(s) / prateleira(s) e mesa.

Criado-Mudo Organizado

Criado-Mudo Organizado

Se houver mais de uma gaveta distribua o material por ordem de importância e frequência de utilização, como por exemplo: A ultima gaveta com documentos que você utiliza remotamente na semana e a primeira com a pomada que você usa diariamente.

Quanto a parte de cima do móvel preencha com o que está sendo usado com mais frequência ainda como o livro que está sendo lido nos tempos livres, ou remédio a tomar programadamente, blocos de anotações, creme hidratante, controle remoto, prendedor de cabelo.

Outro aspecto importante na organização é agrupar os elementos por função, utilizando separadores, caixas organizadores. Exemplo: Itens eletrônicos, canetas e cartões de visitas devem ser colocados em compartimentos separados no organizador deixado na gaveta.

E lembre-se sempre que o criado mudo não é uma penteadeira para expor nele perfumes, maquiagens e bijuterias.

Como Organizar o Criado-Mudo:

Aos que tem dificuldade em organizar o criado mudo, algumas dicas:

  • Máquinas, carregadores de celular e demais itens eletrônicos devem estar em uma só gaveta e para não embaraçar os fios de Carregadores, e fones de ouvido, use elásticos ou arames (tipo de embalagens de pão integral), pois ajudam na hora de manter os fios enrolados separadamente.
  • Lembre-se que o criado mudo é mais funcional, que decorativo. Por isso evite sobrecarrega-lo de informações decorativas como bibelôs de estante, porta retratos etc.

Não é que não possa ser usado para exibir esse tipo de artigo, mas é mais conveniente que esse móvel seja ocupado por objetos mais usuais, como por exemplo, aquela bijuteria que você ira continuara usando amanha, mas hoje retirou para dormir.

  • Aos documentos mais importantes reserve um espaço e para os mais antigos que se são apenas recordações devem ser guardadas em outro móvel. Os documentos selecionados devem ser guardados em pastas transparentes e não soltos com risco de sujar e amassar.
  • Aos livros, lidos com frequência reserve um espaço na gaveta/ prateleira superior onde seja fácil de você encontrá-lo. Ele pode ficar também sobre o criado mudo, desde que realmente esteja sendo usado com frequência.
  • Nas gavetas use organizadores, (paredes divisórias, caixas organizadoras, estojos) que podem ser encontrados em lojas de plástico, armarinhos, e revistas com as revendedoras de uma determinada marca. Separe por exemplo em uma única gaveta vários compartimentos, dentre eles um para você armazenar canetas, outro para cartões.

Uma sugestão para utilizar esse método é separar os objetos por tamanho ou categoria.

A Regra básica para manter a organização do criado mudo é conservar todos os objetos á vista, sem que um objeto tome o espaço do outro, fazendo com que tudo o que está guardado seja facilmente encontrado.

Em caso de dúvida, você pode ainda organizá-lo da seguinte forma até que se acostume e invista seu próprio gosto:

Sobre a mesa do Criado, deixe um abajur, um relógio despertados e um porta retrato de tamanho médio, o restante do espaço fica para ser preenchido com as coisas eventuais, como por exemplo, o copo de água e o comprimido, o óculos de grau ou como já dito o livro que você está lendo, um bloco de anotações e caneta.

Na primeira gaveta você pode usar para guardar seus cartões de credito, carregador de celular, pagamentos a efetuar e dinheiro (mas não use como cofre). Na segunda gaveta ou prateleira, se tiver você pode colocar outros artigos quaisquer de menor importância que os ditos anteriormente.

É preciso respeitar as limitações desse móvel, por isso nada depositar nele objetos que não condizem com sua função; Ele não está ali próximo da sua cama para armazenar pilhas, suas coleções ou seus álbuns de fotografia. E sim para te auxiliar, aproximando de você objetos que podem ser bastante uteis quando você já/ ainda estiver deitado.

Agora que você já sabe como organizar o seu criado mudo, não hesite em deixá-lo sempre organizado, nada de passar vergonha quando alguém chegar em sua casa. O segredo para um criado mudo sempre organizado é manter a sua organização, não se deve acumular copos de água, até a próxima limpeza do quarto ou deixar tudo o que você pega e largar em cima dele. Então se organize para deixar o seu criado mudo também organizado.

O quarto é o cômodo da casa onde nós descansamos, refletimos, oramos e etc., isto é, o quarto é o ambiente onde recarregamos as nossas forças para a batalha diária da vida.

E para termos no nosso quarto um ambiente que retrate esse local de paz e aconchego é necessário que o quarto se mantenha limpo e organizado. E quem não gosta de ter seu quarto dessa maneira?

Com certeza, todo mundo gosta de manter o seu quarto limpo e organizado, no entanto uns tem uma certa preguiça e outros vivem na correria do dia a dia, onde muitos de nós não temos tempo para arrumar ou fazer uma limpeza decente para o quarto.

Dicas Para Manter Um Quarto Limpo e Organizado

O quarto além de ser o local de descanso é onde guardamos muitas coisas nossas: roupas, livros, sapatos e outros materiais. E para manter o quarto limpo e organizado, fazemos uso de diversos móveis como guarda-roupas, cômodas, criado-mudo, sapateiras e etc., e a organização desses móveis se torna fundamental para a manutenção de um quarto limpo e organizado.

Segue Abaixo Algumas Dicas Para Manter o Quarto Limpo e Organizado:

Realize o Descarte de Objetos Não Utilizados

Procure realizar com frequência a eliminação de objetos que não estão mais sendo utilizados, no nosso quarto sempre existem objetos que não são usados e so fazem ocupar espaço, além disso poderiam ser doados (roupas, sapatos e etc.).

Guarde os Objetos Após Usar

O ato de guardar os objetos após o uso vai fazer grande diferença na organização, limpeza e manutenção do seu quarto, por isso crie esse hábito para que o seu quarto esteja sempre bonito.

Mantenha uma Caixa para Guardar a Bagunça

Existem objetos que acabam ficando sem um lugar definido na hora de arrumar e organizar o quarto, e por isso acabam ficando jogados pelos cantos. Para evitar esse tipo de problema crie um local para guardar esses objetos, essa atitude permitirá que o quarto fique limpo, organizado e sem nenhuma bagunça espalhada.

Deixe as Roupas Organizadas

Procure deixar as suas roupas organizadas, de forma que não fiquem roupas jogadas por todo lugar do seu quarto. Procure ser prático, separe as roupas de forma fácil de encontrar, principalmente aquelas que você sempre usa, dando prioridade a estas na localização do guarda roupa.

Com relação as roupas usadas com menor frequência, coloque as no fundo do guarda roupa, assim você não irá bagunçar tudo na hora que precisar tirar as roupas.

Procure não acumular roupas, pegue aquelas que não servem e você não usa mais e separe para doação.

Procure Manter o Criado-Mudo Organizado

O criado-mudo é um móvel bastante charmoso na decoração dos quartos, além de servir de apoio para colocarmos alguns objetos, como por exemplo um livro que estejamos lendo. No entanto, deve ser evitado o acumulo de coisas em cima do criado-mudo, pois além de ficar poluído visualmente, se torna acumulo de objetos, o que pode se tornar bagunça.

Um criado mudo organizado, tem poucos objetos em cima, e as demais coisas ficam guardados em suas gavetas.

O Criado-Mudo

O criado-mudo é um móvel que geralmente fica nos quartos das residências, e que pode ser considerada como uma pequena mesa que fica posicionada ao lado da cama, como apoio para guardar alguns objetos e servir de apoio para colocarmos um livro que estamos lendo, um abajur e outras coisas.

Os criados-mudos podem ou não ter gavetas, dependendo do tipo de móvel que a pessoa procura para colocar em seu quarto.

Os criados-mudos são móveis que acrescentam a decoração do ambiente, trazendo um charme, apesar de muitas vezes ficarem escondidos e despercebidos em seu local.

Esse móvel apresenta esse nome pelo fato dessa pequena mesa ter a função de auxiliar, abrigando objetos que não pretendemos trazer conosco naquele momento, e essa função era exercida, na casa das pessoas com melhor condição financeira, pelos criados, e como o móvel é sem vida, acabou recebendo o nome de criado-mudo.

No mercado de móveis, podemos encontrar diversos tipos de criado-mudo que irão se adequar a sua necessidade pessoal (gosto e recursos financeiros disponíveis), pois podemos encontrar modelos que possuem gaveta, modelos sem gaveta, espelhados, fixos, com rodinhas e até mesmo pequenas mesas que podem ser usadas como criado-mudo.

Como Manter o Criado-Mudo Organizado

Por ser um móvel de apoio, que tem a função de abrigar os objetos no quarto, muitas vezes o criado-mudo acaba ficando desorganizado pelo fato de ter objetos em excesso em cima do mesmo.

É comum encontrarmos livros, roupas e uma série de outros objetos, e o criado-mudo que é um móvel apenas para apoio, acabou se tornando um depósito de coisas acumuladas. É a chamada descaracterização do uso do móvel, pois colocar as coisas que não possuem um canto certo em cima do criado-mudo pode ser fácil e prático, mas só irá ocasionar bagunça e desordem em seu quarto.

A organização de um criado-mudo não possui grandes mistérios e dificuldades, o necessário é evitar colocar muitas coisa em cima do mesmo.

Para evitar essa situação, o grande segredo é conseguir definir o que realmente é usado prioritariamente no seu dia a dia, e definir onde será guardada cada coisa, dessa maneira o seu criado-mudo só se tornará um depósito de objetos no caso de você ter muita preguiça e não guardar as coisas no devido local.

A parte de cima do criado-mudo deve estar sempre limpa e bem organizada, nada de deixar em cima objetos como: copos, pratos, bandejas e outros utensílios de cozinha. É necessário cuidado com os objetos de decoração, no criado-mudo devem ser evitados os excessos.

E apesar de ser o local indicado para guardarmos aquele livro de cabeceira que estamos lendo, a pessoa precisa manter a organização e evitar que sejam guardados e acabe acumulando vários livros em cima do criado-mudo, por isso em cima do móvel só deve ficar o livro que está sendo lido naquele período.

Outro fator importante na organização do criado-mudo, é que não misturar os objetos nas gavetas, procurando colocar os mesmos de maneira agrupada em cada organizador. Isto é, você deve separar os seus objetos: livros e revistas; canetas e material de expediente; material de trabalho; itens eletrônicos e etc, cada um separado em um organizador diferente, de forma que suas coisas fiquem fáceis de identificar e sem aquele aspecto de bagunça.

De uma forma geral, não existe uma regra para organizar o seu criado-mudo, o importante é que se coloque em prática o bom senso e evite o acumulo de coisas, pois assim o móvel se torna algo agradável de ser ver.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *