Como Limpar Ferro a Vapor

A Difícil Tarefa de Passar Roupas

Passar roupas é quase uma unanimidade quando falamos com pessoas, a maioria não gosta de passar roupa, pois é uma tarefa difícil. Porém, é um trabalho domestico que não pode deixar de ser feito, é necessária muita coragem para não deixar a montanha de roupa crescer, mas saiba que existem muitos truques que podem facilitar na hora de realizar esta tarefa, que evitam o transtorno de ter uma roupa mal passada ou até mesmo queimada.

.

No mercado tem muitos modelos de ferro, seco, a vapor, com termostato (aqueles que dispõem de vários níveis de temperatura, e que mudam de acordo com cada tipo de tecido). Você deve recolher a roupa do varal logo que secar, não deixe exposta por muito tempo ao sol, pois elas ficam muito difíceis de passar, quando você tirar a roupa do varal separe aquelas que vão ser passadas e aquelas que não necessitam de ferro (como lingeries, camisolas, camisetas), dobre as roupas com cuidado assim elas não ficam tão amassadas e se tornam mais fáceis de passar, as camisas sociais devem ser colocadas em um cabide, elas são as que normalmente dão mais trabalho para passar.

Como Limpar Ferro a Vapor

Como Limpar Ferro a Vapor

Para retirar vincos e aquelas partes enrugadas use produtos que facilitam na hora de passar roupa ou você pode usar um truque caseiro, que é borrifar água com amaciante, no entanto em roupas pretas use só a água.

Sabemos que passar roupa é um serviço cansativo, entediante, mas podemos acelerar essa tarefa e facilitar nosso trabalho, vamos precisar de bom ferro, escolha um ferro leve e se tiver vapor vai facilitar mais ainda, limpe seu ferro antes de começar a passar a sua roupa, antes de ligar o ferro observe se ele não está sujo (se tem resíduos acumulados), pois essa sujeira pode passar para a roupa limpa e assim manchá-la.

Limpando o Ferro de Passar Roupas a Vapor

Com o ferro frio e também desligado da tomada, limpe a base do ferro, use um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Depois seque o ferro com um pano macio e seco, você pode passar um pouco de cera para carro (aquela do tipo incolor), passe um pano seco limpando o excesso da cera.

Nunca use produtos abrasivos (produtos para limpeza pesada, vinagre, sapólio) e também palhas de aço, Bombril e esponjas, pois elas podem arranhar e assim estragar o seu ferro, você deve limpar seu ferro ao menos uma vez ao mês.

Ferro

Ferro

Para tirar a ferrugem que fica no deposito de água do seu ferro, coloque água com uma colher de vinagre quente e deixe sair pelos os orifícios, depois coloque água limpa várias vezes para retirar o calcário e a ferrugem, mas você pode evitar que crie ferrugem retirando a água depois que você usar o ferro.

Receitas caseiras para limpar ferro a vapor

Existe diversos apetrechos que podem ajudar na limpeza do ferro, porém depende do material que ele é feito. Existe ferros fabricados de diversos materiais, uns tem a base feitas de alumínios, outros feitos de inox e também de cerâmica, tem aqueles com acabamento antiaderente ou esmaltado, a limpeza desses materiais às vezes é diferentes.

Muitas pessoas usam parafina e palha de aço para limpar o ferro, mas continua sujo, pois a parafina vai deixar resíduos, que quando o ferro ficar quente vai deixar as roupas com aspecto amarelado, já a palha de aço vai deixar o ferro com riscos que muitas vezes não percebemos, mas na hora de passar a roupa em vez de alisar vai deixar o tecido enrugado, e também pode tirar o esmalte da base do seu ferro. E claro, vai acumular sujeira e quando você for passar a roupa, pode transferir esta sujeira para a roupa.

Imagem de Amostra do You Tube

Aquele resíduo que aparece na base do ferro com algum tempo de uso é normal, ele é as partículas sintéticas que derreteram com o mau uso do ferro, como usar temperatura inadequada ao tecido. Mas existe uma forma de solucionar, você pode limpar com água e vinagre branco, basta misturar meio copo de água com meio copo de vinagre, com o auxilio de uma esponja passe na base do ferro ainda morno, use o lado macio da esponja, depois é só limpar com um pano úmido para tirar toda solução (passe várias vezes), seu ferro de passar roupas a vapor fica como novo.

Você pode substituir o vinagre por detergente, mas você vai precisar de mais dedicação para tirar a sujeira, você pode usar saponáceo naqueles ferros que não são antiaderentes, passe com uma esponja macia, mas só nos resíduos mais resistentes, faça a limpeza com o ferro desligado e frio, tenha cuidado para o saponáceo não entrar nas saídas do vapor, também tenha cuidado com o compartimento de água do ferro, não coloque produtos químicos e de limpeza, pois eles podem solidificar, se tornam umas partículas brancas que saem com o vapor, e se o compartimento for de ferro pode enferrujar e as partículas serão escuras, no fim acaba sujando sua roupa.

Imagem de Amostra do You Tube

Você também pode usar esse truque das nossas avós para limpar o ferro, coloque uma folha de papel na mesa de passar roupa, coloque sal grosso em  todo o papel, depois ligue o ferro na temperatura máxima, quando ele estiver bem quente, passe varias vez em cima do sal, pressione levemente, a sujeira vai soltar do ferro e ficar no sal, lembre-se de não usar o vapor.

Se seu ferro tiver teflon para limpar deixe seu ferro esfriar, misture água morna e um pouco de detergente e com o auxilio de um pano ou esponja úmidos passe no ferro (não deixe o pano encharcado), seque com um pano seco e se ainda tiver algum resíduo, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, esfregue com um pano úmido, esfregue até sair a mancha, passe pano úmido para limpar o bicarbonato e seque com um pano seco.

Para conservar seu ferro sempre limpo faça uma limpeza pelo menos uma vez no mês, se a sujeira não sair use produtos para limpar ferro que temos acessível no mercado, use água destilada para evitar o aumento dos resíduos, limpe o ferro depois de utilizado com um pano úmido.
Agora que já sabe como cuidar do seu ferro, não deixe-o criar ferrugem, nem acumular sujeira, pois tudo pode ser motivo para fazer com que seu ferro se estrague mais rapidamente.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>