Como Dar Uma Repaginada nos Móveis

Para quem gosta de artesanato, curte soltar a criatividade e a imaginação e ainda tem ideias sustentáveis, repaginar móveis pode ser uma atividade mais do que prazerosa. É um modo de dar nova vida a antigos objetos, deixando-os bonitos, economizando (evitando de comprar outro) e conseguido móveis exclusivos para a própria casa. Você terá finalmente uma decoração diferenciada, com a sua cara e cheia de personalidade.

Tudo perfeito e resultado que pode realmente agradar, mas você saberia por onde começar? Já pensou no que pode fazer para ter “novos” móveis incríveis? Veja cinco dicas que podem te auxiliar na hora de decidir como dar uma repaginada nos móveis!

Reaproveite os Móveis Antigos e Deixe-os Como Novos

Não considere as nossas dicas regras que não podem ser alteradas, as use como ponto de partida. Na hora de repaginar um móvel o que deve contar acima de tudo são as suas habilidades e sua criatividade. Quanto mais você colocar o seu toque pessoal, melhor será o resultado. Nas dicas a seguir prevalece a simplicidade e a praticidade na hora de deixar um móvel velho com cara de novo.

Quando pegar prática dá até para “complicar” um pouco mais.

1- Prepare e deixe bem limpo os móveis antes de repaginá-los

Antes de repaginar o seu móvel antigo é necessário deixá-lo muito limpo. Essa é a regra básica para que o seu trabalho fique bem feito, que o resultado seja perfeito e a aparência 100%. Não importa o tipo de material que foi escolhido para aplicar sobre o móvel, a limpeza deve sempre ser profunda e nos mínimos detalhes. Além disso, prepare a peça removendo cupins, se for o caso, retire pregos ou parafusos que não serão necessários e por último, retire qualquer tipo de rachadura ou arranhões com a ajuda de uma lixa.

2- Você pode repaginar um móvel mudando a cor

A pintura é sempre um caminho mais curto para quem quer renovar um móvel antigo. Você pode lixar e pintar deixando mais ou menos como era ou usar texturas e cores bem diferentes. Porém, para que a pintura dê certo é necessário fazer a escolha da tinta certa, levando em consideração o tipo de material. Tenha atenção na hora de comprar!

3- Você pode repaginar um móvel usando tecido

Uma boa opção para repaginar um móvel antigo é usar tecido. Com esse material dá para criar diferentes efeitos como despojado ou até mesmo sofisticado. Isso dependerá do tipo do tecido que for escolhido e principalmente, a estampa. Porém, em alguns casos, só um profissional poderá fazer um trabalho com o devido acabamento, como no caso do sofá. Se for o caso de encapá-lo com um novo tecido. Mas, se você quiser trocar o assento de uma cadeira é bem fácil e simples de fazer. Não tenha medo!

4- Você pode repaginar os seus móveis antigos com adesivos

De todas as opções para quem gostaria de renovar um móvel antigo, uma das soluções mais fáceis é  aquela de usar adesivos. Porém, para que funcione bem, além da preparação da peça, que deve ser caprichada, a colocação exige muita atenção. O adesivo não deve ser usado em excesso e combina mais com móveis de acabamento simples, de linhas retas.

5- Você pode repaginar os seus móveis antigos com colagens

Se você procura alguma coisa diferente e ao mesmo tempo bem divertida, experimente fazer uma colagem com revistas velhas. É bem moderno, divertido e fácil de fazer e dá uma cara totalmente nova para o seu móvel.

Anote os materiais que serão necessários:

  • Cola quente

  • 3 latas de tinta nas seguintes cores: dourado, preta e rosa (em spray)

  • Tecido da sua preferência

  • Será necessário um pedaço de espelho que deverá ser cortado do tamanho do tampo da sua cômoda.

  • Fita adesiva

  • Jornal

Veja o como fazer a renovação de uma cômoda, passo a passo:

1- O ideal é que você faça a renovação de um móvel que tenha pelo menos 3 portas e que cada uma delas tenha uma forma. A ideia é pintar cada um dos compartimentos com uma das três cores de tinta. Se ele for alto, como um aparador, ainda melhor.

2- Escolhido o móvel é hora de passar para a segunda parte e você deverá cobrir todos os nichos com o tecido escolhido. Em seguida, com cola adequada, coloque o espelho cobrindo todo o tampo da cômoda.

3- Quando você for trabalhar pintando cada um dos compartimentos, deverá usar o jornal e a fita adesiva para cobrir as outras partes do móvel. A tinta spray, principalmente, para quem não está acostumado a usá-la, pode acabar sujando o que não deve. O modo correto de aplicar esse tipo de tinta é fazendo movimentos constantes. Faça isso até conseguir cobrir toda a parte externa do primeiro compartimento do seu móvel. Em seguida, espere secar para fazer o segundo compartimento, que você deverá cobrir de novo os demais para pintá-lo. Faça o mesmo com o terceiro.

4- Depois que o móvel estiver bem sequinho é hora de fazer o acabamento interno das gavetas ou compartimentos. Tire as medidas de cada uma das partes, nunca tente fazer com um pedaço inteiro de tecido, o ideal é colar um lado de cada vez. Depois com a ajuda da cola, cole um a um, os pedaços de tecido. Deixe o compartimento aberto por alguns minutos para secar bem. Passe cola suficiente, mas não em excesso para evitar que se criem bolhas.

Quer saber quanto pode te custar repaginar uma cômodo, como essa dica aí de cima?

  • O móvel para reutilizar é de graça, procure usar uma peça que já tem em casa. Se preferir, compre um móvel em uma loja de usados, em média, uma cômodo pode custar 300 reais.

  • As tintas custam em média 40 reais cada uma delas, somando 120 reais de despesa total.

  • O preço do tecido pode variar bastante, depende da qualidade, mas em média, para esse tipo de trabalho, você não deve gastar mais de 50 reais o metro do tecido.

  • O preço do espelho também pode variar muito, mas considere gastar pelo menos 100 reais no pedaço necessário.

  • Já com a cola e a fita adesiva o valor não supera os 20 reais.

Observação: esses são preços meramente indicativos, que podem variar de acordo com o período, a cidade da compra e a loja escolhida pelo consumidor.

Os móveis mais antigos eram feitos com matérias-primas de melhor qualidade e por isso duram mais tempo do que os móveis que encontramos hoje em dia nas lojas. Porém, com o passar do tempo é normal que haja um desgaste na parte externa dos móveis de forma que eles acabam adquirindo um aspecto um pouco envelhecido.

Para continuar contando com a qualidade dessas peças mais antigas vamos te dar dicas de como dar uma repaginada nos seus móveis. Com um pouco de paciência e o uso da sua criatividade é possível chegar a excelentes resultados. Confira e faça em casa também.

Tutorial de Como Repaginar Móveis

Materiais Necessários

  • 3 latas de tinta em spray nas cores rosa, dourado e preta
  • Tecido
  • Cola quente
  • Jornal
  • Espelho cortado na medida do tampo
  • Fita adesiva

Como Fazer

Passo 1

A primeira coisa a fazer é escolher um móvel que esteja na altura de um aparador com pelo menos três portas e com compartimentos variados para que seja possível pintá-los com as três cores de tintas escolhidas.

Passo 2

O passo seguinte é cobrir os nichos com tecido e depois fixar o espelho de forma que fique na medida do tampo.

Passo 3

As cores deverão ser aplicadas na peça na ordem, para não acabar pintando errado com as cores proteja as áreas que não devem receber tinta com papel jornal.

Passo 4

Fazendo movimentos constantes você deverá pintar o móvel com a cor escolhida como principal. Pinte totalmente a parte exterior do móvel.

Passo 5

Em seguida use papel jornal e fita adesiva a parte de fora da peça para que você possa pintar com a segunda tinta. O objetivo é que uma tinta não acabe manchando a parte de outra tinta.

Passo 6

Para pintar os pés do móvel use a terceira cor de tinta.

Passo 7

Assim que terminar de pintar você deverá usar a cola quente para fixar o espelho no tampo.

Passo 8

Observe a medida dos compartimentos, corte tecido que se encaixe e forre toda a sua extensão usando cola. Pronto o seu móvel foi repaginado e você não gastou muito para renovar a sua sala.

Dicas de Como Repaginar Móveis Antigos

Como já comentamos os móveis antigos eram feitos com matérias-primas de melhor qualidade em parte essa qualidade foi reduzida pelo fato de que as matérias-primas foram ficando mais escassas e também porque a indústria passou a tentar baratear ao máximo a produção das peças. Confira abaixo dicas de como deixar os seus móveis renovados.

Como Dar Uma Repaginada nos Móveis

Como Dar Uma Repaginada nos Móveis

Preparação e Limpeza

A primeira coisa que se deve fazer antes de customizar um móvel antigo é preparar a peça para ser repaginada. Isso inclui remover cupins, lixar a peça para que seja possível remover ranhuras e também eliminar pregos e parafusos que sejam desnecessários. É importante que você saiba que preparar a peça pode levar algum tempo e exige bastante paciência. Se você acha que não tem habilidade para isso procure um profissional habilitado para te ajudar.

Pintura

Uma das técnicas mais utilizadas por quem deseja repaginar os seus móveis antigos é pintar as peças. É possível optar por pintar a peça com uma cor diferenciada ou mesmo com foco em deixar harmônico com o restante da sua decoração. Porém, é essencial escolher o tipo de tinta correto para pintar os seus móveis.

Verifique para que tipo de superfície a tinta é indicada, tem tintas para metas e madeira, por exemplo. Quando for comprar fique de olho.

Tecidos

Outra forma de deixar os seus móveis antigos com uma cara nova é contar com tecidos. Com os tecidos você pode revestir os seus móveis optando por um visual que vai desde o mais sofisticado até o mais despojado. A estampa que você escolhe ajuda a definir qual o visual que a peça irá ter depois que for encapada.

A dica para ter um bom acabamento com o uso de tecidos é contar com a ajuda de um bom profissional principalmente em casos de reforma de sofá. O profissional ficará atento a costura e outros acabamentos da peça.

Adesivos

Quem deseja repaginar um móvel de forma mais simples pode contar com os adesivos. Porém, é essencial ter bom senso para aplicar os adesivos, pois dependendo da decoração da sua casa pode ser que eles não funcionem bem.

Para criar móveis mais despojados e divertidos para a sala, por exemplo, os adesivos são ótimos. Móveis de quarto de criança também podem ficar interessantes com esse tipo de adesivo. Os adesivos ajudam inclusive a disfarçar imperfeições.

Colagens

Uma forma de dar um novo revestimento para os seus móveis antigos é fazer um trabalho de colagem com revistas velhas. Se você caprichar a ideia pode ficar bem despojada e moderna. Essa técnica é bem simples de fazer uma vez que utiliza apenas cola líquida e recortes de revistas, escolha um tema para os seus recortes.

Nem Tudo Que é Antigo é Velho

Saber escolher bem os móveis que serão reformados é essencial, lembramos que nem tudo que é antigo é velho, porém, nem todo móvel ficará bom sendo reformado. Antes de passar algumas horas se dedicando a reformar uma peça mais antiga tenha certeza de que ela realmente vale a pena.

Observe se o móvel tem cupins, por exemplo, no caso de a madeira estar muito comprometida devido a esse problema você deve pensar duas vezes antes de levar a customização adiante. Não importa a técnica que você usa se você não contar com uma boa peça para reformar.

Outra dica é que você faça uma manutenção de vez em quando nas suas peças, ou seja, cuide para que os seus móveis antigos estejam sempre bem limpos e livres de cupins. Cuide bem das suas peças para que elas mantenham a qualidade e o bom estado para que sempre seja possível fazer uma reforma básica.

Muitos móveis antigos que temos em casa tem uma história importante para nós, pode ser que esses móveis tenham sido passados de geração em geração da família, por exemplo. Vale a pena reformá-los e mantê-los em casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *