?> O Uso do Aço na Construção | Imóveis Cultura Mix

O Uso do Aço na Construção

O aço pode ser muito vantajoso na hora de fazer uma construção, veja algumas vantagens no sistema construtivo convencional!

1- O aço oferece liberdade no projeto de arquitetura: um arquiteto quando pode trabalhar com o aço ele tem liberdade total para criar bem mais do que oferece outros materiais. Um arquiteto consegue faz projetos arrojados com o aço.

2- O aço faz um aproveitamento melhor da área útil, sem falar que o material fica melhor, mais bonito do que o concreto para construir vigas ou pilares. Com ele, o espaço interno é bem mais aproveitado, por exemplo, usando na garagem.

3- Em construções onde será necessário fazer ampliações, reformas, adaptações, a estrutura metálica é a melhor solução. Outro fator que faz do aço uma boa opção de material é a passagem de pontos importantes para o imóvel, como o ar condicionado, da eletricidade, da passagem da água, do esgoto, da telefonia, etc.

4- O aço e a compatibilidade dele com outros materiais é um outro fator que faz esse produto ser mais vantajoso que outros. O aço pode ser compatível com qualquer tipo de material que é usado para fazer fechamentos, seja ele convencional ou não, como blocos, tijolos e lajes in loco.

5- Esse tipo de material, o aço, também pode reduzir o prazo de execução da obra. Esse fator pode ser observado durante a fabricação da estrutura associado a execução da fundação. Sem falar que a montagem não será abalada com o período de chuvas, reduzindo o tempo da obra previsto em até 40% quando comparado a outros processos.

6- Outra vantagem do uso do aço na construção é em relação a racionalização de materiais, que enquanto nos métodos tradicionais o desperdício pode chegar a 25% dos materiais, no caso da estrutura metálica, se observa uma grande redução.

Aço na Construção

Aço na Construção

7- As estruturas metálicas são bem mais leves nas fundações e custos se reduzem em até 30%.

8- O uso do aço na construção também pode representar a garantia de qualidade uma vez que o produto é feito dentro de uma indústria com boa mão de obra e o cliente, recebe a garantia durante todo o processo do uso.

9- Sendo um produto que reduz consideravelmente o tempo de execução da obra, a construção do imóvel pode apresentar uma considerável redução de custos.

10- Sendo a estrutura metálica pré-fabricada fica mais fácil organizar o canteiro porque não se usa tantos materiais, como cimento, madeiras e etc. Além disso, mais uma vez se observar uma redução no desperdício de materiais. Outro ponto a favor, neste caso, é a redução de entulho.

11- Outro ponto positivo em relação ao aço na obra é que se trata de um produto 100% reciclável.

12- O aço é considerado um produto que ajuda na preservação do meio ambiente, porque a estrutura feita com o material é menos agressiva, sem falar que reduz consideravelmente o uso de madeira.

O Uso do Aço na Construção: Aspectos de um Projeto

A primeira questão analisada em um projeto como uso do aço é se a estrutura será revestida ou aparente. O arquiteto deve escolher entre as duas opções. Normalmente, o mais usado na parte exterior é com o aço revestido. E não é por acaso esse tipo de escolha, e sim, porque representa redução nos custos. Porém, a escolha tem que ir de encontro com os objetivos da obra.

O Detalhamento do Projeto

É muito importante que o arquiteto faça um projeto bem detalhado do projeto estrutural, levando em consideração todas as interferências que serão necessárias, tais como ar condicionado, parte elétrica, hidráulica, entre outras. Não se pode improvisar depois que a obra estiver em andamento.

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de usar o aço na obra é com a montagem da estrutura, uma vez aplicada de forma correta pode ser mais resistente a corrosão. Veja itens a serem observados!

  • É necessário ficar atento para que não sejam criadas regiões de empoçamento ou locais que acumulem resíduos.
  • Ter local adequado para futuras drenagens.
  • Pensar na circulação do ar principalmente em relação a secagem.
  • Deixar espaço suficiente para realizar qualquer tipo de manutenção que se faça necessária.

Tipos de Ligações Usando o Aço na Construção

Durante o projeto o arquiteto tem que definir quais os sistemas de ligação que serão usados, como por exemplo, as vigas, os pilares e os contraventamentos.

Todo e qualquer tipo de elemento de ligação deve apresentar-se de forma resistente, como soldas e parafusos. Isso pode ser uma garantia de que a obra não só sairá dentro do planejado como será econômica. Veja quais os aspectos que devem ser observados na hora da escolha:

  • Procurar obter as ligações de forma padronizada.
  • Observar as condições de montagem da obra no local.
  • Analisar a dificuldade de fabricação de cada uma das peças.

Em projetos cujo a intenção é deixar aparente a estrutura a parte das ligações, isto é, o desenho, deve ser pensado com mais cuidado ainda. Posição, formato, tipos de parafusos, são só algumas das coisas que devem ser escolhidas com atenção e planejamento.

Ligações

Ligações

1- As Ligações Soldadas

O melhor lugar para realizar as ligações soldadas é dentro da fábrica onde foi adquirido o aço. Não é simples montá-la fora, uma vez que muitas peças apresenta uma complicada geometria.

No caso dos processos de soldagem os mais usados são: manual, a arco elétrico ou com arco submerso.

2- As Ligações Parafusadas

As comuns não são resistentes em relação a mecânica, fazendo-se necessário o uso de uma segunda peça.

As de alta resistência são necessariamente usadas para ligações mais importantes e de grande necessidade de firmeza.

O que conselho mais comum dados pelos profissionais é que na hora de escolher o aço para construção dar preferência aos produtos que são resistentes à corrosão atmosférica, sem esquecer de usar os parafusos que tenham a mesma característica.

Quando não for realizada pintura nas estruturas de aço carbono é desaconselhado o uso de porcas e parafusos sem pintura.

E para terminar é necessário sempre procurar um produto de qualidade entre as ofertas do mercado. Não é porque se trata de aço que necessariamente será de boa qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *