?> Paisagismo Residencial - Projetos - Arquitetura | Imóveis Cultura Mix

Paisagismo Residencial

Paisagem

Podemos considerar como sendo paisagem, o conjunto de aspectos materiais resultantes dos processos sociais e naturais que ocorrem em um espaço, promovendo efeitos estéticos e visuais à percepção humana. Sendo assim, a paisagem se trata do conjunto de elementos presentes em um determinado espaço e que podem ser deduzidas através das imagens resultantes da relação entre estes elementos. Podemos exemplificar estes elementos em constante relacionamento e teremos, então, cores, cheiros, sons, seres vivos, aspectos naturais, fauna, flora, etc. Desta forma, podemos resumir paisagem como sendo tudo que podemos ver e sentir em um determinado momento em relação a uma imagem que permanece imutável enquanto a vemos.

Lindo

Paisagismo

O paisagismo, muitas vezes referenciado como arquitetura paisagística, é a ciência, arte e técnica de se desenvolver planos, metas, a administração e conservação dos elementos naturais que compõem um espaço, seja ele social ou privado. Sendo assim, o paisagismo é considerado um ramo da arquitetura, distinguindo-se apenas pelo fato de que o foco não está, essencialmente, na construção em si e sim na utilização de elementos naturais para promover a reformulação da paisagem local, na tentativa de produzir uma maior harmonia entre edificação e meio ambiente. Podemos dizer, então, que o elemento básico do paisagismo está na paisagem, que por sua vez depende de diversas técnicas para que seja viavelmente e sustentavelmente reformulada.

Casas

Planejamento Paisagístico

A arquitetura paisagística está intimamente ligada ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos, sendo muito requisitada na formulação ou reformulação dos aspectos paisagísticos urbanos em diversas cidades, como por exemplo em Curitiba no estado do Paraná. Este tipo de projeto deve ser desenvolvido por um profissional altamente qualificado, afinal, como em quaisquer projetos de alto nível, requer a tomada de decisões drásticas, as quais podem ser, muitas vezes, irreversíveis. Pesquisas a respeito de sustentabilidade e viabilidade devem ser realizadas para que as possibilidades de surgimento de erros durante o processo sejam minimizadas ou até mesmo anuladas, proporcionando o desenvolvimento de um projeto de alto padrão.

Planejamento

Paisagismo Residencial

O paisagismo não é aplicado apenas ao desenvolvimento de projetos urbanos, afinal, temos um mercado crescente em relação ao planejamento voltado à construção de imóveis, que possibilitam o desenvolvimento de áreas de lazer e de jardins exóticos, criando uma grande harmonia entre construção e meio ambiente e produzindo um grande contraste natural ao imóvel. Estes projetos, quando implementados a um imóvel, podem ter um caráter meramente decorativo, ou seja, sendo utilizados apenas para causar efeitos visuais, ou até mesmo para efeitos de lazer, criando um ambiente destinado e propício ao descanso, à conversa e até mesmo à recreação de um ou mais indivíduos relacionando-se, ao mesmo tempo, entre si e com o meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *