?> Calha Embutida- Novidade nos Telhados - Rufos e PVC | Imóveis Cultura Mix

Calha Embutida- Novidade nos Telhados

Apreciado atualmente por muitos engenheiros e arquitetos, o modelo de calha embutida serve para coletar água das chuvas dos telhados que possuem duas águas, estilo mansarda, sendo também chamado de água furtada. Entretanto, são diferentes das calhas tradicionais por estarem “ocultas”, ou seja, não são usadas calhas aparentes nas extremidades dos telhados.

Como o telhado aparente costuma ser a forma mais comum de cobertura de casas, muitas vezes é o responsável por dar uma cara diferente à fachada. Tanto o projeto como o tipo de telha aplicada servem para definir o estilo de cada construção, que pode ter diversos estilos, como colonial, neoclássico, clássico, colonial, praiano, etc.

Telhado

Além disso, o beiral também ajuda a definir o estilo do telhado, que protege e evita que as águas pluviais escorram diretamente nas paredes da fachada da construção, bem como proteger e sombrear o imóvel. Dessa forma, é importante dispor uma calha ao longo do beiral do telhado, como forma de canalizar a água de chuva para que escorra somente para um lugar.

Os telhados possuem as inclinações mais comuns de duas ou quatro águas (que são as faces do telhado), entretanto, existem alguns que ficam inclinados para um lado somente ou para vários lados. As telhas preferidas para comporem os telhados de construções brasileiras são as de barro, ou de concreto, mas estas últimas pedem uma inclinação de pelo menos 30%. Por isso, é importante verificar se o fabricante informa a correta inclinação do telhado, bem como o tipo de telha que deve ser usado.

No caso das calhas embutidas, elas podem ser uma boa opção em vez das tradicionais em plástico. Ela pode ser elaborada embutida por alvenaria e com revestimento de piso. O rejunte pode ser feito com uma substância elástica e plástica, pois fica ótima em locais expostos às intempéries. Isso porque evita infiltrações e rachaduras nas paredes de seu imóvel.

Colocar

Também estão disponíveis no mercado calhas embutidas em fiberglass. Esse modelo elimina as calhas de beiral tradicionais, deixando a casa mais bonita, moderna e funcional. O material é preparado e moldado no próprio local, sem necessidade de emendas e com colocação da telha, o que garante um ótimo resultado.

Vale lembrar que uma das funções do beiral é proteger as paredes da casa das chuvas. Entretanto, no caso de temporais mais fortes, é quase impossível que a parede não fique molhada. Por isso, as calhas servem de obstáculos para que a água não escorra pela parede. Além disso, é preciso prestar atenção na sua vedação correta, devendo ser aplicado um cordão de cola de silicone.

Por ser elástico, o silicone ajuda a vedar corretamente, evitando infiltrações de água. Também é possível usar tintas de textura nas calhas, pois possuem boa base em epóxi, que ajuda a impermeabilizar toda a parede. Dessa forma, evita-se infiltração de água no telhado, e consequentemente que ocorram fissuras e manchas no teto do imóvel.

Segurança

As construções brasileiras precisam ter amplos beirais para a proteção das paredes da umidade, além de reduzir a temperatura e luminosidade excessivas de nosso clima tropical. Vale lembrar que, por serem feitas com alvenaria, os custos das calhas embutidas são bem mais altos do que as externas, por isso, faça as contas e verifique se essa opção cabe no seu orçamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • preciso de contato de radio de empresa que controem telhados embutidos entrar em contato pelo nextel 106*12696 fala com alexandre

    alexandre gonçalves marinho 18 de abril de 2012 14:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *