Como Posicionar Os Eletrodomésticos Em Casa

Você não pode basear a organização dos eletrodomésticos da sua casa não seguindo somente requisitos estéticos. É importante acima de tudo, criar ambientes seguros e principalmente  visar no planejamento para ter como resultado a funcionalidade. Considere uma má ideia, por exemplo, a instalação dos aparelhos de eletrodomésticos em locais sujeitos a pequenos acidentes ou menos ainda sobre pisos de plástico ou carpetes.

Um aparelho eletrodoméstico em lugar que possa ser muito aquecido pelo sol pode acabar danificado, como por exemplo, a pintura. E não é só esse o ponto importante na hora de colocar a casa em ordem. Veja as dicas nos tópicos a seguir e compreenda como decidir o que colocar em cada ambiente da casa!

Como Posicionar Os Eletrodomésticos Em Casa

Como Posicionar Os Eletrodomésticos Em Casa

Como Posicionar Os Eletrodomésticos Na Cozinha

Se tem um cômoda na casa que precisa ser prático é a cozinha. Praticidade é a palavra de ordem desse ambiente. Então, na hora da arrumação planeje pensando o que você quer fazer onde. Exemplificando, imagine todos os passos que deverão ser dados para fazer determinada tarefa  na cozinha. Por exemplo:  o primeiro passo é retirar o que será preparado da geladeira, colocá-lo sobre o plano de trabalho da pia e em seguida, chegar até o fogão. Para facilitar esse “trajeto”, o ideal é  posicionar os aparelhos eletrodomésticos  na forma de um triângulo, e você pode ter certeza que isso te ajudará muito a concluir os passos listados. Ficaria: o fogão exatamente ao lado da pia e atrás, a geladeira. Vale ressaltar que a geladeira deve ser instalada no chão e, outro detalhe é que a parte de traseira do aparelho tem que manter uma distância de cinco centímetros da parede. Já a   lava-louça pode ocupar menos espaço, se você conseguir colocá-la no projeto embaixo da pia.

Como Posicionar Os Eletrodomésticos Na Cozinha

Como Posicionar Os Eletrodomésticos Na Cozinha

Falando do micro-ondas, que não só deve ser bem posicionado por questões práticas, mas devemos ter muito cuidado com esse eletrodoméstico. Para começar é importante que ele fique em um lugar que os olhos possam alcançar, isso porque, é imprescindível que seja possível acompanhar o que está sendo preparado. Por medidas de segurança, saiba que o micro-ondas deve ficar longe dos televisores e também de rádio (são outros aparelhos que podem causar interferências no micro-ondas). Além disso, ele não deve ficar próximo da geladeira, neste caso, para evitar possíveis choques causados pelo o calor emanado pelo aparelho.

A melhor maneira de posicionar um micro-ondas é colocando-o em uma “torre de aquecimento”. Esse é um método muito usado pelos arquitetos hoje em dia, um móvel com o conjunto de forno micro-ondas e  forno elétrico. Porém, vale ressaltar que caso você opte pelos eletrodomésticos embutidos, o custo será muito mais elevado, tanto de instalação, que precisa ser feita em um móvel sob medida, quanto dos aparelhos, que custam muitas vezes mais do que um “normal”. O que você economiza escolhendo colocar forno elétrico e forno micro-ondas embutidos é espaço, é um bom modo de economizá-lo. Outro ponto a favor é que o forno fica bem longe do alcance das crianças e para quem ama cozinhar não precisa ficar abaixando para conferir o alimento e nem para colocar e tirar nada do forno.

Falando agora de como posicionar a coifa, o ponto principal é atender as proporções, isto é,  o aparelho não deve ser instalado em paredes de dry wall. Leve em consideração que: os fogões com quatro bocas precisam para funcionar bem que a coifa seja nas larguras de  60 a 70 cm. Se você tiver um fogão de cinco ou seis bocas, a coifa deverá ter a medida de 120 cm de largura. Na hora da instalação observe também a altura que é recomendada pelo fabricante, o espaço entre fogão e coifa, que normalmente é sugerido entre 75 cm e 85 cm. A fumaça deve correr o meno caminho até o duto para que funcione com maior eficiência e não deixe o cheiro pela sua casa inteira. Muitas pessoas compra coifa e depois pensam que ela não funcione direito, quando na verdade, ela não foi instalada corretamente.

Falando De Quarto e Sala: Como Organizá-los

Normalmente, a televisão é protagonista na sala e muitas vezes, também é usada nos quartos. Antes de fixá-la seja em um cômodo ou no outro, é necessário avaliar o ambiente, para que a imagem não seja alterada. A distância entre o sofá e o ponto que ela deve ficar precisa ser de 1 metro, falando de um televisor de 26 polegadas, que se aumentadas para 42, é aconselhável manter até 2 metros do móvel. Leve em consideração também a altura, seja em frente a cama ou do sofá, é necessário criar um eixo de 1 metro e 30 centímetros do chão, seria mais ou menos, a altura da televisão dividida a metade.

Você pode optar por colocar a televisão fixa na parede ou no teto com a ajuda de suportes. Porém, não coloque o primeiro parafuso antes de certifica-se que dá cama você pode vê-la bem sem ter que virar muito o pescoço e se o suporte não ficou no meio do caminho. De preferência, faça uma instalação que esconda todos os fios, use tomadas adequadas e procure ter um lugar reservado para os controles remotos. Não tem nada mais chato do que querer ligar uma televisão e não encontrar o controle.

No caso dos televisores em suportes de parede, observe antes de mais nada se a sua parede suporta o peso e compre sempre o suporte adequado para aquele modelo de televisão.

Como Posicionar Os Eletrodomésticos Na Lavanderia

Nesse ambiente, entra uma regra básica: grandes eletrodomésticos devem ficar em superfícies planas. Estamos falando de máquina de lavar e máquina de secar e ambas precisam estar bem apoiados com os pés justos. Para ganhar espaço, é melhor optar por uma lavadora que seca, que também temos que ressaltar que são bem mais caras. Uma outra alternativa é criar bancadas e colocar o aparelho embaixo, assim você ganha a parte de cima. Lembrando que essa bancada deve respeitar cinco centímetros de distância de cada um dos 4 lados.

Lembre-se que para o bom funcionamento do aparelho os pontos hidráulicos devem estar próximo e os canos que ligam a máquina até ele devem estar normais e não dobrados ou meio enrolados. Outo ponto necessário é ter uma  entrada de água exclusiva só para a máquina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *