Como Limpar Pratarias: Dicas

A prata quando bem cuidada é um metal muito bonito. Naturalmente, possui um brilho elegante, que não ofusca os olhos, muito agradável se se ver. Joias, pratos, talheres, são só alguns dos objetos que podem ser encontrados feitos com esse metal. Porém, apesar da beleza, a prata é bem mais sensível do que podemos imaginar, principalmente, se comparada a outros metais.

Ela pode sofrer com arranhões, escurecer, ficar manchada e até mesmo enferrujada. E quando não está limpa não tem nem a metade da graça, porém, para limpá-la é necessário fazer com bastante cautela para não danificá-la. Não pense que será necessário ir até um joalheiro para limpar os seus objetos de prata. Eles são sensíveis sim, mas com cuidado e fazendo a coisa certa, dá para você mesmo fazer a limpeza em casa. Veja as dicas a seguir!

Dicas de Como Limpar Peças de Prata sem Danificá-las

O ideal é limpar a prataria sempre depois do uso para evitar que se formem manchas, muito comum no caso desse tipo de metal. A mancha não só dá um aspecto feio para a sua prataria como pode ir corroendo o material até estragá-lo de vez, anulando qualquer esperança de recuperá-lo.

Uma das primeiras dicas, não esqueça nunca, é que a limpeza da prata deve ser feita sempre com pano macio. Nunca esfregue um pano áspero ou qualquer outro material com esse tipo de textura sobre um objeto de prata. E sempre que lavar, molhar a prataria, ela deverá ser seca imediatamente, também com toalha macia. Para finalizar a limpeza, você pode dar brilho, fazendo polimento, neste caso, use um tecido de algodão.

Entre a prataria que é usada na mesa de jantar, o que merece atenção mais do que especial são os pratos. Eles devem ser lavados imediatamente logo depois do uso e melhor ainda, se forem limpos com água morna. Mesmo que fique restos de comida no prato, não deixe de molho para retirar.

Veja Outras Dicas para Limpar a Prataria sem Danificá-la!

  • Quando for fazer a limpeza da prataria, esqueça as luvas de borracha para proteger as mãos, elas corroem a prata. Lembre-se: pano e tolha em tecido macio e nunca esfregue com força o seu objeto de prata.
  • Você pode substituir as luvas de borracha pelas luvas de nitrilo, porque é um material que não contém enxofre.

Polindo a Prataria: Como Fazer

Depois de lavada e seca é hora de dar um polimento a prataria, principalmente, se os objetos começam a apresentar manchas. Neste caso, a lavagem não é suficiente para removê-las. Você pode optar por produtos que podem ser comprados até mesmo no supermercado feitos para o polimento de prata. Faça isso, principalmente, se as suas peças de prata forem antigas e com acabamentos muito delicados.

  • Leia o rótulo antes de usar. Normalmente, o produto deve ser aplicado com a ajuda de uma esponja ou pano úmido e pouca quantidade do polidor.
  • Quando estiver esfregando a peça de prata com o polidor procure seguir sempre e uma única direção e os movimentos devem se de vai e vem. Jamais faça movimentos em círculos. Também não coloque força na hora que estiver polindo, não é isso que fará a diferença.
  • Depois a peça deverá ser lavada em água corrente e seca com pano macio.

Use Produtos Caseiros em Peças de Prata que Não são Valiosas

Você também pode fazer o polimento das suas peças de prata usando produtos caseiro. Mas, faça isso, somente se elas não forem valiosas.

  • Com pasta de dente branca comum que não pode ter branqueador e nem ser em consistência de gel.
  • Com a ajuda de um pano macio umedecido na água coloque um pouco de pasta e esfregue delicadamente a peça de prata. Caso surja um arranhão ou qualquer coisa estranha, pare com o processo de polimento, tire toda a pasta e seque a prata.
  • Depois do polimento completo, lave a peça sob água morna e enxugue bem com pano macio.
  • Com bicarbonato de sódio também dá para polir peças de prata. Mas, não o passe de jeito nenhum diretamente na peça. O produto deve ser misturado com água até que se forme uma pasta. Os procedimentos para limpeza são os mesmos usados com a pasta de dente.

A Prataria Também Pode “Tomar um Banho” Para Ficar Mais Bonita

Uma outra forma de limpar prataria é usando produtos para “dar banho” nas peças. Eles servem, principalmente, para desaparecerem com as manchas e fazem isso sem que seja necessário esfregá-las. Porém,lembre-se que se trata de produtos com substâncias químicas fortes e se não usados da maneira correta, com certeza, irão danificar as suas peças de prata. Se preferir, você pode tentar fazer um banho caseiro nas suas peças de prata, porém, em caso de peças com acabamento oxidado ou francês, ele não é indicado.

  • Dissolva sal em água aquecida o suficiente para cobrir as peças de prata. A quantidade de sal deve ser medida pelo tempo que ele demorará para se dissolver na água, pelo menos 1 minuto.
  • Pegue um pedaço de folha de alumínio e o coloque dentro da panela onde está a água quente com o sal.
  • Lave os objetos de prata com sabão neutro antes depois os coloque dentro da panela e deixe por alguns minutos. O correto é que as manchas desapareçam. Caso isso não aconteça, tire-os da água e faça de novo a limpeza com sabão e pano úmido. Feito isso, os coloque de novo na água.

Depois de Limpa, Saiba Como Guardar a sua Prataria

O correto é limpar com frequência a prataria e não esperar que ela fique cheia de manchas ou escura. Porém, o modo como é guardada também faz a diferença se você quer preservar as suas peças de prata.

  • Elas precisam estar completamente secas antes de serem guardadas.
  • Use lenços alcalinos ou papel antimanchas para embrulhar e guardar as peças de prata.
  • Procure colocar as peças em sacos plásticos herméticos depois de empacotá-las.
  • Dentro do armário coloque sempre junto as peças de prata gel de sílica que diminui a umidade e reduz a possibilidade de manchas.
  • A prataria quando guardada deve ficar longe de objetos de aço inoxidável, de borracha e de tintas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *