Como Arear Alumínio: Panelas Sempre Brilhantes

O Alumínio

O alumínio é um metal resistente, muito leve com aparência de cinza prateado e fosco, ele não é tóxico como metal e é muito maleável, além de ser resistente a corrosão e ter uma boa durabilidade.

.

Ele é o segundo metal mais maleável e por ser um ótimo condutor de calor ele é muito usado nas panelas de cozinha. O alumínio é muito utilizado na confecção de vários objetos desde a cozinha até na construção civil. Ele é utilizado em componentes de avião, foguetes, nos refletores de carro, nos espelhos de telescópios, na produção de explosivos, em embalagens, em janelas, portas, nos utensílios de cozinha, em ferramentas, em grades e em uma diversidade de uso, como viu quase tudo o que usamos hoje em dia tem o alumínio como seu componente.

Como Arear Alumínio

Como Arear Alumínio

Por causa das características do alumínio, por ele ser resistente, maleável e também não ser tóxico, ele é ideal para embalar alimentos, produtos de higiene de beleza, e inclusive os medicamentos. Ele é um metal reciclável e muito intenso e a crosta terrestre é rica nesse metal, alguns indivíduos apresentam alergias ao alumínio, algumas pessoas apresentam dermatites, alteração intestinal, digestivas quando ingerem alimentos feitos em recipientes de alumínio.

Os produtos de alumínio quando novos possuem um brilho prateado, mas com o uso e ao longo do tempo ele vai oxidando e perdendo o brilho, mas não se preocupe, pois existem muitas maneiras de deixar seu alumínio  velho com aparência de novo.

Limpando os Produtos de Alumínio

Para limpar as janelas, as portas, os móveis de alumínio vamos precisar de uma solução feita com detergente neutro ou um limpador de alumínio com pintura. Nos alumínios sem pintura use água e sabão, com ajuda de esponja ou um pano macio.

As janelas e as portas de correr assim como os seus trilhos também devem ser limpos para tirar a poeira, os móveis de alumínio que ficam expostos ao ar livre, aqueles que costumam pegar sol e chuva, devem receber uma camada de cera de carro para serem protegidos contra os efeitos nocivos dos agentes naturais.

Panelas de Alumínio

Panelas de Alumínio

Veja Algumas Dicas de Como Preservar seus Objetos e Utensílios de Alumínio por Muito mais Tempo

  • Nunca, em hipótese alguma se deve usar produtos alcalinos ou ácidos, pois eles deixam a pintura opaca ou com manchas. Não podemos usar na limpeza objetos cortantes ou àqueles que perfuram. Na hora de limpar os cantinhos, podemos limpar com ajuda de um pincel, assim você não estragará seu objeto.
  • Não use saponáceos e muito menos os produtos derivados de petróleo, pois eles podem ressecar as partes de plástico ou de borracha e assim acabam perdendo a ação de vedar.
  • Use flanela ou um pano macio seco para não criar manchas. Não use produtos químicos, se tiver manchas de tinta óleo, graxa, passe solvente com cuidado em pouca quantidade, não use palha de aço.
  • Para limpar os utensílios de cozinha, e deixar suas panelas de alumínio brilhando coloque 2 colheres de sopa de vinagre branco para cada litro de água para ferver, depois com essa mistura limpe a parte exterior da panela com um produto de limpeza não abrasivo, só use palha de aço se as manchas de seus utensílios não sair com um detergente, você pode deixar suas panelas de molho em água quente depois é só remover as manchas, desta forma evitará arranhar seus utensílios.
  • Se for limpar uma chaleira ou um bule coloque de molho em água fervendo com vinagre e deixe descansar por algum tempo, repita essa operação quantas vezes forem necessárias para remover o cálcio que ficou na sua chaleira depois é só enxaguar.
  • Nunca lave os utensílios de alumínios na maquina de lavar, e também não devemos deixar de molho por muito tempo.

Podemos fazer uma pasta caseira para limpar os objetos de alumínio, vamos precisar de:

  • 1 copo de água;
  • 1 barra de sabão;
  • 2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão e
  • 1 colher de açúcar.

Veja o Modo de Fazer

Comece derretendo o sabão e em seguida misture o açúcar e o vinagre, vá acrescentando água até ficar uma pasta, depois disso é só usar.

Para tirar as manchas que ficam no fundo da panela use bicarbonato e vinagre até cobrir a parte queimada e deixe agir de um dia para outro depois é só lavar a panela normalmente, se a mancha for pequena coloque para ferver um pouco de água com bicarbonato de sódio, você também pode usar casca de batatas é só colocar para ferver por uns cinco minutos.

Como você pode ver, os objetos de alumínio precisam de certos cuidados especiais, mas mesmo com estes cuidados, qualquer pessoa pode fazer sua manutenção, ajudando a mantê-los limpos e com a aparência de novo.

http://www.youtube.com/watch?v=crhNzkU8Kcs

Ultimas Dicas

Procure sempre utilizar um macio e úmido, evite flanelas e panos de pratos velhos, eles já perderam a maciez e irão arranhar as peças. Use sempre detergente neutro ou sabão, também neutro, existem ainda no mercado alguns produtos próprios para ser feita a limpeza de objetos de alumínio, sem que este seja afetado pela acidez de alguns produtos.

Infelizmente para as panelas que são utilizadas diariamente no preparo da comida, essa técnica de pano úmido não funciona, pois elas precisam de algo que ajude a retirar a sujeira que fica acumulada. Então aqui é sugerido o uso de esponjas e em alguns casos as palhas de aço têm que entrar em ação.

Agora que você já viu diversas dicas para a limpezas dos objetos feitos de alumínio, procure manter a limpeza deles em dia, pois o acúmulo de sujeira fará com que seja necessário a utilização de produtos mais fortes e como você já viu anteriormente o uso desses produtos pode determinar o tempo de vida útil do seu objeto, seja ele uma janela, uma cadeira ou as panelas que você utiliza para cozinhar diariamente.

Lembre-se de fazer uma busca no supermercado que você frequenta e procurar os produtos indicados para esta limpeza. Caso não encontre da primeira vez, vá utilizando as formulas caseiras e quando encontrar o produto certo, use-o também.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *