Benefícios das Panelas Elétricas

Muitas pessoas estão cada vez mais interessadas em cozinhar e com isso procuram novidades para incrementar e poder sempre inovar. Cozinhar pode e deve ser considerado como uma arte, afinal nem todo mundo sabe como fazer pratos deliciosos.

O Prazer de Cozinhar

Para muitas pessoas estar na cozinha é um verdadeiro martírio, não se gosta de lavar louça, não se gosta de cozinhar e em muitos casos não se gosta de comer também. Por outro lado, quem gosta de comer, normalmente sabe cozinhar muito bem e gosta de inventar e encontrar novidades para serem aplicadas dentro da cozinha.

Chefe Perfeito

Chefe Perfeito

Antigamente cozinhar não era uma tarefa simples e até por isso que devia ser das mulheres, afinal elas tinham tempo tanto para aprender como para fazer os pratos. Do fogão aos utensílios domésticos, nada era tão fácil e moderno como encontramos hoje.

A Modernização da Cozinha e de seus Utensílios

Com o passar dos anos a cozinha começou a ser modernizada, os eletrodomésticos começaram a ficar mais eficientes, práticos e bonitos, por outro lado a vida útil diminuiu bastante.

Falando dos utensílios, tudo ficou mais bonito, afinal a cozinha passou a ser um ponto de encontro e um local para receber visitas. As panelas também se modificaram bastante, em muitos casos algumas panelas soltam elementos e podem fazer mal à saúde, como as de alumínio, de cobre e de ferro.

As pessoas até hoje gostam de cozinhar em panelas de barro, que costuma deixar o sabor dos alimentos mais apurado e gostoso.

Os Tipos de Panela de Existem e a sua Modernização

Não nos aprofundaremos tanto em vários tipos, mas é importante saber que existem as panelas de:

  • Ferro;
  • Barro;
  • Cobre;
  • Alumínio;
  • Vidro;
  • Inox e;
  • Elétrica.

Como foi dito anteriormente não vamos nos aprofundar em cada tipo de panela, o foco aqui são as panelas elétricas que começaram a virar febre nos lares brasileiros e é sempre importante conhecer antes de sair comprando por impulso.

As Panelas Elétricas: Conhecendo um pouco mais

A panela elétrica é uma panela onde você pode cozinhar, preparar arroz, legumes, verduras, feijão, carnes, ensopados, sopas, macarrão e muitos outros alimentos. Com essa panela você economiza gás, seu alimento fica com mais sabor e também não perde os nutrientes.

A panela tem múltiplas funções, muitas utilidades, uma das suas vantagens é que você pode levá-la direto para a mesa. Ela é perfeita para quem quer praticidade e também quer uma alimentação mais saudável, elas são práticas, higiênicas, podem preparar lanches, aperitivos e diversos outros alimentos.

Panela Elétrica

Panela Elétrica

Mas como se dá o Cozimento na Panela Elétrica

A panela elétrica promove um cozimento em apenas uma etapa, basta colocar todos os ingredientes na panela e colocar para cozinhar pelo tempo necessário. Ela poupa o tempo de preparação e também possibilita combinar os sabores, você também pode fazer cozidos, sopas e ensopados em sua panela elétrica.

Com a panela elétrica, você pode preparar uma refeição em mais ou menos quatro horas na potência (nível) alto, ou em oito horas no nível baixo. Assim podemos preencher a panela, escolher o nível de calor e deixar funcionando até a hora da refeição, pois o calor engloba os ingredientes com uma camada de vapor, e assim temos o cozimento em seu caldo.

Tem panela elétrica que possui a função que pode manter a refeição aquecida, a comida continua quente para ser servida quando você desejar. Saiba que sua maior vantagem é a sua eficiência em ficar ligado o dia inteiro cozinhando sem necessitar de ajustes. Por isso ela vem sendo usada por homens, por profissionais e também por pessoas muito ocupadas.

O seu Funcionamento e Algumas Vantagens

A panela elétrica tem o funcionamento bem simples, o alimento quando aquece libera um vapor, a tampa da panela não deixa o vapor sair assim o alimento fica úmido e fica cozinhando, e no tempo estipulado desliga sozinha, alguns modelos de panelas dispõem de uma função que permite a panela manter uma temperatura baixa e deixar a refeição aquecida.

Você pode colocar todos os ingredientes da refeição na panela de manhã e antes de ir trabalhar ligar sua panela e quando você voltar para casa sua refeição estará pronta, sem bagunça na sua cozinha, você não terá muitas panelas para lavar e sua cozinha estará limpa e organizada.

A panela elétrica também tem a vantagem de usar pouca energia, além de não deixar a cozinha quente com a temperatura do fogão normal. E a comida é muita gostosa. Podem-se preparar vários alimentos na panela elétrica, como legumes, pudim, mandioca, legumes, carnes, pão, etc. ainda se podem preparar juntos (misturados) ou separados.

As panelas elétricas eram conhecidas por sua capacidade de fazer arroz, hoje percebemos que com elas podemos preparar diversas receitas, pois os modelos de panelas elétricas que se encontram no mercado exibem múltiplas funções, tornando esse eletrodoméstico indispensável para qualquer dona de casa.

Razões para ter uma Panela Elétrica

Se você procura facilidade, e agilidade na cozinha, você encontrará modelos de panelas elétricas que além de preparar a comida também tem funções de aquecimento, assim você não precisa sujar várias panelas ou vasilhames para poder esquentar sua refeição no micro ondas ou no fogão.

Existem vários tamanhos e modelos de panela elétrica, tem a panela com capacidade para quatro litros que vem com suporte para cozer legumes e verduras no vapor, ela cozinha tudo ao mesmo tempo, tanto o arroz como os legumes e os vegetais é preparado no mesmo tempo.

Também tem a panela com capacidade até 1,2 litros para cozinhar os alimentos, além de ter a função de aquecer, este modelo tem um termostato que marca o tempo para comida não passar do ponto, não ressecar, não queimar. Esta panela também tem um sensor que é ativado quando a água seca e se desliga, ela é ótima por ser pequena, pois ocupa pouco espaço e pode ser levada a mesa, para servir o alimento diretamente.

Com a panela elétrica podemos preparar refeições completas, tanto doces como salgadas. Esse tipo de panela surgiu no comércio há alguns anos e as primeiras marcas que foram lançadas no Brasil eram japonesas e podiam ser compradas pelos canais de vendas na televisão, e seu preço era muito alto.

Hoje as panelas estão bem divulgadas e bastante populares, seu preço também baixou, com R$ 70 você compra uma panela elétrica e terá alimentos saudáveis e deliciosos.

Portanto, os Benefícios da Panela Elétrica são:

  • Uma alimentação mais saudável, livre de gorduras e frituras.
  • Menos sujeira na cozinha;
  • O tempo de cozimento é você quem determina;
  • É prática e fácil de utilizar;
  • Permite que os alimentos sejam servidos nela;
  • Permite aquecer e deixar os alimentos quentes pelo tempo necessário, sem que resseque;
  • Há economia de gás e a conta de energia não dará um salto tão grande afinal, não gasta tanta energia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *