Acessórios Indispensáveis Para Uma Cozinha Prática

Toda dona de casa precisa de objetos que deixem suas atividades muito mais práticas. A rotina de uma cozinha não é fácil e quanto mais você tiver em mãos aparelhos que ajudem a sua comida a ficar pronta mais rápido, ou então, não sujar tanto o ambiente e caso isso ocorra, ter em mãos um produto que limpe tudo com eficiência.

Como tudo é muito imediatista hoje em dia, precisamos buscar saídas para que estas atividades sejam mais satisfatórias do que cansativas e por isso vamos lhe ajudar com algumas dicas de utensílios que farão com que todas aconteçam como um passe de mágica. Escolhemos alguns itens que não podem faltar na sua cozinha. Confira.

Conjunto de Facas

Faca pode parecer tudo igual, mas existe aquela de cortar carne, outra para cortar peixe, a mais delicada para fazer a sua salada de todos os dias e também existe a que usamos como talher em nossas refeições. Algumas donas de casa não se preocupam em comprar um jogo de facas com diversas peças com tais utilidades e correm o risco de demorar mais para cortar aquele bife ou simplesmente sofrer pequenos acidentes enquanto cozinha.

Geralmente o conjunto ideal de facas vem com 10 peças de diferentes lâminas e tamanhos. No mercado você encontrará marcas diversas de faca e dependendo de cada uma delas, as suas faças podem variar de preço a partir de 30 reais.

Colher de Pau e Espátulas

Então você ganha um lindo jogo de talheres e precisa mexer a sua comida, vai e pega uma dessas peças. Pode acabar com elas danificadas pelo calor do fogão ou com a mão queimada por que a colher foi aquecida pelo mesmo. Ter uma colher de pau ou uma espátula é indispensável para cozinhar. Estes itens podem ser encontrados em todas as formas e materiais que você pode imaginar.

Alguns especialistas em cozinha alertam para não usar colheres feitas da madeira propriamente dita e preferir as colheres de plástico ou de bambu, pois não acumulam bactérias.

Descascador de Legumes

Na correria do dia a dia uma dona de casa precisa de mais praticidade possível e cortar legumes está em tal quesito. Quase todas as famílias hoje em dia possui o hábito de comer saladas em suas refeições e descascar algumas quantidades de verduras e legumes pode ser demorado e/ou cansativo. Se você ainda não tem um descascador de legumes entre suas peças de cozinha, está com certeza gastando muito mais tempo do que realmente pode.

Eles são feitos em sua maioria de lâminas extremamente afiadas e com espessuras e cortes diferentes. Próprios para deixar qualquer legume bonito, bem cortado e tudo isso feito em poucos minutos. Além disso, ainda evita que você desperdice o legume na hora de descascá-lo manualmente, já que eles retiram apenas a camada superficial mesmo e faz com que o seu aproveitamento seja maior.

Alguns destes descascadores ainda vêm com a função de retirar cascas de frutas, queijos e outros aperitivos. Você vai encontrar também os descascadores eletrônicos que são bem eficientes.

Formas de Tamanhos Diferentes

Chamamos de Formas de Bolo, mas elas não servem apenas para esta função. Você pode usar para assar carnes, fazer torradas, lasanhas e qualquer tipo de alimento que precise ir ao forno. Claro que o tamanho e a forma que terá a sua peça influencia bastante no uso então indicamos sempre que comprem formas retangulares ou redondas, sem aquele furo no centro e com o fundo falso, pois este facilita na hora de tirar o seu quitute.

Pinça e Luvas para Pegar Alimentos

Quem nunca passou pela experiência de sair caçando um pano mais grosso para segurar aquela panela ou aquela forma que saiu quente do forno? Isso é muito comum para todas as donas de casa e quase sempre geram acidentes porque o calor sempre ultrapassa o tecido. Para evitar esse tipo de contratempo você pode comprar luvas feitas especialmente para essas atividades. Elas são bem resistentes e apesar de muitas vezes não confiarmos, elas realmente dão um suporte muito bom na hora de tirar o alimento do forno. Sem queimar as mãos, o que é muito importante.

Assim como as luvas, as pinças para pegar alimentos também ajudam muito. Isto porque muitas vezes os retiramos do fogo e queremos colocar em uma travessa para servi e estas pinças nos ajudam nesse processo, evitando que a comida despenque da panela e cause um pequeno acidente. Sem esquecer aqueles alimentos mais delicados e que não podem ser “furados” por um garfo ou faca nesse processo de mudança da panela para a travessa.

Pincel de Cozinha

Se você já fez um bolo alguma vez na vida, com certeza sentiu-se em um beco sem saída na hora de untar a forma para depositar a massa. Apesar de existirem diversos métodos pela internet ensinando como untar uma forma ou panela sem sujar as mãos com a margarina, o pincel ainda é o mais eficiente de todos eles.

Você consegue pincelar seus alimentos, untar formas para bolo, espalhar o óleo em algum cozimento de forma que ele não fique concentrado em um único local e atrapalhe o cozimento. Você encontra diversos modelos de pinceis de cozinha para comprar no mercado, mas indicamos os de cerdas de silicone porque além de não soltar os fios, ainda suportam temperaturas mais elevadas.

Medidores

Então você vai fazer aquela receita deliciosa e pede para colocar 300 gramas de algum item. E agora? Se você não tem uma noção própria de medidas, com certeza se sentirá totalmente perdida. Medidas que envolvem também xícara, copo e colheres acabam saindo para mais ou para menos porque existem diversos modelos diferentes desses itens e uns são completamente maiores do que os outros.

Então nada melhor do que ter um conjunto de medidores em sua cozinha. Eles possuem um padrão e podem ser usados de acordo com o tipo que você comprar. Existem medidores em pesos, como é o caso dos medidores em gramas, alguns são em litros, outros em colheres, xícaras e etc. Escolha o ideal para seu perfil e evite errar as medidas na próxima vez que for cozinhar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *