Terrenos Urbanos

Hoje em dia as moradias estão cada vez mais caras e menores, dependendo do local onde é construída. Se o local onde pretende construir uma casa estiver em uma área que tenha uma ótima vizinhança, tamanho considerável e uma boa localização na cidade o seu preço será bem elevado. Isso ocorre por causa da urbanização que com a grande concentração de pessoas e a grande procura por casas torna o preço das residências muito alto.

Urbanização

A urbanização é a concentração de pessoas em um local mais desenvolvido tecnologicamente e a população mais desenvolvida, é uma área afastada de áreas rurais, por envolver se com atividades econômicas do setor secundário e terciário, como a industrial e o comércio, ao contrário da zona rural que trabalha com produtos de menor valor agregado.

Queimada em Terrenos Urbanos

Queimada em Terrenos Urbanos

Nas civilizações antigas já existiam cidades enormes que comportavam um número considerável de pessoas (Roma antiga, tinha aproximadamente 650.000 habitantes), mas foi só na Revolução Industrial que a humanidade percebeu o grande crescimento desordenado da população e a sua concentração em uma mesma área.

No inicio a agricultura dependia de muita mão-de-obra para a realização de suas tarefas o que impedia a indústria de utilizar esses trabalhadores e as cidades tinham que ser próximas das zonas rurais para que o alimento pudesse ser entregue. Mas com o aprimoramento dos transportes as cidades se tornaram menos dependentes de áreas próximas e puderam se instalar em locais distantes da origem dos alimentos.

Terreno a Venda

Terreno a Venda

Com essas melhorias as fábricas começaram a precisar cada vez mais de mão-de-obra o que começou a atrair moradores da zona rural para trabalhar na indústria, assim, começando a concentrar ainda mais pessoas em torno das fábricas, formando cidades, que pela ONU é considerado cidade um aglomerado de pessoas igual ou superior a 10 mil habitantes. A urbanização é considerada por muitos a causa e consequência da Revolução Industrial.

Com esse novo meio de moradia as pessoas se tornaram mais individuais, nas famílias tradicionais da zona rural varias gerações viviam sob o mesmo teto, agora com as novas moradias em uma casa moram apenas marido, mulher e filho(s).

Terreno Urbano

Terreno Urbano

Em países desenvolvidos (América do Norte e Europa) a urbanização já foi concluída na década de 50, nos países emergentes (Brasil, Índia, Rússia, México, entre outros) está quase completa e em muitos países da África a urbanização ainda não começou.

No começo das cidades havia uma grande concentração de pessoas e nenhum cuidado para com a saúde dessas pessoas e a sujeira fica espalhada pelas ruas sem nenhuma coleta. Em meados do século XIX houve uma melhoria nessas áreas como implantação de esgoto, iluminação, praças, transporte coletivo.

Nos dias de hoje a maioria da população vive na zona urbana e apesar das melhorias feitas, a população aumentou ainda mais e há muito que fazer para melhor as grandes cidades com relação à habitação.

Por Matheus Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Terrenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *