Dicas Para Contratar Mão De Obra Para Reforma

Para reformar, ou até mesmo construir algum dos cômodos de casas, apartamentos ou até mesmo salas comerciais, a escolha de profissionais ou até mesmo empresas que realizem o trabalho é um grande problema, pois a contratação deve ser planejada em diversos aspectos. Levando em consideração alguns itens para que o resultado de seu imóvel seja o desejado, um lugar bonito para viver ou trabalhar com satisfação, feito por uma mão-de-obra qualificada, para obter o melhor cumprimento de seus objetivos.

Dicas Para Contratar Mão De Obra Para Reforma

Dicas Para Contratar Mão De Obra Para Reforma

Há muitas dicas para realizar contratar mão-de-obra qualificada e confiável para realizar uma reforma bem executada. Confira, abaixo, algumas dicas que podem ajudar-lhe nesta busca:

Procure Por Referências

Seja para profissionais independentes, operários, empreiteiras ou até mesmo gerentes de projeto, você deverá, primeiramente, procurar em fontes confiáveis por indicações. Amigos e familiares que já expreimentaram serviços de algum local que faça esta mão-de-obra são os mais indicados a lhe dar referências sobre a qualidade do serviço, pois estas já comprovaram por si mesmas sobre o trabalho que eles realizam.

A internet também é uma fonte na qual é possível recorrer, procurando pelo nome da empresa ou até mesmo do operário, esperando encontrar elogios ou defeitos que terceiros encontraram em seus serviços. Porém, este meio não é muito confiável, pois qualquer pessoa pode introduzir um comentário qualquer na rede, não obtendo alguma fonte que esta informação proceda. Caso não haja alguma fonte de pesquisa, solicite à própria empresa que ela lhe passe o contato de clientes, os quais já desfrutaram de seu trabalho, podendo assim comunicar-se com eles e indagar sobre o que lhes foi feito.

Procure Por Referências

Procure Por Referências

Exija Que o Arquiteto Acompanhe a Reforma Ou a Obra

No caso de optar pela contratação de uma empresa, os funcionários serão melhor elaborados, sendo distribuídos funções específicas para cada uma das área de formação dos mesmos, possuindo, assim, um leque de diferentes profissionais para diversas funções, porém, uma das mais precisas, que proporciona iniciar a obra é o arquiteto.

Este profissional deverá tomar conta de todos os processos que serão feitos no imóveis, sendo o responsável pelo empreendimento e devendo acompanhar todos os passos dos operários mediante a reforma. Caso o arquiteto, quando solicitado, não participe dos serviços, e acontecer algo que não esteja de acordo com o planejado, o mesmo deverá responsabilizar-se pelos erros ocorridos, pois o profissional deveria, periodicamente, visitar o local para conferir se o trabalho feito até o momento está de acordo com o estipulado inicialmente. Além disto, é o próprio arquiteto que gerencia a obra, escolhendo quem serão os profissionais de mão-de-obra que irão prestar os serviços no imóvel, separando-os por setores como pintor, carpinteiro, eletricista, entre outros.

Confira Se o Arquiteto Está Devidamente Cadastrado No CREA

Este órgão é o Conselho Regional de Engenharia, onde consta os profissionais capacitados para diversas áreas, constando os documentos dos mesmos e a confirmação de que estes são capacitados para as funções exercidas, no caso, o arquiteto e gerente de projetos.

Prefira Contratar Empreiteiras Ao Invés De Profissionais Liberais

Para uma reforma tranquila, é indicado que uma empresa seja solicitada, pois ela possibilitará a você menores preocupações com o andamento dos serviços, além da contratação dos profissionais que irão atuar em sua reforma.

A vantagem é que empreiteiras entregam sua construção ou reforma já pronta, sem o proprietário precisar cuidar dos detalhes, nem ao menos preocupar-se se a obra está indo de acordo, pois todos os acordos feitos na hora da contratação serão estritamente seguidos, devido ao contrato feito inicialmente, além de serviços especializados que este tipo de empresa oferece, como reforma em telhados, acabamentos, parte de encanamentos, entre outros. Além destas vantagens, a maioria das empreiteiras ficam responsáveis pela compra dos materiais que serão utilizados na reforma, integrando o preço dos mesmos no preço total que foi combinado na contratação dos serviços.

Tome Cuidado Ao Contratar Profissionais Avulsos

Este é o processo que exige maior cuidado na escolha e confiabilidade nos serviços oferecidos pelo trabalhador, que muitas vezes não é específico, e sim, o considerado “faz tudo”, realizando qualquer tipo de reforma.

Por ser a opção mais barata, muitas pessoas adquirem prejuízos por contratarem profissionais que acabam por fazer de maneira incorreta o que lhes foi designado, em seguida sendo necessário que a pessoa contrate uma empreiteira para arrumar o que foi realizado, podendo até ser mais caro que contratar uma empresa logo de início. Caso o profissional seja confiável, e a reforma seja pequena, como pintura ou ajustes na parte elétrica, compensa procurar este tipo de opção.

Combine o Preço Anteriormente Ao Contratar o Serviço

Normalmente, você deverá ter em mente, acima de tudo, o que será feito na reforma, para que assim, ao procurar por empreiteiras ou profissionais, lhes sejam passados todas as etapas que deverão ser realizadas de acordo com o resultado esperado do trabalho.

Pagar Adiantado Não é Uma Boa Opção

Caso todo o dinheiro seja dado antes mesmo das obras começarem, pode ser que apareçam problemas, como o adiamento por falta de materiais, mão-de-obra ou qualquer coisa do gênero, afinal, os profissionais já terão ganhado pelos serviços que nem mesmo foram feitos, podendo não comprometer-se totalmente com o trabalho que será realizado.

O ideal é realizar o pagamento mediante a cada cumprimento de uma etapa, de acordo com o cronograma que foi montado, assim você garante que os serviços sejam feitos de acordo com o combinado, e com qualidade. Caso eles não façam o serviço, não receberão o pagamento, assim estimulando-os a cumprir suas tarefas. No caso de contratar uma empreiteira, o pagamento de seus funcionários será realizado pela mesma, devido ao contrato que eles tem com carteira assinada, então, o pagamento do proprietário que solicitou a reforma deverá ser realizado diretamente à empresa contratada.

Informações Importantes

Siga os passos acima, previna-se de algumas complicações que sua reforma pode apresentar e siga as dicas para a contratação de profissionais ou empresas qualificadas nos mais diferentes ramos que a tarefa irá necessitar para que fique do jeito que você deseja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *