Cuidados a Serem Tomados Antes De Derrubar Paredes

Derrubar paredes é uma das formas mais simples para criar espaços e ampliar ambientes em uma casa. Porem, como toda obra que mexe na estrutura de uma casa, você precisa ter cuidado para evitar danos futuros. A parede são as bases de sustentação de uma casa, e movimentá-las ou eliminá-las pode trazer problemas estruturais sérios a seu imóvel.

Contratar um profissional da área é extremamente importante antes de qualquer derrubada de fato. Por mais que você entenda sobre construção, se não for um engenheiro seu conhecimento é superficial em obras e poderá causar danos reparáveis, mas de alto custo. Até mesmo pedreiros não são indicados para tais obras, sendo preciso contratar profissionais graduados que entendam bem do assunto para assim poder ter uma construção sem danos e perdas.

Cuidados a Serem Tomados Antes De Derrubar Paredes

Cuidados a Serem Tomados Antes De Derrubar Paredes

Paredes Conjugadas Precisam De Autorização De Um Vizinho

Você não pode simplesmente derrubar paredes da forma que desejar se tiver casas unidas. Paredes conjugadas significam que você compartilha a mesma parede com a de um vizinho, e não pode apenas derrubar, colocar uma janela ou mudar de posição. Ao fazer isso você está movimentando a área do vizinho, e precisa de autorização dele. Isso vale para ampliar sua casa, pois você está invadindo a área alheia, ou apenas movimentar paredes, mesmo que seja para reduzir.

Paredes Conjugadas Precisam De Autorização De Um Vizinho

Paredes Conjugadas Precisam De Autorização De Um Vizinho

Não Derrube Paredes De Apartamentos Sem Autorização

Se você observar um edifício em construção vai entender mais facilmente o porquê que não deve derrubar uma parede a seu bel prazer. Os prédios são feitos como um pequeno mosaico, sendo o piso da sua casa o teto da de cima. As colunas e vigas sustentam toda a estrutura, e as paredes são as formas dos pisos e tetos se manterem segurando o espaço. Elas são colocadas em algumas posições para dividir o peso e fazer com que o teto fique firme. Quando uma parede é retirada, as outras podem ficar sobrecarregadas e acabar por cair ou criar sérios danos. Rachaduras são os primeiros sinais de que há algo errado em sua reforma.

Algumas paredes, no entanto, existem apenas para efeito decorativo. Como avaliar isso? Com um engenheiro. Ele irá avaliar a planta predial, como as paredes estão dispostas em relação às vigas e assim aconselhar ou não a derrubada de uma parede para reforma. Depois de um aval do profissional, deve-se ainda ter cuidado para não movimentar nenhuma parte crucial da construção e fazer de forma que as paredes laterais não sofram.

Há casos diversos de prédios comprometidos por conta de pequenas reformas. Quanto mais baixo for o apartamento em que uma parede for removida, maior pode ser o dano. As paredes dos primeiros apartamentos suportam um peso maior, e acabam por sobrecarregar as demais de uma forma estrondosa. Contudo, há uma boa noticia: se a cobertura fizer uma reforma, não há problemas, pois não há peso em cima do apartamento para as paredes terem que dividir.

O ideal é sempre consultar as plantas da construção para saber em quais paredes se pode mexer sem ter prejuízo. Construtores antigos não sabem e podem orientar a obra erroneamente, mas os edifícios modernos costumam ter formatos retangulares e não quadradas. Neste modelo, as paredes menores são as mais importantes na distribuição de peso. Para saber, basta observar a planta da construção, em poder na maior parte dos casos com o sindico ou você pode consultar a construtora do edifício.

Casas De Primeiro Andar Seguem a Mesma Regra Que Os Apartamentos

Casas com mais de um andar seguem os mesmos princípios estruturais do apartamento. O peso também é divido entre as paredes e a remoção de uma delas pode também causar problemas estruturais. Antes de se fazer tal façanha, o melhor é contratar um profissional para se ter certeza que está agindo corretamente. Quanto mais cuidado melhor para o seu imóvel.

As casas também podem apresentar outro problema sério. Em alguns casos, as paredes se apoiam e acabam por causar danos quando são removidos. Fachadas inteiras já caíram porque se removeu uma parede importante da casa sem planejamento. Tal qual nas explicações anteriores, é preciso sempre planejamento com a ajuda de um profissional.

Tente Primeiramente

As Vigas Ficam. As Paredes Vão Embora.

Uma das regras básicas de uma construção é que as paredes sustentam sim o peso do teto, mas as vigas é que são a base. Quando elas são derrubadas, todo o teto tente a ruir. Caso você não saiba identificar, vigas são bases mais largas que podem ou não continuar em uma parede. Elas costumam ser mais grossas e partes difíceis de ser perfuradas com apenas uma furadeira comum. Caso tenha que remover alguma parede, procure as vigas e as deixe intactas. Na maior parte dos casos, quando ela é removida o teto ou desaba ou fica bem comprometido.

Cuidado Com As Instalações Elétricas e Hidráulicas

Na maior parte das casas, canos e fios passam pelo interior das casas. Antes de derrubar todos os cuidados básicos devem ser tomados. Os principais são desligar o circuito geral de energia e de a corrente de água das paredes. Em casas rebocadas, recomenda-se perfurar alguns milímetros ou remover com espátula para encontrar os fios necessários. Lembre-se: ao derrubar a parede, a ligação elétrica será interrompida e deverá ser feito um novo circuito para ligar os fios contidos naquele espaço.

Quanto Menos Força Melhor

Você deve mesmo usar uma marreta para derrubar uma parede, mas pense em batidas mais pontuais para as pancadas não estremecerem as paredes ao lado e criar rachaduras. Quanto mais eficientes e constantes forem suas pancadas melhor para a construção.

Construa Paredes De Gesso

Se você quer movimentar paredes em sua casa de forma constante e não comprometer a estrutura, uma boa dica pode ser optar por paredes de gesso. Elas podem ser derrubadas facilmente e são mais simples de serem levantadas. Uma parede de gesso pode ser erguida em menos de uma manhã, enquanto uma parede comum pode levar até dois dias entre tijolos e cimento e revestimento. São mais baratas também em se tratando de gastos com material.

Para Assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=k7P-4zue1hk

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *