Como Fazer Uma Reforma Sustentável e Preservar a Natureza

Se você está para fazer uma reforma na sua casa e ainda não pensou por onde começar e o que fazer, temos uma ótima dica. Que tal fazer uma reforma sustentável e dar uma mão para preservação do meio ambiente? Sim, a natureza pode ganhar com a sua obra de várias formas, na troca dos pisos, no revestimento da parede e com muito mais. É só pensar que atualmente é possível encontrar vários itens para obra que foram produzidos preservando a natureza, não poluindo.

Como Fazer Uma Reforma Sustentável e Preservar a Natureza

Como Fazer Uma Reforma Sustentável e Preservar a Natureza

Para começar, fique sabendo que o mercado oferece muitos itens para sua obra que estão de “bem” com a natureza, como por exemplo, os revestimentos sustentáveis. Eles são feitos de modo que não agridem o meio ambiente e não fazem mal aos moradores da casa. Esse pode ser o primeiro ponto para fazer a sua reforma sustentável.

Os profissionais ressaltam que os revestimentos sustentáveis são tão bonitos quanto aqueles que não são e ainda tem como vantagem o custo menor e a funcionalidade. Ele pode ser de origem industrial ou artesanal, e o melhor de tudo, não é poluente, porque é isentos e substâncias tóxicas.

Porém, não é só no revestimento que você conseguirá fazer uma reforma sustentável. É possível encontrar uma série de outros produtos com o mesmo compromisso de preservação do meio ambiente. Lembre-se que qualquer matéria-prima que possa ser reciclada ou renovada deve fazer parte do seu projeto.

Outros Pontos Que Fazem Uma Reforma Sustentável

Além de comprar materiais que sejam recicláveis ou que possam ser renovados, também aqueles que são o resultado de um novo uso para alguma coisa que foi usada. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o processo produtivo desta matéria-prima, que se sustentável, foi feito com baixo consumo de água e de energia.

Pense também se o produto que você está usando gerou menos resíduos na instalação e na fabricação. Isso tudo faz com que ele se torne um produto sustentável e estará de acordo com a sua reforma.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a preferência por produtos livre de compostos orgânicos voláteis.

Outros Pontos Que Fazem Uma Reforma Sustentável

Outros Pontos Que Fazem Uma Reforma Sustentável

Algumas Ideias De Materiais Que Tornarão a Sua Reforma Sustentável

Você poderá encontrar materiais alternativos e muito interessantes para a sua reforma sustentável, como por exemplo, revestimentos de coco, bambu ou cortiça. Todos esses são materiais renováveis e muito usados por arquitetos para revestir as paredes. Outra dica dos profissionais são as resinas de óleo vegetal, que também servem para o chão e não só para as paredes. Sem falar, que são ótimas para ambientes onde o piso poderá ser molhado.

Uma outra vantagem desse tipo de material em uma reforma sustentável é a possibilidade de colocar o piso sobre aquele que já existe, evitando maiores transtornos e fazendo menos resíduos de obra.

Porém, se você ainda prefere um piso de madeira, o assoalho ou taco, pode optar por aqueles que possuem o selo FSC, que significa que foram pensados para quem está querendo fazer uma obra sustentável.

Veja Quais São As Vantagens De Usar Revestimentos Sustentáveis Na Sua Reforma

  • Eles têm uma longa durabilidade.
  • Eles são muito resistentes.
  • Os revestimentos sustentáveis são fáceis de limpar e conservar.
  • Trabalhar com esse tipo de material significa ganhar tempo na instalação, que prática e rápida, podendo ser até mesmo feita só com cola e encaixe.
  • Na hora de instalar você diminuirá o barulho da retira do velho piso, não terá toda a sujeira da poeira que irá subir e evita o cheiro de pó de obra.
  • O acabamento desse tipo de revestimento é de excelente qualidade.
  • É possível encontrar uma ótima variedade desse tipo de revestimento, que são modernos e bonitos.
  • Servem para qualquer que seja a temperatura.
  • Você pode usar um revestimento sustentável para um ambiente sofisticado.
  • E as suas maiores vantagens é que se trata de uma matéria-prima de bem com o meio ambiente e que não faz nenhum tipo de mal a saúde das pessoas que vivem naquela casa.

A Construção Civil e o Mal Que Ela Faz Ao Meio Ambiente

Você sabia que a construção civil é uma das atividades que causa um grande impacto negativo ao meio ambiente? Entre os materiais usados para fazer uma reforma, 35% dele é extraído da natureza, sem falar em toda a água e a energia que é necessária para abastecer.

Todos esses males que são provocados pela construção civil estão sendo repensados por engenheiros e arquitetos para que as obras sejam sustentáveis, isto é, não sejam nocivas ao meio ambiente. Vamos compartilhar os pontos principais que são usados para esse tipo de obra e assim, podemos aplicá-los também na reforma da nossa casa, transformá-la em sustentável.

  • Peça o seu arquiteto um projeto sustentável, inteligente, que esteja de olho no aproveitamento dos materiais e recursos que preservem o meio ambiente. Peça também para ele pensar em detalhes como o melhor aproveitamento da luz solar, plantas para dar mais leveza ao ar, entre outras coisas. Discuta tudo isso na hora de fechar o projeto e antes de começar a reforma.
  • Você tem a possibilidade de usar materiais ecológicos, que são eficientes e têm um ótimo preço, como por exemplo, concreto e plástico reciclados. Também inclua na sua lista, caso necessário o uso de madeira, aquela de reflorestamento.
  • Além do máximo aproveitamento da energia do sol, pense na eficiência energética. Antes de sair colocando um monte de lâmpada e comprar aparelhos, veja aqueles que economizam energia. Normalmente, eles custam um pouco mais, mas logo você terá uma boa redução na conta de luz, e o investimento será recompensado.
  • A água não pode ser desperdiçada nunca, durante a obra deverá ser usada de forma adequada. E por que não usar a água da chuva também? É uma boa dica para a sua reforma sustentável. E claro, escolha os modelos de torneiras mais modernos, que evitem o desperdiço, como o pinga pinga depois de fechada. Aqui também vale um investimento maior.
  • O material usado na reforma também pode ser uma maneira de reduzir a poluição. Prefira ferramentas feitas de metais reutilizáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *