Projetos de Pequenas Piscinas

Durante as estações mais quentes, quem é que não sonha em ter uma piscina em casa para se refrescar a vontade? O problema é que nem sempre há espaço o suficiente ou grana para montar uma área de lazer refrescantes dessas para desfrutar durante o verão.

A novidade é que embora as piscinas precisem sim de bastante espaço e um investimento generoso para que fiquem bem instaladas e tudo o mais, hoje em dia existe a possibilidade de criação de piscinas menores e que possam ser compatíveis com o tamanho do quintal ou da área de cada casa.

Existem alguns modelos de piscina que você pode escolher qual melhor combina com a sua casa, o seu espaço ou o seu estilo.

Estilo Ilha

Nesse modelo, metade da parede ou muro que cerca a piscina é revestido de pedras, ela é afundada na terra, e as bordas são compostas por placas de granito que imitam mármore ou materiais parecidos. O modelo da piscina pode ser arredondado para que o espaço seja mais bem aproveitado.

Algumas plantas podem ser colocadas no muro de pedra ou sobre ele ou nas beiradas no pé para que elas subam, as trepadeiras são ótimas para esse tipo de efeito, formam uma cortina vegetal.

A piscina pode ter 1,40 m de profundidade ou mais e caso haja crianças na casa, ela pode ter alguns degraus ou uma espécies de deque na beirada também pode ser feito para permitir que crianças nadem em uma região mais rasa.

Cores azul cobalto, ou aquele tom azul mais esverdeado fica ótimo nesse modelo de piscina. A decoração pode ficar por conta dessas cores ou em tons um pouco mais amarelados também.

Estilo Spa

Essas são projetas para não ocupar muito espaço ou para casas com pouco espaço no quintal para uma área de lazer. É semelhante a um ofuro ou banheira de hidromassagem, portanto essa piscina tem um estilo ou pouco mais tranqüilo, como um lugar para entrar entre amigos e bater um bom papo.

Ela é construída no concreto, e em formato quadrado. Esse modelo permite a junção de itens em alvenaria, como a própria borda e uma fonte também pode ser feita. Possui algumas espécies de plantas em volta como palmeiras e dianelas ou orquídeas com bambu, dão uma textura diferenciada.

Embora pareça simples esse estilo de piscina concede riqueza a casa, devido aos detalhes que são o ponto alto dela, pois demonstram conforto e transmitem um ar tão convidativo que nem precisa ser tão grande para chamar a atenção.

Estilo Arredondado

Arredondado pelo simples fato de não fazer uma piscina completamente redonda, dá pra inventar modelos sem inventar muita coisa. Com detalhes simples, nem que for uma pontinha, ou uma pequena curva já muda o design e o que era comum e simples fica diferenciado.

Os modelos ovalados também estão em alta e elas podem ser construídas em concreto armado. Em volta dela alguns especialistas em paisagismo indicam plantas, mas desde que elas não exijam tanta manutenção, pois assim não atrapalha o processo de limpeza da água.

Para compor a parede ou o muro próximo da piscina uma treliça de madeira também com trepadeiras fica charmoso e dá um ar do campo para o local.

As bordas das piscinas são de cimento e uma parte dela pode ficar revestida com madeira para que não fique tão quente, como se fosse um deque mesmo, ali podem ficar dispostas algumas espreguiçadeiras, mesas e cadeiras com guarda sol.

Estilo Cascata

Esse estilo fica bem instalado em prédios. Elas são sobrepostas ao chão, ou sejas ficam altas, assim dá pra implantar a cascata ao redor dela. Esse modelo é retangular, mas também pode variar de acordo com o espaço. A piscina desse estilo é feito com pisos de mármore dentro e fora dela, as beiradas também são feitas com placas de pedras.

As plantas podem estar plantadas em vasos que fiquem na mesma altura da piscina e podem ficar dispostas por toda a sacada do apartamento. Um deque também pode ser colocado de um dos lados da piscina, preferencialmente próximo a sacada.

E para ficar próximo a parede do apartamento podem ser plantadas murtas que crescem simultaneamente e acompanha ela na vertical sem atrapalhar a passagem de dentro da casa para a piscina.

Os Projetos

Toda piscina pode ser planejada e feita em qualquer espaço, claro que vai variar o tamanho dela, mas qualquer pode ter uma piscina em casa e desfrutar desse conforto nos dias mais ensolarados.

O investimento em um projeto desse tipo pode ser alto ou baixo, tudo vai depender do modelo e do estilo de piscina que você procura. Existem alguns modelos mais baratos e também de qualidade, como também existem os que são melhores e bem mais resistentes ao sol a chuva.

Para quem gosta do deque próximo a piscina já vai gastar um pouco mais, pois a instalação dele já requer alguns cuidados a mais, assim como a madeira deve ser tratada também para resistir ao sol e a chuva e as vigas também devem resistir há um certo limite máximo de peso.

Muito dos gastos em projetos de criação de piscinas também implicam nos artigos de decoração que serão colocados em volta dela. Uma parede de pedras, uma cascata, isso tudo pode aumentar ou diminuir o orçamento do seu projeto. Peças de alvenaria ou placas de pedras podem variar bastante no preço do seu projeto.

É importante lembrar que todo e qualquer tipo de projeto desse tipo deve ser feito com o auxilio de um engenheiro ou arquiteto, eles entendem melhor o que o seu ambiente ali vai precisar para que o que você deseja seja feito. E caso a sua vontade seja implantar uma piscina na sua área de lazer, mas você mora em um prédio, é necessário consultar os engenheiros do prédio para saber se o mesmo suporta o peso e todo o resto dos seus planos.

Muitos dos projetos podem ser bem simples mas bem elaborados podem fazer a diferença e deixar a sua área de lazer muito mais aconchegante, bonita e ao mesmo tempo bem disposta a receber amigos para se refrescar durante o verão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *