Desenhar Plantas de Casas

Você sabia que você mesmo pode colocar no papel como será a casa dos seus sonhos? Já para dar uma forcinha para o seu arquiteto e deixar bem claro, quais são os seus desenhos. Você deve estar se perguntando como fazer isso já que o seu forte não é desenho e não tendo estudado arquitetura.

A resposta é simples, você pode fazer esse rascunho fazendo uma planta online. Existem vários programas gratuitos que dá para baixar e experimentar. Alguns além da planta, ainda permitem que você projeto os móveis.

Das Ideias à Construção

O primeiro passo que é necessário dar quando se pensa em construir uma casa é aquele de desenhar a planta. Por mais que pareça uma etapa fácil de ser vencida, porque você tem tudo na cabeça, não é bem assim. Imaginar é sempre bem diferente do que fazer e a planta pode virar uma grande dor de cabeça.

A sensação de que desenhar uma planta de casa é bem simples é comum, uma vez que quando a olhamos em um papel, parece mesmo, que foi tudo pensado de forma rápida e sem nenhum tropeço no meio do caminho. Porém, para chegar até aquela ponto, pode ter certeza que muitos fatores foram considerados, muitos problemas foram superados e muitos ajustes foram necessários. Acertar de primeira é um pouco conto de fadas. 

Na hora de se desenhar a planta de casa é necessário considerar alguns detalhes que são bem importantes, o tipo do terreno, por exemplo, o tamanho da casa que pode ser construída, (observando as normas da prefeitura da cidade), o que você deseja, o quanto planeja gastar.

Lembrando para quem não está acostumado e não é um profissional, que em uma obra, cada metro quadrado a mais que é colocado na planta, representa um grande custo no valor da obra. O que parece bem pouco no papel terá um custo bem significativo. Além de outros detalhes que devem ser considerados.

O Processo de Desenho de Uma Planta

Quando é necessário construir uma casa é hora de buscar um profissional, que deverá assinar o projeto. Alertando, que sem ele, você não terá autorização da prefeitura para realizar a construção. São as etapas do processo, que pode perfeitamente começar, com a sua ideia de planta desenhada no papel para apresentar ao arquiteto ou engenheiro escolhido para criar a planta oficial. Lembrando que somente profissionais registrados é que podem assinar um projeto.

O engenheiro ou arquiteto deverão fazer o desenho da planta e todos os detalhes do projeto, que inclui planta baixa com os detalhes até onde ficarão os móveis, mas também, a parte hidráulica e elétrica.

A única coisa que você poderá fazer é usar lápis e papel ou um programa de computador para desenhar plantas de casa para mostrar para o profissional contratado quais são as suas ideias.

Programas Para Desenhar Planta de Casa

1- Sketchup: É um software muito profissional, por isso, é muito comum ver profissionais tanto de design quanto de arquitetura usando para trabalho. Não é um programa que se possa usar online, deve ser instalado depois de baixar no computador. Porém, somente as pessoas que possuem o mínimo de conhecimento de design é que consegue usá-lo. Aqueles que nunca tiveram o menor contato com essa área devem optar por um outro programa.

Esse programa está disponível em duas versões, uma grátis e a outra paga, sendo que a primeira tem menos recursos.

Imagem de Amostra do You Tube

2- FloorPlanner: Outro programa para desenhar plantas de casa e tem como vantagem ser um aplicativo online. Uma boa opção para quem não tem um computador tão bom e prefere trabalhar online. Não é preciso fazer download do programa, tudo pode ser feito no site, porém, é mais usado e aconselhado para desenhos de plantas baixas.

É um programa bem fácil de usar e por isso, acessível para quem nunca trabalhou com arquitetura. Basta fazer a escolha dos objetos e arrastar e soltar onde você quer, dessa forma, é possível montar o projeto da sua preferência.

Este programa está disponível em três versões, sendo duas pagas e uma gratuita, com menos recurso.

Imagem de Amostra do You Tube

3- Homestyler: Também é um programa de serviço online para se desenhar plantas de casa. Uma ótima notícia para quem não está querendo baixar o programa no computador. Ele serve para desenhar a planta da casa e também tem uma função para fazer o design das áreas internas. Com esse programa dá para imaginar os móveis e outros objetos decorativos.

Uma das vantagens apontadas comparando esse site com outros do mesmo objetivo é que ele tem uma galeria com projetos de outros usuários e você pode, se quiser, usar qualquer um deles para iniciar o seu. Isto é, como base para o seu, fazendo as modificações que julgar necessárias. Trata-se de um programa de desenhar plantas de casa totalmente gratuito.

Imagem de Amostra do You Tube

Dicas Para Desenhar Plantas de Casa

  • Se a sua praia não é desenhar casa e será uma experiência única para dar ideia ao arquiteto que tipo de projeto deseja, então, não pense na perfeição. Busque passar para o papel ou para o programa que está usando o que você quer da maneira mais clara possível, sem se prender a detalhes de um projeto profissional. Neste caso, suas ideias claras são mais importantes do que o projeto.
  • Não se prenda as medidas exatas, o importante é que elas fiquem claras para querem fará o projeto original. Porém, tenha a ideia bem clara do espaço do terreno que você tem e como quer dividir. Imagine que no papel você poderá criar quantos cômodos quiser, mas não será assim no terreno real. Por isso, para se ter um desenho o mais próximo do real busque tentar seguir as regras usadas pelos profissionais quando fazem o desenho da planta.
  • Dê preferência aos programas que deixam que você tenha ideia de como ficarão móveis e outros objetos. É uma boa maneira de se ter uma visão mais próxima do real de como ficará a sua planta e depois a construção pronta. Quanto mais elementos se coloca, mais próximo do real você chega.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir maiores informações sobre programas para fazer plantas de casas, com eles você pode desenvolver ideias para saber exatamente o que quer ao contratar um engenheiro ou arquiteto. Para visualizar melhor seu projeto, as plantas de casa 3D são as melhores opções. No caso de sobrados e prédios, é importante se preocupar também com as plantas de escadas, já que elas precisam ser seguras e oferecer a possibilidade de locomoção com eficiência.


Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *