Como Calcular Porta Para Dobradiça Reta

Na hora de instalar um móvel em casa a gente conta, quase sempre, com um montador profissional. Nem todo mundo tem a habilidade necessária para isso. Mas e quando não temos um montador profissional? Quem nunca fez uma certa confusão na hora de instalar as dobradiças?

As dobradiças são itens muito pouco lembrados. É algo que a gente só se lembra quando acontece algum problema mesmo. Mas é bom conhecermos um pouco dessa pecinha que faz toda a diferença em nossos móveis. São mais importantes do que a gente imagina.

As dobradiças são usadas, normalmente, para sustentar as portas, portões, móveis, as janelas, e também para possibilitar a abertura e o fechamento das esquadrias sem barulho e de uma forma bem suave. E elas podem ser de diferentes modelos, como recobrimento total (a dobradiça reta), recobrimento parcial – aplicação dupla (dobradiça curva) e porta embutida (dobradiça super-curva).

Dobradiça reta: possuem o cobrimento total. A porta fica posicionada ao lado do corpo do móvel, com uma folga mínima na lateral, só um pouco de abertura que permita que a porta se abra com segurança. A vantagem desse modelo é que o seu fechamento é automático, através de mola. É muito utilizada em portas de armários de cozinha.

Dobradiça curva: possui um cobrimento parcial. Indicada para painel central, onde serão posicionadas 2 dobradiças. Em cada porta há um cobrimento menor, o que possibilita a sua abertura.

Dobradiça super-curva: esse modelo trabalha por dentro. Possui 16 mm de curvatura. Para esse modelo, a porta fica embutida.

Manutenção de Dobradiça

A vida útil de uma dobradiça pode ser influenciada por vários fatores, como o material utilizado na fabricação, o excesso de sol a que está exposta, umidade e maresia. Embora seja algo que a gente não troca com muita frequência, existem alguns cuidados que podemos ter com nossas dobradiças para aumentar sua vida útil ainda mais, como o uso de lubrificantes, por exemplo. Eles evitam rangidos e corrosões. No manual do fabricante, é possível encontrar a informação de periodicidade para a aplicação de lubrificantes de acordo com o modelo da dobradiça.

Informações Sobre Dobradiça

Instalar as dobradiças retas é mais fácil do que se pensa. Sua versatilidade permite realizar alguns ajustes mesmo depois de instalada. Várias marcenarias utilizam somente esse modelo para pendurar portas de armários. Para saber a quantidade de dobradiças a serem utilizadas em uma porta, é necessário considerar algumas variáveis como altura, o peso da porta e a sua largura. Em alguns casos, como em portas diferentes das usuais, e em armários com espelhos, é necessário realizar um teste de montagem. Quando se trata de portas fabricadas em MDF e MDP, é recomendável usar o gráfico abaixo para saber a quantidade de dobradiças a utilizar.

Para situações diferentes dessa descrita, os fatores variam para cada situação. O gráfico acima serve apenas como uma referência. Se houver dúvida, é importante é recomendável realizar teste de montagem ou usar mais dobradiças para garantir.

No vídeo abaixo é possível ver a instalação correta da dobradiça, bem como as medidas necessárias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Portas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *