Como Fazer um Lago Artificial no Jardim

Um lago é uma formação geografia formado a partir de uma depressão natural na superfície da Terra e que acumula uma determinada quantidade água em seu interior. Essa água pode originar-se a partir da chuva, de uma nascente próxima, de outro curso de água já existente como de rios e lagoas ou qualquer tipo de deságue que aconteça naquele espaço determinado.

Existem alguns lagos que são conhecidos no mundo inteiro por suas belezas e sua formação. O Lago Ness, localizado na Escócia, é talvez o lago mais famoso do mundo. Você com certeza já deve ter escutado falar do monstro que habitava esse lago e que comia quem se banhasse por lá. Esse aterrorizante monstro era uma espécie de dragão que vivia no fundo do lago, porém nunca foi atestado cientificamente como existente e até hoje permanece como um dos folclores mais conhecidos do mundo.

Lago Artificial no Jardim

Lago Artificial no Jardim

Mas não é de folclore que vamos conversar aqui, mas de lagos e principalmente os lagos artificiais. Esse tipo de recurso está muito solicito atualmente pois ajudar a compor de uma forma elegante e delicada  ambiente. Ele deixa o seu jardim com um aspecto mais natural e uns são tão bem construídos que parecem até lagos de verdade. A construção de um mimo desse pode pesar no orçamento e sua manutenção também não é tão barata, mas a sensação agradável e confortante que eles causam pode valor muito a pena.

Se você gosta de investir em paisagismo, vamos saber um pouco sobre esse artifício e como construir um lago artificial no seu jardim? Além de bonitos, eles favorecem e muito a biodiversidade, pois são mais um espaço no universo para a propagação de espécies de peixes e plantas.

Por Onde Começar

Qualquer pessoa com habilidade pode construir o que quiser, porém existem cuidados e atenções que somente os profissionais devidamente treinados conseguem desenvolver. Portanto apesar de ser possível você construir seu lago artificial, mesmo que de forma mais simples, o mais indicado é você contratar a consultoria de um paisagista ou qualquer tipo de profissional que seja especializado em construção.

O segundo passo importante para a construção do seu lago, é montar um projeto no papel. Não caia no conto do “saber de cabeça”, pois uma construção boa e bem estruturada é aquela em que todas as medidas são cuidadosamente calculadas e o espaço analisado numericamente. Sendo assim, mais uma vez ressaltamos a contratação de um profissional para efetuar esse processo, pois ele saberá exatamente quais as medidas ideais para  o seu lago, sem afetar o resto do seu jardim e até mesmo da sua casa.

Opte por projetos que utilizam o cimento e a vibra de vidro como base. Não adianta querer inovar e não apresentar segurança no seu projeto. A base bem estruturada não é importante apenas para a durabilidade do seu lago artificial mas também para a sua segurança e para a limpeza também, pois dependendo do material que você ousadamente possa utilizar para construir seu lago, você pode ter uma despesa maior com esse aspecto.

O próximo passo a ser atentado refere-se a forma e profundidade do seu lago artificial. Lembre-se que você terá um ornamento e não uma piscina. Se pensa em construir seu lago para ocasionalmente utilizá-lo como piscina, esqueça essa possibilidade. Lagos são ornamentos e devido a diversos fatores não é indicado que você faça uso do mesmo para eventuais banhos.  Nesse caso, você não precisará de um lago com uma profundidade muito grande, mesmo porque isso tiraria todo o charme de observar os peixes no dia a dia, sem falar na questão da segurança principalmente se existirem crianças no local e também a profundidade muito grande, dificulta a diversidade. A profundidade ideal para um lago artificial é de meio metro.

Como Construir o seu Próprio Lago Artificial

Para montar o seu lago é bem simples.

  • O primeiro passo é deixar a grama do terreno bem retangular, o indicado é de 10 centímetros de espessura.
  • Na parte do lago onde ficará a água,  a profundidade deve ser de 20 ou 30 centímetros, como já citamos mais acima, já a área restante deve ter a profundidade final escolhida por você.
  • Agora você precisará colocar uma lona que servirá como base do lago, é justamente por isso que é importante certificar-se de que as paredes estejam completamente lisas e não tenha nenhum objeto capaz de rasgá-la.
Projetar e Construir

Projetar e Construir

  • Estique bem sua lona a ponto de deixar parte de seu comprimento para fora da cavidade para poder fixá-la.
  • Após no máximo quatro dias de formação do lago e preenchimento do espaço e com sua lona agora completamente e corretamente localizada, você pode fixá-la. É bem simples, basta plantar sobre a parte restante que ficou na borda, plantas ou apenas grama.
  • Você pode ainda comprar um totalmente construído e terá apenas que fixá-lo no seu terreno. Essas são saídas para aquelas pessoas que evitam construção em casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Decorando seu Lago Artificial

Essa é a melhor parte, afinal não existe razão de ter um lago artificial se não vai existir aquela decoração caprichada não é verdade? Existem três tipos de plantas que podem ser cultivadas nesse tipo de lago: as plantas emergentes ou marginais, as plantas flutuantes e as plantas submersas. Vamos entender cada uma delas.

As plantas emergentes ou marginais são aquelas que nascem ao redor do seu lago. Elas precisam da água do ambiente, porém não vivem totalmente no meio aquático. As flutuantes como o próprio nome se refere, são as plantas que vivem na superfície das águas e não têm raízes. Ao contrário, encontramos a terceira opção, que são as plantas submersas que vivem embaixo da água e possuem raízes fixadas no terreno.

Quanto a escolha dos peixes você deve primeiro atentar às dimensões do seu lago. Caso ele seja pequeno, não recomendamos a criação de peixes, pois eles se reproduzem facilmente e dessa forma perderiam espaço. Se você, no entanto, tem um grande lago em casa, algumas espécies são ideais e se adaptam facilmente em qualquer ambientes, a carpa, o peixe dourado e o esgana gata são as melhores opções para esses casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>