?> Tudo Sobre Os Detergentes | Imóveis Cultura Mix

Tudo Sobre Os Detergentes

Usamos produtos de limpeza no nosso dia a dia para tudo. Eles já existem há um bom tempo e foi uma das grandes descobertas químicas que ajudaram as donas de casa ao redor do mundo. Mas o universo dos detergentes ainda é ouço explorado e mesmo as mulheres e homens fazendo uso diário e constante desses produtos, muitos não sabem nem na verdade do que é feito um detergente.

Se você já parou para pensar como esses produtos se tornam tão eficiente e do que de verdade eles são feitos, você vai aprender tudo agora mesmo. Você vai aprender um pouco mais sobre a formação química desses produtos e sobre a funcionalidade e finalidade de uso de cada um deles.

Tudo Sobre Os Detergentes

Tudo Sobre Os Detergentes

O Que São Detergentes?

Se você fizer essa pergunta a qualquer dona de casa, com certeza vai ouvir como resposta, que são produtos usados para lavar louça, roupa e ajudar na limpeza geral da casa. Para químicos, os detergentes são surfactantes, substâncias chamadas de anfipáticas. Esse tipo de substâncias, são as que apresentam em sua composição, uma estrutura molecular polar e outra estrutura apolar.  Essa formação molecular faz com que os detergentes atuem em duas estruturas, no caso a gordura, que é a parte apolar e a água que é a parte polar.

É justamente por isso que os detergentes conseguem tirar a gordura da sujeira que se acumula sobre uma determinada superfície. Esse líquido é formado por alcoóis e Sais de hidrogenosulfato de alquila, formando-se em uma cadeia alquílica muito longa e, portanto, constantemente estudada pela química e passível de mudanças.

O Que São Detergentes?

O Que São Detergentes?

Detergentes Biodegradáveis

Aparentemente inofensivos, os detergentes comuns podem ser responsáveis por grandes impactos ambientais. É meio contraditório pensar nessa possibilidade, já que  eles são utilizados para limpeza doméstica e de indústrias, mas quando liberados no meio ambiente, eles exercem um papel totalmente diferente.

Acontece que quando o detergente entra em contato com a água nas tubulações de casas e indústria, onde são despejados, ele acaba modificando o pH da água e com isso, a entrada de oxigênio no ambiente fica muito reduzida, devido a ação da espuma que proporciona isso.

Foi justamente pensando em suspender ou pelo menos reduzir esse impacto causado pelos detergentes, já que é praticamente impossível manter um ambiente sem eles, que algumas empresas já desenvolvem produtos biodegradáveis. Eles já existem há um bom tempo, mesmo antes de existir toda essa movimentação pela vida mais saudável do nosso planeta, mas somente agora passaram a ser amplamente distribuídos e utilizados.

Esses detergentes receberam esse nome porque a sua estrutura é completamente diferente da estrutura dos detergentes tradicionais. Eles são totalmente passiveis a degradação feita por micro-organismos que estão presentes na água e então, aquele processo citado mais acima sobre a modificação do pH da água fica praticamente anulado.  Isso se dá porque foi reduzida nesse processo, a quantidade de fosfato presente nessa segunda opção de detergente.

Eles são tão eficientes quanto os detergentes tradicionais e aparentemente você só perceberá a mudança porque os detergentes biodegradáveis apresentam-se em uma estrutura de gel e não de líquido como costumamos encontrar esse produtos.

Detergentes Caseiros

Já tem um bom tempo que os detergentes caseiros ganharam a simpatia da população do Brasil, principalmente da classe menos favorecida. Produtos que anteriormente eram fabricados em casa, hoje já contam com lojas especializadas em sua distribuição e há ainda, donas de casa que garantem que a sua eficácia pode ser até melhor que a dos detergentes que encontramos nas prateleiras de supermercados.

A popularidade começou porque esses produtos apresentavam aromas muito mais envolventes do que as que já estávamos acostumadas. A partir de então, donas de casas podiam deixar as suas louças e até mesmo o ambiente, no caso de detergente de limpeza geral, com um cheirinho muito mais agradável.

Muitas pessoas e até mesmo especialistas em química, condenam o uso desses produtos devido a falta de cuidado que algumas pessoas não tomam na hora da fabricação. De fato, uma fabricação de detergentes sem a devida segurança, pode resultar em um produto de baixa qualidade e até mesmo maléfico às pessoas.

Para matar a sua curiosidade sobre como esses detergentes caseiros são feitos, assim como para ajudá-lo caso queira começar a fabricar os seus próprios detergentes, deixamos algumas fórmulas que podem ser utilizadas na fabricação artesanal desses produtos. É importante salientar que a alteração desses produtos e de suas quantidades pode gerar algum tipo de acidente, então caso resolva produzir detergentes em casa, atente-se bem à receita e siga cada passo exatamente como estão dispostos abaixo.

Fórmula 1:

Você Vai Precisar Dos Seguintes Materiais:

  • 1/2 litro e meio de água fervendo
  • Suco feito de 2 limões
  • 2 colheres de sopa de amoníaco líquido. Esse produto pode ser comprado em qualquer farmácia
  • 1 barra de sabão de sua preferência
  • 2 e 1/2 litros de água fria

Com todos os produtos em mãos, você precisa apenas seguir os passos abaixo:

Passo 1: Corte a barra de sabão em pedaços bem pequenos ou de preferência raspe-a toda.

Passo 2: Misture a barra cortada ou raspada com a água bem quente e mexa até que o sabão se dissolva por completo. Vá acrescentando a água aos poucos para não desequilibrar a mistura.

Passo 3: Depois de ter o sabão totalmente dissolvido, coloque o restante da água e o suco de limão e misture bem. Separe e deixe esfriar.

Passo 4: Depois de totalmente fria, coloque o amoníaco, misture bem e engarrafe.

Fórmula 2:

Você Vai Precisar Dos Seguintes Materiais:

  • 2 tabletes de sabão em coco de 200 gramas cada um deles
  • Suco feito de 02 limões
  • 4 litros de água
  • 2 colheres de sopa de amoníaco
  • 2 colheres de sopa de detergente, pode ser qualquer um como Limpol, Minerva, etc.

Com todos os produtos em mãos, você precisa apenas seguir os passos abaixo:

Passo 1: Raspe todo o sabão, assim como ensinamos na receita 1.

Passo 2: Coloque 1 litro de água em fogo baixo, acrescente o sabão e mexa até que ele dissolva por completo. É importante que você mantenha mexendo sempre para não concentrar o sabão no fundo da panela e queimar.

Passo 3: Vá acrescentando todos os outros ingredientes um a um e sempre misturando bem antes de acrescentar o próximo.

Passo 4:  Deixe toda a mistura esfriando e guarde em um recipiente bem tampado.

Agora é só ir retirando a medida que vai utilizando na lavagem da sua cozinha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *