?> Tipos de Abastecimento de Água | Imóveis Cultura Mix

Tipos de Abastecimento de Água

O abastecimento de água é a chegada de água potável nas residências, sejam elas em zona urbana ou rural. É o conjunto de redes hidráulicas que fornece água para consumo em casas, apartamentos, empresas e qualquer espaço onde a água é necessária. O abastecimento é feito por meio de canos que formam um sistema complexo de ligações hidráulicas ligando os rios, lagos ou barragens construídas pelo homem até os espaços privados, onde há um encanamento receptor. Em alguns casos os encanamentos chegam a cortar cidades inteiras para fornecer água para regiões mais remotas da zona urbana.

A condução de água potável até as cidades já existe há milhões de anos. Relatos históricos mostram que os povos da Mesopotâmia já tinham um sistema eficiente de armazenamento e distribuição de água para as suas cidades no ano de 2.500 antes de cristo. Canalizações precárias (mas eficientes) foram construídas para levar água de rios e lagos até as casas, mas de forma bem diferente como é feito hoje e bem menos complexa, por isso era simples fazer e se dissipou rapidamente entre os povos do mundo antigo.

Sistema para Tratamento da Água

Sistema para Tratamento da Água

As ruinas das cidades antigas mostram sistema de transporte a céu aberto com pequenos corredores usando a força da natureza para fazer a água correr em morros e subir elevações, o que seriam os primeiros sistemas hidráulicos do um mundo. O mesmo sistema foi encontrado em ruinas da China Antiga.

Sistema semelhante foi encontrado em pesquisas arqueológicas também levavam agua até plantações de povos gregos e romanos antigos também em sistema de céu aberto, as aproveitando também aguas de chuvas em barragens funcionais. O sistema básico criado pelos gregos foi eficiente por mais de dois séculos e garantiu a sobrevivência dos povos em períodos de escassez de chuvas.

Abastecimento de Água se Torna Moderno com a Revolução Industrial

Apenas transportar água de rios e lagos já não era mais eficiente no século XIX. Foi quando surgiram os primeiros métodos de tratamento e retenção de agua. Estamos falando do período da revolução industrial, com o surgimento do sistema fabril de produção em massa de produtos, grandes regiões urbanas e aumento do numero de cidades. A água encanada começou a ser necessária para manter as cidades e as fábricas funcionando, e o sistema hidráulico foi se tornando cada vez mais complexo e eficiente.

A agua era entregue apenas nas cidades, e as pessoas precisam armazenar em casa com baldes e vasilhames de madeira. Com o passar dos séculos e crescimento ainda maior da população, foi preciso canalizar as casas e surgiu o sistema de abastecimento direto, com canos entrando em contato com as casas por vias subterrâneas e de forma mais segura.

Os Tipos de Retenção de Água

Os primeiros sistemas hidráulicos levavam a água de rios e lagos até as casas. Com o tempo e aumento das cidades e da população dos centros urbanos, métodos cada vez mais eficientes precisam ser usados para abastecer as casas e fábricas. Foram usados mananciais, enviando a água por meio de canos.

As barragens de retenção de água da chuva são invenções modernas visando o fim das fontes naturais. As barragens possuem apenas dois séculos de existência e são consideradas a melhor forma de captação de chuva, conseguindo abranger uma área grande de abastecimento de agua. Como a água evaporada não é pura, ela passa por um tratamento antes de se tornar potável e assim própria para consumo humano em suas casas. Ainda não é própria para beber, por isso as pessoas fazem a compra de agua mineral, mais pura e com ingredientes necessários a nutrição do organismo do homem.

A água das barragens passar por um longo tratamento antes de chegar às casas. Diversos tanques tratam o liquido com substâncias químicas para retirar suas impurezas, equilibrar o PH antes de ser levada até as casas. Contudo, a água que chega às torneiras poderia ser considerada pura se encanamentos antigos não fizessem o transporte. Em alguns países como a França o sistema hidráulico recebe manutenção constante, por isso os franceses costumam ingerir água da própria torneira. No Brasil, contudo, é preferível não praticar tal hábito para não contrair doenças. Hoje em dia água dos rios e lagos também são tratadas antes de chegar até as casas.

A retenção de agua para consumo pode ser feito e ainda é de formas diversas, dependendo da necessidade do homem. Em cidades remotas onde o sistema hidráulico é precário ou inexistente, usam-se poços para reter água da chuva e garantir o abastecimento. Outras medidas como acumulo de água por meio de calhas para baldes também são usados. Recomenda-se que esta água seja fervida para ficar pura e própria para consumo humano para cozinhar.

Tratamento da Água Para Reaproveitamento

As fontes naturais de água potável no mundo são limitadas. Pensando nisso, o homem criou o reaproveitamento da água por meio de reaproveitamento da agua utilizada. A agua que sai do esgoto de sua casa é tratada diversas vezes para continuar a ser potável. Os desejos humanos e lixos são filtrados em primeira instância. Algumas substâncias são acrescentadas para tratar a água, equilibrar o seu PH e assim a tornar própria para consumo. Todo esse processo pode durar alguns dias, mas torna a água do esgoto potável novamente e volta para o consumo. Mas nada se compara a água limpa de rios e lagos, mesmo em litros contados.

A agua do mar anda ainda em processo de reutilização. Projetos incluem a dessalinização da água para consumo humano. O processo é lento, mas já vem sendo utilizado em algumas cidades, provando que as fontes de água potável no mundo podem demorar mais um pouco que o previsto para se extinguir do planeta.

A água é um item vital para a nutrição humana. O corpo é formado por 70% de liquido e precisa dele para sobreviver, sendo agua pura ou não. O homem anda trabalhando em formas de conseguir mais água potável para consumo, visto que as fontes da terra são consideradas limitadas para a sobrevivência da espécie nos próximos milênios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *