?> Sítio Urbano - Programa Rural | Imóveis Cultura Mix

Sítio Urbano

Devido a pouca existência de sítios urbanos, pode-se dizer que na verdade, sítio urbano já não mais existe, pois com crescimento das cidades, os poucos sítios urbanos que existiam foram transformados em área urbana (loteamentos) para a construção de moradias, comércios, indústrias, etc.

Sitio Urbano

A Formação do Sítio Urbano

A formação e o direcionamento dos sítios urbanos sofreram influência direta exercida pelo modelo de colonização. Mesmo que tenha sido colonizada primeiramente por portugueses, a organização espacial dos núcleos populacionais de Volta Grande obedeceu às características do modelo de colonização da Itália. Implantando estabelecimentos fornecedores de bens de consumo e de prestação de serviços ao longo da estrada paralela ao Rio da Pedra, aquela que dava acesso as encostas da Serra Geral. O espaço urbano capitalista, segundo Corrêa é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendradas por agentes que produzem e consomem espaço.

Sitio Urbano em Catalão

O sítio urbano se encontra na parte de cima do Ribeirão Pirapitinga, que é um pequeno afluente do rio Paranaíba, o qual deságua perto da cidade de Anhanguera. Localiza-se em altitudes de aproximadamente 800 metros (perto do ribeirão Pirapitinga e do córrego do Almoço) à 900 metros (perto das áreas planas e elevadas do norte do município e dos três morros da cidade: São João, Santo Antônio e Três Cruzes).

Programa

O município contém praças e lagos artificiais, que foram construídos com o propósito de amenizar a baixa umidade do ar do local, já que no inverno é fica entre 20% e 30%, e também para serem áreas de lazer. Conta com quatro grandes espaços, são eles: um bosque, não muito grande, existente no setor das Mansões; uma reserva biológica de Mata Atlântica, localizada no setor Universitário; uma pequena área de vegetação hidrófila de Cerrados, que se encontra no alto do curso do tão falado ribeirão Pirapitinga e; uma grande espaço de cerrados, dentro do chamado “Pasto do Pedrinho”, local de propriedade do município e onde se pretende construir um parque zoobotânico. Além destes, no alto do curso do córrego do Almoço ainda existem charcos e bosques de buritis, só que estão em áreas privadas.

Rural

Alguns Pontos Negativos do Local

Primeiramente em razão do fato de ter quase 300 anos e haver crescido no estilo de “surtos” de desenvolvimento. E depois pelo número de veículos bastante elevado e significativo para um município de aproximadamente 74 mil habitantes e das várias e diversas vias subdimensionadas e estreitas, o tráfego no sítio urbano chega a ser realmente muito confuso, principalmente nas vias de maior circulação, onde há grande movimentação de veículos. Outro fato que vai contra os pontos positivos são as queimadas, realizadas ilegalmente nas áreas baldias. Essas queimadas ocorrem justamente na época em que o ar é mais seco: o inverno, causando um relevante índice de pessoas com problemas respiratórios nesta estação.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Sua definição de “sítio urbano” está completamente errada, apesar dos exemplos estarem corretos. Sítio urbano pode ser definido como o assentamento territorial de uma cidade do espaço. Sítio rural é o local onde se assenta uma propriedade rural. Como exemplo, considere as longas vertentes convexo-côncavas dos planaltos cristalinos do Maciço Central francês como sítio de numerosas propriedades rurais. Trata-se de um sítio de valor agrícola. Já as depressões pantanosas das margens do rio da Prata, na aglomeração de Buenos Aires, são um sítio de baixo valor residencial, o que resulta na sua ocupação apenas por favelas.

    Como a definição de sítio contém, além do relevo, os elementos geológicos, aquíferos, vegetais e outros relacionados a seus aspectos físicos, não se pode dizer que o sítio de uma cidade cresce (isso seria dilatação de rochas), mas pode-se afirmar que uma cidade assimila novos espaços a seu sítio. A delimitação do sítio (urbano) de uma cidade acompanha a mancha urbana.

    Marcos 20 de novembro de 2010 19:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *