?> Manual do Proprietário - Casas e Apartamentos | Imóveis Cultura Mix

Manual do Proprietário

Assim como qualquer outro bem, uma casa precisa de cuidados para evitar uma série de problemas, como rachaduras, vazamentos, infiltrações, etc. No post de hoje vamos trazer um manual do proprietário com tudo o que você precisa saber para evitar esses contratempos na sua casa.

Manual do Proprietário

Manual do Proprietário

Não espere até que aconteça um problema em sua casa para ter que resolvê-lo. Cuidar de um detalhe quando ele ainda é pequeno pode te poupar muitos gastos e dores de cabeça. Esteja você morando na casa ou se estiverem alugadas, examine seus imóveis regularmente para fazer pequenas correções antes que se tornem uma despesa enorme.

Dica 1: Verifique Se Há Vazamentos

Identificar e corrigir um vazamento de água inicial significa evitar as chances de infiltrações ou danos nas paredes e teto. Olhe em torno de janelas, portas, pias, chuveiros, banheiros e aquecedores de água para verificar se há sinais de vazamento.

Dica 2: Verifique os Rejuntes de Pias e Pisos no Banheiro e Cozinha

O uso regular das superfícies do banheiro e da cozinha costuma levar a fissuras e azulejos soltos. É importante estar sempre de olho a esses problemas, pois como são cômodos que têm contato frequente com água, podem levar a infiltrações. A qualquer sinal de rachadura ou pisos soltos, faça os consertos necessários para evitar que a água infiltre e acabe resultando em mofo e umidade.

Dica 3: Manutenção da Fiação

Mantenha o sistema elétrico do seu imóvel seguro e atualizado para evitar choques, interrupções de energia ou, em casos mais graves, incêndios. É importante contratar um profissional para fazer as verificações regulares de forma preventiva.

Dica 4: Cuidados Com a Pintura

Não espere as paredes começarem a descascar para começar a pensar em pintar. Muito mais do que uma mera preocupação estética, uma nova camada de tinta pode ajudar a prolongar a vida da construção e valorizar o imóvel caso sua intenção seja vendê-lo ou aluga-lo.

Dica 5: Eduque os Inquilinos

Se for alugar a casa, antes de um novo inquilino chegar, crie um manual com as regras básicas que ele deve seguir para evitar danos à propriedade. Por exemplo, certifique-se de que eles saibam a voltagem do chuveiro e das tomadas e outros cuidados que precisarão tomar em relação ao imóvel. Muitos inquilinos, especialmente aqueles que recentemente começaram a alugar, não estão cientes das coisas simples que precisam fazer para manter e conservar a casa. Por isso é importante oferecer a eles esse manual a fim de evitar problemas futuros.


Dica 6: Verifique Se a Madeira Está Úmida

Se a sua casa contém detalhes em madeira, fique sempre de olho neles. Detectar os primeiros sinais de umidade na madeira pode fazer toda a diferença quando se trata de tempo, esforço e custos de reparo. Quando há sinais de umidade na madeira e ela está mole ou se desfazendo, isso pode ser o início de um problema grave. Portanto, fique sempre atento a esses sinais e resolve ainda no início.

Dica 7: Esteja Atento à Ventilação

Um imóvel também precisa “respirar” para evitar que problemas, como mofo e infiltrações, aconteçam. Por isso, cuide para que a casa esteja sempre ventilada, principalmente locais com uso constante de água, como banheiro, cozinha e área de serviço. Se a construção contar com áreas de ventilação nas paredes, cuide para que elas não fiquem obstruídas para que o ar possa passar livremente.

Dica 8: Verifique Se as Calhas Estão Obstruídas

As calhas foram criadas para conduzir a água até um local adequado, evitando o acúmulo de umidade sobre o telhado. Entretanto, quando elas estão obstruídas, o efeito pode ser o contrário, e pode ocorrer um acúmulo ainda maior de água. Por isso é muito importante que as calhas sejam limpas com frequência para evitar que folhas as obstruam e acabem causando graves danos.

Contrate Profissionais Experientes

Ao encontrar qualquer um dos problemas citados neste post, contrate profissionais para realizarem o conserto. Querer resolver sozinho para economizar pode acabar trazendo gastos ainda maiores, pois apenas um profissional poderá garantir que o defeito foi verdadeiramente corrigido. Atualmente existem empresas especializadas em manutenção de casas em todo o Brasil e certamente você não terá dificuldade para encontrar o serviço que precisa.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *