Sofá e Cadeira de Tubo de PVC

Os móveis são capazes de dar uma cara nova à decoração de uma casa, especialmente se forem confeccionados de diferentes tipos de materiais, bambu, alvenaria e até mesmo PVC. Parece até brincadeira tentar fazer um móvel usando tubos de PVC, mas sim, isso é possível e o resultado é surpreendente.

Móveis Com Tubos de PVC

Todos sabem que o PVC é um tipo de material que carrega consigo uma grande versatilidade, sendo usado na construção e tubulações, como também na criação de objetos decorativos, que podem agregar valor ao ambiente. Para buscar confeccionar móveis feitos em PVC em sua própria casa, você deve começar a partir de peças simples, como uma cadeira básica, por exemplo.

Assim que conseguir pegar o jeito, poderá partir para a construção de uma peça que seja mais rebuscada e original. E, além disso, fazendo uso da criatividade poderá montar qualquer objeto ou móvel que possa imaginar.

Veja logo abaixo um passo a passo de como fazer uma linda peça:

Cadeira e Sofá de Tubo de PVC

Cadeira – A partir da confecção da cadeira você poderá montar um sofá, basta unir os tubos de maneira que se formem dois assentos e não apenas um.

Imagem de Amostra do You Tube

Materiais Usados:

  • 01 Tubo de cola próprio para PVC
  • Alguns tubos de PVC que tenham o diâmetro de 1¼”, e que precisam ser cortados segundo as seguintes medidas:
  • 05 Tubos com 76.2cm
  • 08 Conectores em formato de T
  • 12 Tubos com 30.48cm
  • 08 Cotovelos para fazer o encaixe dos tubos
  • 08 Tubos com 20.32cm
  • 02 Tubos com 15.24cm
  • 04 Conectores que possuam 04 vias em LT
  • 06 Braçadeiras de tubos
  • 01 Tela com medida de 71.12cm X 127cm
  • 01 Almofada bem confortável, que será usada no assento da cadeira
  • 01 Martelo que seja de borracha, se for o convencional pode correr o risco de quebrar o tubo conforme a força empregada
  • Lixa grossa
  • 01 Serra, chamada de serra de arco

Passo-a-passo:

1 – A primeira fase do trabalho conta com a preparação dos tubos, de acordo com as medidas estipuladas anteriormente. Para fazer isso, é necessário que todos os tubos sejam muito bem limpos, a fim de que seja removida qualquer tipo de sujeira.

2 – Assim que essa etapa for cumprida, corte as peças nos tamanhos necessários, usando para isso a serra. Quando for cortar, certifique-se de que os tamanhos estejam certos e que as pontas estejam uniformes e lisas. Caso não estejam, use uma lixa grossa para nivelar.

3 – Agora deve ter inicio a primeira base. Então, pegue o tubo que tenha a medida de 76.2 cm e nele encaixe um conector em formato de T, em cada uma das pontas. Depois, em cada ponta do T, deverá ser colocado um tubo com medida de 30.48 cm. Monte 02 duas iguais em formato de I, após, coloque o segundo reservando até chegar à etapa de número 06.

4- A partir desse ponto entraremos na fase de criação. Encaixe outro cotovelo ao final de cada tubo com medida de 30,48 cm deixando-o virado para cima. Nele junte um tubo com tamanho de 20,23 cm, ou seja, em cada um dos cotovelos. É necessário que você tenha outra base em formato de I contendo quatro lados secundários. Em cima de cada um deles deverá ser anexado um conector com 04 vias.

5 – Nesta fase, faça a fixação do assento do banco. Então, usando a 2ª parte I contida na 4ª etapa, é hora de fazer o apoio do banco. Coloque a peça I nos conectores de 04 vias. Momento de juntar os tubos que restaram, os de 76,20 cm na parte traseira e da frente dos conectores com 04 vias.

6 – Já no caso de montar os braços para acomodar melhor a pessoa à cadeira, em cima de cada um conector com 04 vias, deverá ser juntado um tubo com medida de 20,32 cm. Coloque um cotovelo nos cantos da frente e ainda um conector em forma de T nos cantos de trás. Monte a ligação dos braços, usando 02 tubos com tamanho de 30,48, usando um conector em formato de T.

7 – Agora, monte o encosto que será usado na cadeira. Com os conectores em formato de T você conseguirá um tamanho de 15,24 de tubo para a parte. Depois, você deve aplicar um cotovelo em cima. Use agora os tubos com comprimento de 76,20 para montar a ligação dos cotovelos do lado de cima, formando assim encosto.

8 – Faça a fixação adequada usando a cola nos conectores e nos cotovelos. Para fazer o serviço correto, siga desmontando uma das conexões por vez e aplicando um pouco de cola, em aproximadamente dois centímetros de extremidade. Depois, volte a encaixar os tubos à conexão.

9 – Usando o martelo de borracha, deverá ser feito o encaixe das conexões e, desta forma, completar a cadeira. Com bastante cautela deverá ser utilizado o martelo para promover a fixação dos conectores, deixando-os bem firmes, em todas as conexões.

10 – Chegou o momento de fazer o assento com a lona. A primeira coisa é prender a tela em volta do arco que sustentará o assento, fazendo-o da parte da frente para a de trás, passando pela parte de cima do trilho. Aperte bem a tela, e depois, prenda-a usando os grampos de pressão. Após isso basta juntar a almofada toda decorada e confortável, que você mesmo fez ou comprou, e curta muito sua mais recente criação.

O resultado do trabalho é bastante gratificante! Os tubos de PVC são capazes de criar uma peça com visual bastante alegre e despojado. E o mais legal é que os mesmos podem ser usados para fazer a decoração de sua casa tanto para o lado de fora, como na de dentro.

Depois de ver todo o passo a passo, é momento de você montar sua própria invenção. Ponha a cabeça para criar e se jogue de cabeça na confecção de uma peça coringa na decoração dos ambientes.

Lembrando que os tubos de PVC podem ser encontrados em qualquer loja de material para construção, e, inclusive através da internet, em sites destinados a estes produtos. Aproveite a dica e coloque todos os seus dotes criativos para trabalhar, quem sabe uma brincadeira pode se transformar numa profissão.

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Aproveite e confira as nossas dicas de como reformar o assento de uma cadeira e renove um móvel antigo. As cadeiras em patchwork são uma ótima opção de transformar a peça, usando retalhos é possível criar uma série de efeitos muito interessantes. Em se tratando de cadeiras de plástico, é possível renová-las utilizando tecido, tinta, e, até mesmo, adesivos.


Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *