Saiba o Que é Uma Dobradiça Caneco de Porta Embutida

Você decidiu morar sozinho (a). Planejou por meses e meses, fez econômicas para emergências, juntou dinheiro para comprar móveis a vista, demorou muito para encontrar o lugar ideal, pensou na decoração e tudo mais. Depois de tanta preparação, chega o momento crucial de arrumação da casa e instalação dos móveis.

Geralmente, móveis planejados tem necessidades especiais para serem instalados, uma vez que possuem dobradiças que, por sua vez, precisam de regulagem para que o encaixe seja perfeito.

O Que São?

Dobradiças são dispositivos mecânicos que auxiliam na abertura de portas e janelas. Geralmente são feitas de ferro, bronze ou latão, materiais que podem sustentar peso ou uso excessivo.

Existem tipos diferentes de dobradiças, cada um com uma função especial: para janelas; para portas; para portas pivotantes, que giram em torno de um eixo; para portas ou porteiras; para móveis, geralmente, conhecidas como dobradiças de pressão. Essas são muito queridas porque apresentam funções especificas como reduzir ruídos ao abrir e fechar as portas ou janelas e também por controlar a pressão do fechamento ou abertura. Isso é importante porque evita o desgaste da mola e aumenta a durabilidade do móvel.

Se você está tentando instalar um móvel em sua nova casa, por exemplo, provavelmente está diante de uma dobradiça de pressão, também conhecida como dobradiça de caneco. A instalação exige habilidade e cuidado, por isso chame um profissional para realiza-la.

Do Tipo Dobradiça Caneco, Existem Alguns Modelos:

  • Dobradiça de olhal: encaixe superior através do orifício de ajuste;
  • Dobradiça de engate rápido: encaixe por trás, através da abertura com garras;
  • Dobradiça clip: com encaixe fácil através de dispositivo de engate.

A quantidade de dobradiças que devem ser colocadas em um móvel varia conforme peso, altura e largura do mesmo. A variação do material também acontece na medida do diâmetro – os três principais são de 26 mm, 35mm e 40mm -, e nos ângulos de abertura – que podem variar de 94 a 170 graus e, às vezes, com angulação total de 270 graus. Neste vídeo você conseguirá visualizar melhor a descrição dos modelos de dobradiças: clique aqui para visualizar.

A pessoa que for instalar vai usar materiais como furadeiras, esquadro, gabarito (que funciona como um guia para saber a medida certa para furar), e etc. Ferramentas e expertise que somente especialistas possuem. A menos que você tenha o mínimo de conhecimento sobre a área, não tente fazer sozinho ou sozinha. Pode estragar o móvel e aí não tem volta.

Há muitos vídeos no youtube que ensinam o que são, os modelos existentes, para que serve cada um, ensinam também como montar um gabarito e como instalar a dobradiça. A necessidade de materiais como furadeira, por exemplo, pode tornar o processo trabalhoso. Se você conseguir essas ferramentas emprestadas, depois de assistir a várias aulas online sobre o processo de instalação, pode vale a pena se arriscar na montagem. Mas, na dúvida chame um ou uma profissional.

Problemas comuns quando se trata de dobradiças são desgaste e ferrugem. Sua durabilidade é alta, mas esse fator pode variar conforme o uso e o cuidado. Às vezes a porta do armário começa a rebaixar, fica sempre entreaberta e logo pensamos que estragou e que precisamos comprar outro. Mas, na verdade, o problema pode ser na dobradiça que desgastou e precisa ser trocada. A ferrugem pode ser facilmente resolvida comprando dobradiças inoxidáveis e de alumínio. Quando se trata de portas de madeira, geralmente é comum o uso de modelos mais antigos, que não são de alumínio e inox. Mas, se esse material não ficar exposto a chuva, maresia, sol, vento e frio, não há muito problema.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *