Móveis de Madeira Rústico

Móveis rústicos de madeira são peças feitas com a madeira de árvores demolidas, que recebem o nome de rústico justamente pelo fato da madeira não receber nenhum tratamento que a deixe diferente do modo como foi encontrada na floresta. Assim, os móveis como mesas, guarda-roupas, prateleiras, camas e outros exibem as marcas que, numa madeira que passa pelo processo industrial não tem, como os veios (linhas que lembram as veias sanguíneas). Além disso, a cor desses móveis rústicos é mais escura se comparada com os móveis de madeira tratada. A única característica em comum dos móveis rústicos e não rústicos é que ambos podem ser lisos, embora a maioria mantenha a textura que tinha enquanto era árvore, ou seja, textura de madeira não lixada.

O Estado brasileiro que tem atuação significativa nesse ramo moveleiro é o de Pernambuco. Por consequência, esse Estado também tem um número grande de fábricas e marceneiros que fazem móveis rústicos em madeira de demolição maciça. Na fabricação de móveis rústicos, muitos artistas artesanais tem a oportunidade de mostrar o seu talento em trabalhos manuais.

O uso de móveis rústicos de madeira combina com locais que tenham verde, jardins com plantas e flores como, por exemplo, uma casa de campo ou até mesmo uma casa urbana que tenham um espaço aberto como uma varanda, terraço ou mesmo um jardim.

Móveis Rústicos de Madeira

Móveis Rústicos de Madeira

O uso de móveis rústicos em apartamentos tem que ser pensando com atenção, pois nesse caso, o apartamento precisa ser o mais descontraído possível, com um ambiente mais leve e pouco modernizado, do contrário, os móveis parecerão deslocados do resto do ambiente. Porém, isso não significa que o mobiliário rústico não possa ser aliado à ambientes sofisticados. Na verdade, o contraste entre o rústico e o sofisticado pode ser uma ótima opção de decoração, basta apenas saber como fazê-la.

Com o passar do tempo, a técnica dos móveis rústicos foi se aprimorando e com ela os fabricantes. Hoje em dia, a madeira principal usada como matéria-prima em sua fabricação é o eucalipto, originário da Austrália. Atualmente, usar mobiliário rústico é tendência. Mas além de valores como moda e decoração, a utilização desses móveis de madeira demolida revela a preocupação e o cuidado com o meio ambiente que há muito precisa de ajuda. Assim, as peças carregam expressões culturais dos artistas locais e ainda têm papel ecológico.

Outra característica que faz do uso de móveis rústicos de madeira uma das opções mais escolhidas no momento é o fato da alta durabilidade que esses móveis possuem. Quem nunca ouviu a avó contar que os móveis de imbuia do seu tempo duravam mais? Isso porque com o passar dos anos, a madeira usada na sua fabricação perdeu qualidade para ficar com preços mais baixos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>