Mesa Jantar Laca Branca Vidro

Decorar um ambiente sempre foi muito interessante, principalmente quando se trata de fazer algo do seu jeito. Um detalhe já faz total diferença e consegue trazer maior sentimento de estar em casa, a onde você estiver. Esse gosto por decoração, não se trata de algo novo, há registros de desde o início de quando o homem começou a se estabilizar em um local. Por isso a decoração sempre passa por inovação,pois ela acompanha as mudanças da sociedade e principalmente a sua tecnologia.

Em casa mesmo, os móveis precisam ser escolhidos a dedo, tendo gente que prefere objetos mais rústicos e outros preferem mais modernos, com isso até mesmo uma mesa passa a ter uma variedade de possibilidades de material, como madeira, pedras, laca, etc.

Laca

São encontradas em algumas árvores e são produtos de algumas secreções dos insetos como o coccus lacca, consideradas incrustações resinosas. Os locais mais presentes no mundo são na China e na Índia e foi por lá mesmo que a história desse material.

O primeiro relato encontrado sobre a utilização de laca foi no século VI a.C. na China, onde a laca estava em diversas artes locais que depois com o tempo foi sendo passada para outros países e por fim até chegar até o ocidente. A dinastia Ming foi com certeza a que mais tem registros sobre esse material no início de sua produção.

Dinastia Ming

Dinastia Ming

Sobre sua composição sabemos que ela é retirada das plantas e é considerada bem parecida com as outras vernizes naturais, encontradas em plantas da família das anacardiáceas. Sendo que a colheita é feita bem parecida com o látex da borracha, porém é de uma forma bem cremosa, precisando de uma incisão na casca da árvore para conseguir extrair. Depois da extração é necessário ser filtrado para poder sofrer alguns processos antes de ser comercializado.

É um produto de muito fácil utilização e por isso se tornou tão comum. Ela forma uma espécie de cobrimento de materiais, o mais comum é a madeira e por isso conhecemos tantos móveis feitos com ele. Para dar a cobertura que conhecemos são necessários mais de cinte camadas finas até que ela seque e consiga ser pintada após se necessária, ás vezes o polimento é fundamental para que deixa a peça com o brilho e homogeneidade desejada.

Laca Solúvel em Água

Laca Solúvel em Água

Depois de pronta, pode suportar diversas decorações não somente a tinta. Ela também bastante utilizada para acabamento de instrumentos musicais de madeira, deixando o material bem rústico porém com um toque sintético que faz toda diferença e não tira as características acústicas do instrumento.

Móveis de Laca

Após falarmos sobre o que é a laca, sua história e até para o que ela era usada, nada mais justo do que falarmos dela no dia-a-dia. Já que é um material que está sendo muito empregado nas decorações atuais, já que serve de acabamento de alta qualidade, tornando o material ainda propício para outras formas de arte.

Móveis laqueados são realmente mais complexos e consequentemente mais caros, já que eles dificilmente apresentaram alguma rachadura, emenda ou qualquer tipo de problema. Para conseguir comprar o móvel feito para você é necessário uma pesquisa sobre o material escolhido.

Muitas pessoas não sabem a diferença entre MDP, MDF e Laca, já que os três são vistos como uma espécie de madeira. Mas todos possuem suas peculiaridades, o MDF por exemplo é feito com fibras de madeira aglutinadas, que por isso são os mais parecidos com madeiras, com um toque de maior fineza, mas ainda não apresenta uma orientação comum para as fibras, podendo assim ser cortada em qualquer sentido. Outra característica do processo é a sua resistência à abrasão e umidade.

MDP já possui partículas muito pequenas de madeira, sendo de média densidade, utilizando menos matéria-prima no seu exterior e por isso muito presente em laterais de móveis, prateleiras. Já a laca é somente um tipo de acabamento, que chegou no ocidente somente usado na indústria automotiva, demorando um tempo para se desenvolver no mundo das decorações.

Em certos móveis que a laca está sujeita a muitos perigos, é muito utilizada um tampo de vidro. Tentando apenas deixar as superfícies mais lisas e apropriadas para uso. Sendo que qualquer madeira poder laqueada, precisando ser muito bem lixada antes, lembrando que independente da cor é muito necessário que a laca seja pintada sempre de branco inicialmente e depois a outra cor deve ser passada por cima.

É um móvel comum de ser limpado, podendo aproveitar da cera para deixar ainda mais brilhante e com mais cor. Porém no dia-a-dia pode ser algo bem simples como detergente e álcool.

O material pode ter acabamento fosco ou brilhante e isso fica a critério do cliente, sendo muito utilizado a diversidade de cores e formas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *