Diferença Entre Dobradiça Alta e Baixa

Quando se está reformando uma casa já existente ou pensando na decoração de uma nova casa, sempre surgem dúvidas entre as inúmeras possibilidades de escolha dos itens, sejam eles artigos de ornamentação ou moveis que necessitam de bastante utilidade.

A indecisão na escolha dos móveis gira em torno da possibilidade de escolher móveis já prontos ou moveis feitos sob medida. Abaixo serão apresentados alguns pontos relevantes de cada um deles.

Móveis Prontos:

Devido ao fato da maioria do móveis prontos serem feitos de painéis  de madeira compactadas ou prensadas, o custo do mesmo tende a ser mais baixo. Além disso, eles são mais práticos e rápidos, já que o único tempo gasto é com a pesquisa do modelo e do valor, e em algumas vezes a espera pela entrega dele em casa.

Em geral, esses moveis seguem um tamanho padrão e por isso são bem adaptáveis aos ambientes.

Móveis Planejados:

A grande vantagem é que eles são exclusivamente pensados para o comprador. Por isso contam com muita personalidade e com um design único.

O dimensionamento personalizado também é um ponto positivo desse tipo de móvel, já que atualmente se encontram apartamentos e casas cada vez menores. Por isso o aproveitamento do espaço é fundamental. Otimizar todo o ambiente é fundamental para uma boa organização do ambiente, e com a ajuda do projetista isso é totalmente possível.

No caso dos móveis planejados são utilizados materiais de alta qualidade e de ótimo custo benefício, além de haver ainda mais capricho na confecção. A parte do custo benefício diz respeito a durabilidade do material, então, mesmo sendo relativamente mais caros, eles apresentam uma maior durabilidade, assim tornando esse tipo de móvel muito mais vantajoso.

As peças planejadas também tem uma tendência a ser muito mais sustentáveis, já que com esse tipo de móvel é possível saber detalhes sobre a exata procedência dos materiais. O fato da sustentabilidade vem sido muito discutido atualmente, então sempre é importante optar por produtos que visam preservar a natureza. Além disso, também é possível incentivar o comércio local, quando se conhece ou tem contato com o projetista.

Além de todos esses pontos que já foram citados, o detalhe que mais interessa nesse artigo é a possibilidade da escolha dos estilos de finalização  e até mesmo de partes mais funcionais, como acabamento de superfícies, estilos de prateleiras, formas de puxadores, modelos de dobradiças, entre outras coisas, mas é o último item citado que será apresentado nesse artigo.

Diferença Entre Dobradiça Alta e Baixa

As dobradiças são dispositivos de extrema importância para a funcionalidade das portas dos móveis, sejam eles comerciais ou residenciais.

Existe um tipo de dobradiça no mercado que funcionam por meio de pressão, que também é conhecida como “dobradiça de caneca”. Esse tipo de dobradiça ainda é dividido entre três tipos, as dobradiças de olhal, que possuem um encaixe para um orifício. Também há a dobradiça de engate rápido, que tem um encaixe traseiro por abertura com garras e ainda a dobradiça clip, que se constitui com um dispositivo de engate. Essa dobradiças de caneca são muito difundidas por tornar os fechos dos móveis e a fixação em topos de porta dispensáveis.

Os modelos mais comuns dessas dobraduras são as retas, também conhecidas como “baixas” e as curvas, também chamadas de “alta”.

A dobradiça baixa é indicada para portas que são totalmente sobrepostas ao móvel, sendo assim, é bem utilizada em armários de cozinha. Já a dobradiça alta é indicada para portas que não são sobrepostas inteiramente nos moveis, aparecendo bastante onde duas portas se abrem ao meio.

É válido ressaltar que todos esses detalhes podem ser escolhidos quando o móvel é confeccionado sob medida, por isso é importante conversar e analisar os prós e contras juntamente com o responsável pelo projeto do móvel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *