Dicas Para Montar Móveis

Uma forma de economizar quando se compra um móvel é montá-lo em casa, ou seja, fazer essa montagem por si mesmo. Mesmo que pareça difícil num primeiro momento saiba que pode ser bem simples e lembre-se que sempre temos muito mais cuidado com o que é nosso do que um montador estranho.

A seguir vamos te dar dicas de como montar móveis de forma simples, rápida e prática. Assim você não dependerá mais de montadores e não terá problemas para comprar de lojas que ofereçam peças mais baratas, mas sem a montagem. Além de tudo isso pode ser muito divertido fazer a montagem dos seus móveis.

Vantagens de Montar Seu Próprio Modo

Em geral móveis que podem ser montados pelo próprio cliente são fáceis de montar e não exigem muito tempo. Pode ser uma tarefa ainda mais simples se você chamar toda a sua família para ajudar. Em grupo é possível separar as peças e se familiarizar com cada item tornando o processo ainda mais simples.

Economia

Cada vez mais o conceito de “do it yourself” (faça você mesmo) se difunde devido a economia que oferece. Esse conceito nasceu e se consolidou nos Estados Unidos na década de 1950. O objetivo é reduzir o curso da mão-de-obra, para que isso dê certo os empresários desse segmento começaram a apostar em produtos mais fáceis de montar com embalagens simples e manuais com explicações detalhadas.

O manual que acompanha o móvel nesses casos conta com um detalhamento de todas as ferramentas que são necessárias para montá-lo bem como o tempo exigido e o passo a passo. Se você quer economizar com a montagem procure por empresas de móveis que fabriquem as suas peças especificamente para esse mercado e com essas facilidades.

Como Montar

Assim que você tiver recebido o móvel em casa é um abrir um espaço para fazer a montagem. Além disso, comece o processo de montagem num período de tempo livre, ou seja, que dê para começar e terminar. Para que o processo seja mais rápido e a montagem seja feita com mais qualidade chame a sua família para ajudar.

A Embalagem

Com a embalagem do móvel no local em que você irá fazer a montagem é importante ter muito cuidado para abrir a mesma. Observe que dentro da caixa terá um pacote de ferragens como corrediças, cavilhas e acessórios. Tenha cuidado para não misturar essas peças, pois na maioria dos casos as ferragens estão separadas por tipo e seguem algum tipo de padronização no pacote que será referenciado no manual da montagem.

Procure na embalagem o manual, a garantia e as dicas de manutenção do móvel. Tire um tempo para ler com atenção para ficar por dentro de tudo o que está estabelecido nesses documentos.

Ferramentas Necessárias

As ferramentas que você vai precisar para montar os seus móveis costumam ser simples e em geral as mesmas. Na maioria dos casos pode ser necessário usar uma Chave Phillips, um martelo de borracha e um martelo simples. Observe no manual de montagem quais são as ferramentas que são necessárias para montar esse móvel.

Parte Traseira

Uma das coisas que merecem toda a sua atenção é a parte traseira do móvel, como ela será fixada e pregada. Essa parte oferece mais estabilidade para a peça e o seu esquadro o que é muito importante para que ela funcione corretamente com as suas portas e gavetas.

Mudança de Lugar

Se for necessário mudar o seu móvel de lugar é importante que as prateleiras internas (se existirem) sejam removidas. Também é importante fechar as portas e as gavetas para fazer essa movimentação. Na hora de movê-lo levante seu móvel, pois empurrá-lo ou arrastá-lo pode acabar entortando ou quebrando os seus pés. Todo cuidado é pouco com o seu novo móvel.

Nivelamento

Depois que o seu móvel tiver sido colocado no local em que irá ficar definitivamente é importante ter o cuidado de nivelá-lo. Fique atento também para nivelá-lo novamente quando colocar objetos pesados sobre ele como computador, TV entre outros.

Quando Contratar um Profissional

Quem sabe que não tem muita habilidade para montar por si mesmo um móvel deve contratar um profissional para evitar problemas com algo que acabou de ser comprado. Muitas vezes o barato pode acabar saindo caro em especial quando a pessoa não sabe bem o que está fazendo.

No caso de você ter comprado um móvel numa empresa que não ofereça o serviço de montagem a dica é contratar um profissional autônomo para realizar esse serviço. Alguns profissionais oferecem esse serviço com preços mais competitivos e que cabem no seu bolso, assim comprar móveis com serviço de montagem pode não custar tão caro.

Dicas de Instalação e Uso

Exposição a Luz

Depois de montar o seu móvel é importante escolher em que local da casa ele irá ficar. A principal dica para fazer essa escolha é evitar uma exposição constante a luz solar ou a outras fontes de luz e calor. Podem ser fontes de luz e calor fogões, por exemplo, que não estejam numa distância recomendada.

Esse tipo de contato com luz e calor pode causar muitos estragos na peça. Além disso, em móveis que são revestidos de PVC pode acontecer uma alteração de cor assim como naqueles móveis com pintura.

Cuidado Com a Umidade

Outro fator que pode causar grande estrago para o seu móvel é a umidade, o MDF assim como outros tipos de painéis de madeira não devem ser expostos a ação da água ou mesmo de ambientes que possam umidade acima de 16%. Isso pode acarretar num tipo de inchamento dos painéis o que compromete as suas dimensões.

Se o ambiente em que você pretende colocar o móvel for muito úmido pode ser necessário isolar o mesmo com materiais como manta asfáltica ou mesmo com isopor. Fique atento também para vedar as frestas entre o móvel e a parede. Lembre-se também que é necessário refazer esse procedimento sempre que o móvel for movimentado.

Ataque de Cupim

Mesmo painéis que sejam de MDF ou tamburato sejam produzidos com resina não oferecem garantia de que não serão atacados por cupins. Esses insetos são os principais inimigos da madeira e cada vez mais se mostram resistentes a venenos. A dica é dedetizar a casa antes de receber os seus móveis novos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *