Cores de Madeira Para Móveis Planejados

Cores de Madeira Para Móveis Planejados

Na hora de escolher os móveis planejados para a casa, surge uma dúvida muito importante: qual a cor escolher? Precisa ser uma cor que combine com piso, como as paredes, com as portas e com a decoração do resto da casa. É uma escolha difícil, pois os móveis planejados, normalmente, são feitos para durar por muitos anos.

Como Escolher as Melhores Cores Para o Ambiente

Vejamos algumas dicas que podem ser bastante úteis no momento da escolha:

  • Cor do piso e dos móveis: comece pensando em combinar a cor do piso com os móveis que deseja. Uma dica legal é causar um certo contraste entre eles. Se o piso for claro, dê preferência para os móveis mais escuros, e vice-versa. Se usar cores parecidas não destaca o ambiente.
  • Cor do ambiente x tamanho: é importante ficar atenta às cores que usará no ambiente. Cores escuras dão a impressão de o ambiente ser menor e cores mais claras, dão a sensação de o ambiente ser mais amplo.
  • Cor das portas e dos móveis: outra boa dica é que a cor da porta combine com a cor do piso. Dessa forma, ela não se confundirá com a cor dos móveis e não irá tirar o seu destaque. Se o piso for claro, pode-se pintar a porta de branco. Fica muito bonita e é uma tendência. 
  • Acabamentos: para arrasar nos acabamentos, invista em tons amadeirados. Ficam bem em qualquer ambiente. Os tons amendoados são os mais indicados. Em um ambiente moderno, não use muitos tons diferentes de madeira. Apenas um tom é o suficiente para dar um toque moderno ao ambiente. Agora, se a decoração for bem rústica, o uso de vários tons de madeira é permitido e mais recomendado. Se, no entanto, a decoração for mais colorida, o acabamento branco combina com qualquer cor.
  • Quando falamos nos móveis, a cor branca é clássica. Ilumina o ambiente, sendo uma ótima opção para ambientes pequenos. Pode-se usar detalhes amadeirados para valorizar ainda mais o ambiente.
  • Tons amadeirados e marrons são muito utilizados. Conferem um estilo mais clássico e moderno ao ambiente.
  • Cores neutras: o uso de cores neutras já é menos tradicional. No entanto, dá um lindo toque ao ambiente, com um tom bem neutro de cor. Cores bege e cinza são exemplos de tons neutros.
  • Ambiente colorido também é uma opção que pode ficar bem legal se for bem planejada. O mais indicado é usar as cores a partir dos móveis. 
  • O legal dos móveis planejados é que a gente tem uma infinidade de possibilidades de cores. O uso de cores fortes em um ambiente neutro dá um toque bem diferenciado. Pode também combinar cores iguais, mas com tonalidades diferentes em um mesmo móvel.
  • É bem legal combinar tons de madeira dos móveis com outras cores também. Inclusive, veremos abaixo algumas cores que combinam bem com o tom amadeirado e seus significados no ambiente.
  1. Verde: se for o verde claro, fica bem em ambientes com tons claros e escuros de madeira. Se for o verde escuro, fica melhor com o tom amadeirado bem escuro.
  2. Amarelo: seja o amarelo claro ou o escuro, combinam bem tanto com tons claros e escuros de madeira também.
  3. Marron: combina muito com todos os tons de madeira. 
  4. Azul: fica bem com tom amadeirado mais claro. Tranquiliza e relaxa o ambiente.
  5. Laranja: Tons avermelhados de madeira combinam com o laranja. Aquece o ambiente e realça a luz.
  6. Vermelho: tons claros de madeira ficam melhor com o vermelho. É uma cor bem vibrante.
  7. Roxo e rosa: Ficam legal com madeira em tom nude ou pintada de branco.
  8. Cinza: fica muito bem com o tom natural da madeira. O cinza pode ser usado em qualquer tonalidade, desde a cor clara até o chumbo.
  9. Preto: tons claros de madeira combinam bem com o preto.
  10. Branco: o branco combina com todos os tons de madeira. Se o ambiente for muito amplo, pode usar um tom mais escuro de madeira para evitar a monotonia do ambiente. 

Quais os Tons de Madeiras Para Cada Ambiente

Já sabemos que o tom madeira combina com tudo. Agora, vamos saber melhor sobre os tons mais recomendados de acordo com o ambiente da casa.

  • Quarto: o ideal é usar tons mais claros ou neutros no quarto. Como é um ambiente íntimo e de descanso, essas cores favorecem o relaxamento.
  • Cozinha: na cozinha, a cor vai depender de como você quer a sua decoração. Decoração mais rústica fica ótima com tons escuros de madeira. Decoração mais moderna fica melhor com tons mais claros.

  • Banheiro: vai depender do tamanho do banheiro. Se for pequeno, tom claro de madeira com o branco pode dar uma sensação de amplitude. Se o banheiro for grande, tons escuros ficam ótimos, pois destacam o ambiente e criam um contraste.
  • Sala: usar tons mais escuros na sala conferem um ambiente mais intimista. Pode-se usar também tons mais claros nos móveis e mais escuros nos revestimentos.

Não existe uma regra definitiva quando o assunto é o uso de madeira. É possível combinar uma infinidade de cores no ambiente, de forma que fique bem agradável, alegre e aconchegante.

A dica para não se cansar da cor que você escolher para seus móveis, é pensar em algo que você realmente goste, assim será mais difícil enjoar da decoração. Pense também na impressão que quer passar para os seus amigos, para as outras pessoas que também moram na casa. As opções disponíveis são inúmeras. Mas tome cuidado para não se empolgar e acabar fazendo uma verdadeira bagunça de cores que não combinam no ambiente.

Cozinha Vermelha Planejada

Cozinha Vermelha Planejada

Também é importante lembrar que, nem tudo o que é tendência, ficaria legal na sua casa. Se, ainda assim, ficar com dúvida, o ideal é optar pelas cores neutras nos móveis. Elas combinam facilmente com outras cores e não causam cansaço visual.

Se seguir essas dicas, dificilmente terá problemas com as cores dos móveis planejados. Não é difícil, mas é preciso manter o foco no que deseja. Vai ser difícil não arrasar!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *