Por Que Contratar Um Corretor de Imóveis?

Quando você deseja comprar ou vender um imóvel deve contratar um corretor de imóveis. Esse profissional ajuda você a ter mais segurança para negociar bem como evitar situações de risco. A seguir vamos explicar como um corretor de imóveis pode fazer toda a diferença e com certeza você perceberá que necessita dessa ajuda.

Segurança

Se o proprietário mesmo anuncia o seu imóvel corre o risco de que criminosos aproveitem essa oportunidade para conhecer melhor o seu imóvel, a sua rotina enfim dados que o ajudem a cometer crimes como roubos e até sequestros.

O intermédio do corretor ajuda a reduzir esses riscos, pois o profissional faz uma triagem daqueles que se candidatam a conhecer o imóvel. Um profissional experiente sabe avaliar quem são os verdadeiros clientes em potencial.

Avaliação do Imóvel

O corretor de imóveis pode ajudar o proprietário a fazer uma avaliação mais precisa do seu imóvel. Sem a ajuda do corretor pode ser que o proprietário acabe vendendo por um preço abaixo do valor de mercado. Fatores como a pressa de vender podem ser determinantes para perder boas oportunidades de conseguir valores mais altos pelo imóvel.

Olhando por esse prisma se perde mais dinheiro vendendo abaixo do valor do que pagando a comissão do corretor. O pagamento da comissão é um dos principais motivos que levam as pessoas a abrirem mão de um corretor profissional.

Sem Especulações e Perda de Tempo

É muito comum no segmento imobiliário que imóveis sejam usados de referência, ou seja, quando o seu imóvel é avaliado com um preço superior ao de mercado pode ser visitado somente para mostrar que outro imóvel semelhante está mais em conta. O corretor identifica esse tipo de situação e evita as especulações e perda do seu tempo.

Apresentação

O correto de imóveis está acostumado a apresentar imóveis enfatizando os seus pontos fortes e contornando os pontos fracos. O proprietário que não é profissional em venda de imóveis pode não conseguir fazer isso de forma atraente.

Burocracia

A burocracia para vender imóveis é bastante densa, a legislação imobiliária pode ser bastante complexa. Dessa forma um contrato que esteja mal escrito pode fazer com que não haja venda ou mesmo com que o recebimento atrase. Essas idas e vindas custam o seu dinheiro e um corretor experiente pode conseguir evitar essas complicações.

O profissional que atua nessa área conhece a legislação e sabe qual a ordem dos procedimentos necessários. Além disso, o corretor saberá como corrigir erros na sua documentação ou nos documentos do imóvel.

CRECI

A vantagem de trabalhar com um corretor profissional é que se ele agir de forma não condizente existe um órgão para o qual reclamar, o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Todo corretor precisa ser associado ao CRECI para poder exercer a profissão.

O Que o Corretor de Imóveis Faz

Avaliação do Imóvel

A principal tarefa do corretor de imóveis é fazer uma avaliação correta do seu imóvel para poder disponibilizar esses dados para o comprador. Pode parecer simples fazer a avaliação do imóvel, mas saiba que se trata de um procedimento que exige técnica e conhecimento.

Muito mais do que dizer quanto o imóvel custa essa avaliação serve para fazer um laudo em que fique claro porque o valor é esse. É necessário justificar os valores para os possíveis compradores. Ao mesmo tempo que avalia o imóvel o corretor está pensando na melhor forma de oferecer o mesmo para os seus clientes.

É importante ter informações a respeito da metragem do imóvel, os detalhes de acabamento, quantos banheiros tem a propriedade, sua localização, a topografia enfim dados gerais da propriedade. Quase sempre o dono do imóvel conhece essas informações, mas não tem tempo e paciência para explicar em detalhes para os compradores.

Tempo

Dentre todos os benefícios de ter um corretor com certeza um dos que mais pesa é o seu tempo. Já pensou como seria inconveniente ter um possível comprador do seu imóvel ligando na hora do seu almoço ou durante o seu trabalho? Quando se tem um corretor essas ligações são feitas para ele.

Além disso, o corretor já sabe mais ou menos quais são as perguntas feitas e pode responder com mais desenvoltura e de forma a ajudar a fechar o negócio mais rapidamente.

Atendimento aos Interessados

Se atender o telefone para conversar com os interessados no seu imóvel está fora de questão atendê-los pessoalmente também, não é mesmo? O corretor tem disposição para atender os interessados a qualquer momento e poderá guiar uma visita ao imóvel em questão. Como a maioria das pessoas trabalha em horário comercial é natural que o corretor as atenda em seus momentos de folga.

Anúncio do Imóvel Sem Custos

Os bons corretores de imóveis oferecem para os seus clientes a possibilidade de anunciar o imóvel em veículos de mídia específicos para vendas imobiliárias e quase sempre sem custos. O profissional se encarrega de criar o texto e as campanhas de anúncio bem como instalar as faixas de VENDO. O corretor também conhece os melhores sites para anunciar o seu imóvel.

Documentação

Quando percebe que um atendimento está chegando perto de uma venda o corretor já começa a se encarregar dos documentos necessários como escrituras, cópias, pagamento de taxas e tributos entre outros detalhes que são fundamentais, mas que nem sempre são de conhecimento do proprietário. O corretor irá agilizar documentos quantas vezes forem necessárias, ou seja, mesmo que uma venda não se concretize ele fará o processo novamente.

Fecha o Negócio

Dá muito trabalho mostrar o imóvel, atender os interessados e realizar outras atividades pré-venda, mas depois que a venda acontece existem ainda inúmeros outros procedimentos. Para começar é necessário preparar os documentos para que a venda seja legal. Algumas certidões precisam ser tiradas, as formas de pagamento precisam ser estabelecidas, dados precisam ser verificados entre outros vários procedimentos que o corretor conhece melhor do que você.

Segurança Para o Pagamento

Quando se trata de cuidar de valores financeiros muito altos é essencial ter a figura do corretor para te ajudar. O profissional irá ajudar a cumprir o que foi acordado entre as partes, ou seja, vai garantir que você receba o seu dinheiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tenho um jornal, EM cURITIBA, direcionado ao mercado imobiliário. Preciso de autorização para reproduzir esta matéria. Como faço?

    Obrigado!

    HILTON 10 de outubro de 2014 11:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *