O Que Observar em um Imóvel Usado?

Quem está em busca do tão sonhado imóvel próprio se depara com a questão de comprar um imóvel novo ou usado. Optar por um imóvel usado pode ser uma excelente escolha se você souber exatamente o que observar. Quando se deparar com uma boa oportunidade tenha em mente que será necessário ficar atento a algumas questões.

Dentre os principais questionamentos estão saber onde comprar esse imóvel e se vale mesmo a pena investir num imóvel usado. Para te ajudar a responder esses questionamentos elaboramos algumas dicas, saiba o que observar para evitar uma dor de cabeça no futuro.

Dicas do Que Observar num Imóvel Usado

Localização e Entorno

A primeira coisa a observar quando você vai conhecer um possível imóvel para comprar, seja ele novo ou usado, é a sua localização. Será muito difícil morar numa região em que não hajam muitas opções de transporte público, não é mesmo? Fique de olho na vizinhança e também nos meios de transporte que estão disponíveis para a região.

Além disso, observe os serviços públicos e comércio como, por exemplo, hospitais, bancos, caixas eletrônicos 24h, padarias enfim tudo o que pode oferecer mais comodidade para o seu dia a dia. Faça visitas de dia e de noite para saber se são realizadas feiras ou se tem casas noturnas funcionando no entorno.

Condições da Construção

Quando falamos sobre imóveis usados uma das primeiras questões que vem em mente são as condições da construção e nem poderia ser diferente. Para ter certeza que o imóvel está em boas condições para morar observe se tem rachaduras ou infiltrações. Informe-se ainda como funcionam os serviços de manutenção da área comum e como é feita a limpeza.

Despesas de Condomínio

Para algumas pessoas é uma verdadeira surpresa a conta do condomínio, para evitar esse tipo de inconveniente informe-se a respeito da situação financeira do condomínio. Assim você saberá se estará livre de pagamento de taxas de obras, inadimplência enfim tudo o que pode aumentar o valor final do condomínio. Observe se o prédio está passando por algum tipo de reforma e em caso de estar informe-se quanto tempo irão durar as obras.

Condições Climáticas

Pequenos detalhes como a posição do imóvel voltado para o sol pode ser motivo de desvalorização do mesmo. Numa cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo, estar voltado para o sol é um motivo de baixa no valor do imóvel uma vez que se trata de uma cidade com calor intenso.

Itens que ajudam a valorizar um imóvel e que devem ficar na sua lista de verificação são a iluminação e a ventilação. Para saber como será viver no apartamento em questão faça visitas em horários diferentes do dia. Assim você saberá se existe diferença de temperatura de dia ou de noite, por exemplo. Observe ainda o fluxo de veículos na frente também.

Piso e Portas

Este é um detalhe que passa despercebido para muitas pessoas, em especial os pisos. Portas e pisos que tem acúmulo de pó em especial os de madeira indicam uma possível infestação de cupim e acredite você não vai querer um imóvel com esse problema. Existem regiões que sofrem mais com esse problema e pode ser mesmo não havendo problema no momento da compra seja necessário realizar uma dedetização periódica.

Caixa de Disjuntores, Tomadas e Interruptores

Peça para conferir a caixa de disjuntores, tomadas e interruptores para saber se tem resíduos de superaquecimento, fios que estão retorcidos, manchas estranhas e escuras ou mesmo isolamento danificado.

Uma questão importante de se levar em conta é que imóveis mais antigos podem não ter estrutura suficiente para atender a demanda de aparelhos eletroeletrônicos mais modernos. Quem não entende muito desse tipo de assunto pode chamar um profissional de confiança para fazer uma verificação das condições elétricas.

Encanamento

Uma das piores dores de cabeça que um imóvel antigo pode trazer é ter problemas com o encanamento. Para ter certeza de que está tudo bem com o encanamento abra torneiros, chuveiros e válvulas, assim você pode saber como está o funcionamento.

Quando a água sai pela torneira com uma cor avermelhada ou com aspecto turbo é bem provável que exista algum problema de tubulação antiga ou mesmo que o reservatório de água não esteja passando por uma correta manutenção.

Infiltrações

Outro problema bastante sério e do qual os imóveis mais antigos não estão livres. Uma forma simples de verificar se existe algum problema de infiltração é observando se tem alguma cor escura nas paredes ou no teto. Fique atento para pintura fresca nas paredes e teto principalmente se estiver perto do banheiro ou da cozinha. A pintura pode estar escondendo infiltrações ou mesmo mofo.

Rede Elétrica

Para verificar o bom estado da rede elétrica você deverá acender todas as luzes do imóvel preferencialmente num horário de pico como das 18h às 21h. Ligue também os chuveiros ou torneira elétrica, se tiver oscilações é porque a rede elétrica precisará passar por uma reforma.

Desnível no Piso

A melhor maneira de verificar se existe um desnível no piso é deslizando uma bolinha por ele. Quando a bolinha desliza na direção oposta a que foi jogada é porque existe inclinação no piso. Se isso acontecer no banheiro ou cozinha pode ser sinal de infiltração, ou seja, é o local em que a água se acumula.

Memorial Descritivo

Para ter certeza de que o imóvel é realmente tudo o que vendedor está alardeando peça para verificar o memorial descritivo do mesmo e observe se as marcas dos materiais de acabamento que aparecem no documento são as mesmas que estão sendo usadas no imóvel.

Segurança

Hoje em dia toda e qualquer medida de segurança é bem-vinda e você pode observar como são os procedimentos para ter acesso ao prédio em que está o apartamento. Para isso observe como você foi abordado na entrada do imóvel, se lhe pediram informações ou apenas o deixaram subir.

É sempre melhor que o prédio possua uma portaria física que funcione 24 horas e que conte com um sistema de vigilância monitorado por câmeras para oferecer mais tranquilidade aos moradores. Estar protegido nunca é demais e você pode e deve ficar de olho nessa questão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *