Living Com Espaço Gourmet

Se você está buscando um projeto de decoração para a sua casa e querendo integrar os ambientes, a dica é living com espaço gourmet. É uma super tendência e aposta fortíssima dos arquitetos e decoradores para ganhar espaço, deixar os ambientes mais funcionais e aproveitar cada cantinho desses dois cômodos.

Integrar ambientes é uma solução que os arquitetos estão usando, principalmente, quando os espaços são pequenos. Mas, nem só por isso, a mistura living com espaço gourmet é bem legal principalmente para quem gosta de receber amigos e parentes em casa. É uma forma de criar recepções onde o anfitrião, mesmo quando está preparando os pratos, pode interagir com os convidados.

Vantagem da Integração de Ambientes

A integração de qualquer ambiente quando é feita da forma correta trás harmonia para casa. E vale ressaltar que associar dois espaços não é simples colocar a parede no chão. É muito mais que isso, porque serão dois em um e  por isso a decoração deve ser pensada como  um todo, com continuação.

Na integração dos ambientes a iluminação e as cores são importantes para o acabamento e detalhes, enquanto os móveis podem determinar os espaços integrados, mas bem marcados.

A integração de ambientes não é uma novidade, como pode parecer. Na verdade, esse tipo de projeto já foi muito usado há algum tempo atrás e normalmente, cozinha e sala eram os cômodos associados. Porém, o conceito moderno é bem diferente.

A ideia de criar espaços integrados prioriza acima de tudo o conforto da família.

No caso do living com o espaço gourmet, ambiente que se tornou comum nos novos apartamentos, existe ainda, no caso de grandes imóveis, a possibilidade de integrá-los a sala de jantar. E o jogo de cores, texturas, acabamentos e móveis podem dar conta do recado. Deixando um ambiente único, porém, bem dividido e integrado ao mesmo tempo.

Outra possibilidade que também pode atender a determinados imóveis é além de integrar o living com o espaço gourmet integrar o hall ou a cozinha. No segundo caso, é importante garantir que os odores do ambiente não passem para os demais, neste caso, investir em um excelente depurador de ar.

Ideias Para Integrar Living Com Espaço Gourmet

  • A melhor maneira de “separar” os espaços integrados é com móveis que “marquem” onde termina um e começa outro.
  • O ideal é que o piso do living e do espaço gourmet seja o mesmo e que seja colocado na mesma direção. Dessa forma o ambiente ficará parecendo muito maior do que realmente é e ainda dará profundidade e a continuidade que espaços integrados precisam.
  • A porta que separa o living do espaço gourmet deve desaparecer. Isso pode ser um problema para algumas pessoas. Nem todo condomínio permite que a porta seja retirada. É melhor consultar antes as normas do seu prédio.
  • O piso deve ser o mesmo, mas o tapete de um lado e de outro deve ser diferente, porém, com cores que se repetem em ambos para criar harmonia.
  • Se você quiser ter a escolha de fechar o living, então, a melhor opção é usar portas de vidro sanfonadas que quando abertas se recolhem no canto discretamente.
  • Uma mesa estreita, porém, grande pode ser o ponto que separa o lado living do lado espaço gourmet.
  • No espaço gourmet não pode faltar uma pia e uma torneira, mas estando integrado com o living, busque peças de design que não se destaquem como em uma cozinha.

Estrutura e Acabamentos

Não dá para pensar e ir fazendo quando o assunto é derrubar paredes e arrancar porta. Como falamos anteriormente, tudo deve ser consultado para não ter problemas futuros.

E a situação mais delicada ainda é em relação as paredes. Nem toda parede pode ser derrubada, existem aquelas que fazem parte da sustentação do prédio e retirar uma dessas pode custar a um grande problema a estrutura como um todo.

Então, antes de chamar um pedreiro e mandar ele ir quebrando tudo, a melhor coisa a fazer é chamar um profissional e com a planta do apartamento ver o que realmente pode ser feito.

E não se esqueça de um outro detalhe. De repente a parede pode ser colocada no chão, mas dentro dela passa fios de iluminação, canos da parte hidráulica, fatores que devem ser analisados e com soluções previstas.

Já sobre os acabamentos, para os profissionais, arquitetos e decoradores, para que a integração do living com espaço gourmet dê certo é necessário observar 5 elementos fundamentais. São eles:

  • Texturas
  • Revestimentos
  • Iluminação
  • Cores
  • Altura dos móveis

As Dicas dos Decoradores Para Não Errar:

  • Decidir qual será a paleta de cores antes do início da obra. De preferência: base de cor neutra e colorido nos objetos menores de decoração.
  • Se quiser abusar na aplicação de texturas, use menos cores, principalmente nas paredes.
  • Revestimento igual no chão de ambos os espaços e se quiser “separar” faça isso usando tapetes diferentes.
  • Cuidado com pisos que chamem muito a atenção. Eles podem dar a sensação de que o espaço é menor do que na verdade ele realmente é.

A Sintonia é Fundamental Para a Integrar Espaços

Quando você pensa em integrar living com espaço gourmet a ideia não é de transformá-los em um único ambiente. Essa não é a ideia de integrar cômodos. Por isso, é importante que fique bem claro a função de cada um dos espaços.

A iluminação e os móveis costumam ser os dois pontos mais usados para fazer essa diferenciação necessária para que se tenha harmonia na sua proposta de decoração.

Uma dica fundamental que nos dão os decoradores é não usar móveis ou objetos decorativos altos. Nada que crie um “bloqueio” de visão de um lado ou de outro. Por exemplo, nunca use um sofá grande demais de costas, escolha móveis “portáteis”.

A iluminação pode ser usada de duas formas: com rebaixamento de gesso ou com iluminação cênica. Além disso, abajur também pode ser uma peça fundamental para “personalizar” cada um dos cômodos, living e espaço gourmet.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *