Dicas Para Encontrar Um Imóvel Para Alugar

Quando alguém decide alugar um imóvel deve estar pronto para providenciar os documentos que são necessários bem como fazer um contrato por escrito que contemple os direitos e deveres do proprietário e do locatário. O inquilino deve ter muita atenção e cuidado para ler todas as cláusulas do contrato.

É importante ter uma cópia do contrato e também manter o hábito de guardar os recibos de pagamento do aluguel bem como dos encargos. Para te ajudar nessa tarefa confira as dicas que vamos te dar sobre como encontrar um imóvel e depois como fechar o negócio.

Os Cuidados Necessários Para Alugar Um Imóvel

Contrate Uma Imobiliária

Para ter certeza de encontrar o imóvel que deseja é importante contratar uma imobiliária e um corretor de confiança para te ajudar na busca. Mesmo tendo um custo a mais isso compensa pelo fato de que será mais difícil cair em alguma armadilha imobiliária. O profissional deve ter cadastro na CRECI.

Visite

Para ter certeza de que o imóvel é realmente como ele está sendo descrito e que está em boas condições é importante que você faça uma visita pessoalmente.

Vistoria

Juntamente com o proprietário do imóvel você deverá fazer uma vistoria do imóvel, cuide para anotar o estado de conservação em que a casa ou apartamento se encontram. Se o imóvel a ser alugado tiver mobília anote o estado dessa também, pois se acontecerem eventuais problemas com o imóvel ou com a mobília é necessário saber em que estado estavam antes. Essa lista de itens e de condições deve constar no contrato.

Contrato

É essencial que conste no contrato o valor do aluguel, a duração do período de locação, qual o valor das multas se houver atraso no pagamento, qual o índice de reajuste, a forma de pagamento que foi combinada entre outras coisas.

Pense Bem

Tudo que pode acontecer de você estar precisando muito do apartamento, mas é importante pensar muito antes de alugar um imóvel uma vez que depois será difícil reverter o contrato. Mais adiante iremos explicar como funciona o processo para deixar o apartamento antes do previsto em contrato, mas é importante saber que irá custar um pouco para o seu bolso. É bem melhor tomar uma atitude bem pensada do que ter que resolver depois uma grande dor de cabeça, não é mesmo?

Fique de Olho…

O proprietário não poderá cobrar do seu inquilino nenhuma quantia para a elaboração do contrato ou mesmo da ficha cadastral. As despesas do contrato devem ser custeadas pelo proprietário do imóvel. O que o locador pode exigir é algum tipo de garantia para fazer a locação. Porém, saiba que não é qualquer tipo de garantia que o proprietário pode pedir.

Garantias Que o Proprietário Pode Pedir

Caução

O valor caução é pedido geralmente para custear possíveis despesas com danos materiais causados pelo inquilino. Pode se referir a bens móveis ou imóveis, o seu valor não pode ser maior do que três aluguéis e deve ser pago em dinheiro.

Quase sempre deve ser depositado em caderneta de poupança. Se quando o contrato de locação acabar não tiver nenhum tipo de prejuízo que precise ser sanado o inquilino recebe de volta o total de caução que pagou.

Seguro Fiança

Nesse caso o inquilino faz um seguro numa empresa seguradora e não precisa da figura do fiador que é bem difícil de encontrar.

Fique Sabendo…

O proprietário apenas pode pedir pagamento antecipado de aluguel (mês a vencer) se o inquilino não tiver garantias para oferecer.

Deveres do Proprietário

O proprietário tem os seus deveres assim como o locatário. Para começar é necessário que o locador entregue o imóvel em perfeitas condições de uso. No caso de o inquilino perceber que existe algum problema com o imóvel após ter alugado deverá fazer um comunicado por escrito para o proprietário que tem o dever de providenciar o conserto.

O locador precisa fornecer para o seu inquilino recibos de pagamento de aluguel com os valores discriminados. Também são de responsabilidade do locador pagar em dia os impostos, prêmios de seguro bem como as taxas contra incêndio.

Mas, preste atenção, pois se no contrato estiver determinado que essas são obrigações do inquilino caberá a você custear essas despesas. As despesas extraordinárias do condomínio do apartamento deverão ser pagas pelo proprietário. Dentre elas estão fundo de reserva, reformas do prédio entre outras.

Deveres do Inquilino

Dentre as obrigações do inquilino estão pagar o aluguel no dia e local que foi estipulado no contrato. Utilizar o imóvel de forma a preservar o imóvel e para os fins de moradia e não para fazer comércio. Se algo for danificado precisará ser restituído no final do prazo da locação no mesmo estado de conservação que estava quando o contrato foi assinado.

Modificações no imóvel alugado apenas são permitidas se forem feitas com o consentimento do locador e com um aviso por escrito. O aluguel de apartamento inclui pagar contas ordinárias como água, luz, empregados e entre outras.

Reajuste, Rescisão e Retomada do Imóvel Alugado

A seguir vamos explicar algumas das principais dúvidas que os locatários podem ter em relação aos imóveis.

Reajuste do Aluguel

Todo ano o aluguel terá reajuste de acordo com o índice que foi combinado em contrato entre locatário e locador. Em geral o índice que é utilizado é o IGM-M.

Rescisão do Contrato

O locatário poderá deixar o imóvel antes do que prevê o contrato desde que para isso pague a multa que está estabelecida no contrato. Em geral essa multa corresponde ao valor de três meses de aluguel. Porém, é bem provável que a multa seja proporcional ao tempo que ainda resta de locação.

Retomada do Imóvel Pelo Locador

O locador pode retomar o imóvel de duas maneiras, a primeira é chamada de denúncia vazia e consiste num simples pedido para que o inquilino saia. A outra alternativa é através de via judicial, bastante comum em casos em que o inquilino não pagou o aluguel em dia ou mesmo quando não existem outras opções para negociar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *