Dicas Para Comprar Imóvel no Litoral

Um desejo bastante recorrente entre aqueles que já adquiram a sua casa própria e tem um bom carro é comprar um imóvel no litoral. Ter um lugar certo para ir todo feriado e/ou férias para curtir com a família ou mesmo para ter alguns dias de solidão parece fazer parte da lista de prioridades dos brasileiros que estão se estabelecendo financeiramente.

O belo cenário do som das ondas do mar quebrando ao alcance dos seus ouvidos e a tranquilidade dos períodos pré-temporadas não podem mascarar eventuais problemas que esse imóvel da praia pode lhe trazer no futuro. Para te ajudar a fechar um bom negócio e poder viver o seu sonho mais plenamente elaboramos algumas dicas do que deve ser considerado antes e como se dá o processo de compra.

Dicas Para Comprar Imóvel no Litoral

Essa é Sua Praia?

A partir do momento que você comprar um imóvel na praia estará assumindo gastos com a manutenção da casa. Pense bem se você realmente deseja passar boa parte das suas férias e feriados no mesmo lugar. Com esses gastos será mais difícil viajar para outros lugares além do que não compensa investir nesse imóvel se você não pretende visitá-lo de vês em quando.

Obviamente que você pode alugar o imóvel, mas esse é um procedimento que te exigirão algum trabalho. Dessa forma pense em qual é a frequência em que deseja usar esse imóvel para o seu divertimento e descanso, seria ideal pelo menos uma vez a cada dois meses para garantir que a casa fique em dia e sem problemas. Visitando o imóvel menos que uma vez a cada dois meses você terá prejuízos que podem ser compensados com o aluguel por temporada.

Aluguel do Imóvel

Algumas pessoas investem num imóvel na praia, isso porque compram o mesmo com o objetivo de alugá-lo. Se essa é a sua intenção deve prestar atenção a alguns detalhes, para começar o trabalho que dará para ter certeza que a pessoa para quem você está alugando é honesta e acima de tudo que irá mesmo preservar o imóvel durante sua estadia.

Lembramos que mesmo que você esteja alugando o imóvel para um familiar ou para um amigo íntimo é essencial fazer um contrato de locação em que estejam bem claras as condições relevantes. Considere com carinho fazer um seguro de residência para esse imóvel no litoral.

Comece Pelo Aluguel

Mesmo que você tenha certeza de que deseja comprar um imóvel na praia é importante ter uma experiência relevante nesse cenário. A dica é alugar um imóvel que se aproxime o máximo possível do que você pretende arrematar.

Tente conhecer bem a cidade e a vizinhança em que pretende ter a sua casa ou apartamento. É legal aproveitar um feriado prolongado para levar a sua família para conhecer o imóvel e o local, afinal é importante que todos gostem, não é mesmo?

No caso de você gostar do imóvel que alugou é possível tentar negociar com o seu dono a sua compra. Em relação a sua família tente não revelar para eles que você tem a intenção de comprar o imóvel, pois assim obterá respostas mais sinceras a respeito do que eles acharam do lugar. Se todos gostarem você já tem um sinal verde para começar a pensar na compra, não é mesmo?

Observe o Imóvel

Enquanto aluga o imóvel que pretende comprar aproveite para esmiuçar cada pormenor do local. Pense que é o mesmo que estar em busca de um imóvel para comprar na cidade, ou seja, precisa ser um lugar que esteja em boas condições e no qual você terá prazer em morar.

Fique de olho em possíveis infiltrações, rachaduras além de cogitar se será necessário realizar algum tipo de reforma e se a sua família terá o conforto e espaço necessários. Com esses quesitos ok você terá mais segurança para investir nesse imóvel.

Conheça a Cidade

Na hora de escolher um bom imóvel no litoral para comprar é importante pensar numa opção que não ofereça muitos custos para se locomover até ele. Comece analisando o quão distante é a cidade litorânea da sua cidade de residência. Pense sinceramente a respeito da distância, você irá mesmo ao imóvel com frequência?

A cidade do litoral escolhida também precisa ter os seus méritos, além de belas praias é importante que tenha algum tipo de atração, não é mesmo? Considere a faixa etária da sua família, quem tem crianças pequenas dependerá de diversões para os pequenos por um bom tempo.

Já para os filhos adolescentes é importante que haja cinemas e algumas opções de baladinhas. Para um casal é interessante ter bons restaurantes para um jantar romântico enfim deve ter opções para todos os integrantes.

Valorização do Imóvel

Em relação ao imóvel em especial é bom observar quais são as chances dele ser valorizado. Por exemplo, se no entorno do imóvel forem construídos acessos rodoviários entre outras obras o imóvel acabará se valorizando. Essa análise pode ser feita com mais critério por profissionais de imobiliárias.

Corretor Imobiliário

Para evitar problemas com o seu imóvel no futuro é importante ter certeza de que está tudo certo com a documentação e afins da transação. A dica é contar um corretor imobiliário que seja credenciado ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

O trabalho desse profissional é analisar o imóvel e também as condições do negócio. Não adianta pensar que é tudo muito fácil e depois se ver enrolado num mau negócio. Além disso, se possível leve o contrato de compra para um advogado analisar para ter bem claros todos os termos que constam no documento.

Cuidado com o Endividamento

Por fim é de suma importância que você tenha certeza de que vai se comprometer com esse investimento. Faça uma boa análise financeira e pense se o dinheiro investido não farpa falta para a realização de outros objetivos da família. O investimento num imóvel no litoral pode até render algum lucro através do seu aluguel, mas ainda assim é um negócio que exige um bom capital.

Cuidado com a armadilha dos financiamentos com altos juros, pois você pode acabar enredado numa dívida sem fim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *