Como Manter a Casa Sempre Limpa e Organizada

A limpeza da casa é uma rotina muito importante de ser feita. Através da limpeza da casa, pessoa gera novos hábitos para a sua residência e a pessoa organiza o ambiente, deixando a sua casa mais agradável, prazerosa e saudável de se viver.

.

Quando a sujeira se faz presente em um ambiente, além de tornar o local desagradável, ficando sujo e poluído, pode prejudicar as pessoas que moram naquela casa. A sujeira pode prejudicar a saúde humana e dos animais, no caos de quem os cria. Por isso, limpar todos os ambientes da sua casa, os móveis e objetos é vital para manter a higiene e a saúde dos seus familiares que habitam o lar.

Por isso é necessário que as pessoas gostando ou não de realizar uma faxina, precisam determinar dias ou contratar uma diarista ou faxineira para manter a sua casa sempre limpa ,organizada, cheirosa e perfumada.

Como Realizar uma Faxina na sua Casa

Casa Limpa e Organizada

Casa Limpa e Organizada

Caso você tenha deixado a preguiça de lado e irá realizar a limpeza de sua casa, saiba que essa tarefa não é tão fácil. Porem, não existe nenhum segredo, o importante é ter disposição. Por isso busque se organizar e estabeleça metas, e realize o trabalho por partes.

É interessante ter uma rotina de limpeza, e essa rotina seja realizada regularmente, dessa forma a sujeira será mantida sob controle. Com isso evitará o surgimento de mofo e outras substâncias que provocam alergias e doenças.

É importante ressaltar que a pessoa precisa ter ciência que fazer uma limpeza na sua casa, ela não vai realizar uma mudança, por isso não retire todas as coisas do seu local, isso só faz aumentar o trabalho a ser feito.

Limpeza

Limpeza

Limpe cada ambiente e cômodo de uma vez, não retire os moveis de todos os cômodos de sua casa de uma vez, pois isso só vai gerar bagunça e tornar o trabalho mais cansativo.

Outra coisa a se observar é que você busque usar os produtos de limpeza adequados e específicos para cada local, móveis e pisos de sua casa, para que a faxina seja bem realizada.

Uma dica dada por pessoas acostumadas a trabalhar com faxina, é que se deve iniciar o trabalho de limpeza pela parte mais difícil, isto é, o cômodo que mais estiver precisando da faxina, assim você começa pela pior parte e conclui com o mais fácil e leve.

Uma possibilidade para as pessoas que não possuem tanto tempo disponível, a solução para manter a casa limpa é manter a frequência da limpeza. Para ganhar tempo, é vital que não se permita que a poeira e a sujeira fiquem grudadas e entranhadas nos moveis e cômodos da sua residência. Essa atitude ajuda a evitar que sejam usados produtos químicos mais fortes.

Dicas e Passos para Fazer uma Limpeza na sua Casa

Imagem de Amostra do You Tube

Deixar a casa limpa, organizada e ordem é o sonho de muitas pessoas. E para ajudar nessa árdua e difícil tarefa, segue abaixo algumas dicas e passos que podem ser seguidos, para auxiliar a realizar e facilitar a limpeza de sua residência:

  • Evite que a sujeira entre em sua casa. Coloque tapetes em todas as entradas da casa para que absorvam a sujeira;
  • Entre em casa sem sapatos, isso evita que a sujeira adentre a sua casa. Providencie um local fácil na entra para que os sapatos fiquem bem guardados;
  • Arrume as pequenas bagunças sempre que observar a existência delas;
  • Em caso de manchas e respingos, aja assim que acontecer. A limpeza será eficaz e necessitara de menos substancias químicas para realização da limpeza;
  • permita que os produtos de limpeza tenham o tempo necessário para agir, assim você usará uma quantidade menor, e irá agredir menos o meio ambiente;
Imagem de Amostra do You Tube
  • Use escovas, esponjas de aço e panos para remoção das sujeiras. Esses utensílios reduzem a necessidade de utilizar substancias químicas;
  • Estabeleça uma rotina de limpeza para a sua casa (liste atividades como: passar o aspirador de pó, fazer a limpeza do fogão, fazer a limpeza dos armários de cozinha, fazer a limpeza da geladeira, fazer a lavagem e desinfetar as latas de lixo, fazer a limpeza do vaso sanitário, fazer a lavagem da pia do banheiro, limpar os tapetes, e varrer as entradas da casa e as áreas externas);
  • Não jogue água e não exponha os vidros ao sol. Essas atitudes podem gerar manchas no vidro;
  • Deixe o guarda roupa organizado. Separe as roupas em grupos (camisas de manga longa, camisas curta, vestidos, calças, saias, etc.). outra forma de organizar o guarda roupa é separar conforme o estilo de vida ou as ocasiões (trabalho, para sair para festas, atividades físicas, etc.);
  • Coloque os sapatos em prateleiras com a frente sempre visível para facilitar o momento da retirada;
  • Use caixas organizadoras para eliminar a bagunça. Busque deixar todas identificadas para saber o que tem dentro;
  • Na cozinha, coloque os utensílios que são sempre utilizados na parte da frente dos armários e com acesso facilitado;
  • Na cozinha use recipientes de vidros e transparentes para guardar os utensílios e os alimentos. Isso facilita a identificação do que se precisa utilizar;
  • No banheiro separe os produtos de higiene pessoal e guarde em locais de fácil acesso. Não deixe objetos em cima da pia;.

Como Manter a Casa Organizada

Depois que limpamos e arrumamos a nossa casa, temos aquela sensação de alivio e satisfação. Porém, quando tem pessoas dentro de casa, não tem jeito, a casa é arrumada, mas o trabalho não se acaba: pó nos móveis, louças e roupas sujas, é um trabalho que não tem fim, e isso são todos os dias.

No entanto, com a colaboração de todas as pessoas que habitam a residência, é possível manter a casa sempre limpa e organizada. Por isso, é interessante que sejam impostas regras de limpeza da casa, onde o principio básico é fazer com que cada pessoa seja responsável por aqueles objetos que usa e que suja.

.

Com a implantação dessa regra básica, o trabalho fica dividido entre todos, e a casa se manterá limpa e organizada. Segue abaixo algumas regras a serem implantadas para que as pessoas implantem em sua casa e as coloque em pratica todo dia para obter êxito na tentativa de organizar a sua casa:

  • Cada um lava aquilo que sujou;
  • Limpe os pés antes de entrar em casa;
  • Coloque as roupas sujas no local apropriado e não jogadas pela casa;
  • Mantenha o guarda roupa arrumado;
  • Qualquer objeto que tenha sido tirado do local, tem que ser colocado de novo onde estava antes;
  • Realize o descarte e jogue fora os produtos que estejam fora da validade (remédios, alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, etc.), utensílios que estejam quebrados, papeis que não sejam mais uteis (papéis velhos atraem baratas), revistas e jornais velhos, brinquedos quebrados, roupas velhas e amareladas, sapatos gastos, etc. não guarde coisas velhas, quebradas e sem necessidade em sua casa, isso só faz ocupar espaço e dá muito mais trabalho na hora de limpar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>