A Hora Certa de Comprar um Imóvel

Existe um momento certo para comprar um imóvel? Sem falar que nessa decisão temos que incluir se a compra será de uma casa nova e pronta ou na planta. Muitas pessoas estão optando pela segunda opção até mesmo por questões econômicas. Os imóveis comprados dessa forma custam menos do que um imóvel pronto. Mas, já vamos alertando, que é bom fazer as contas. Depois tem taxa de ligações diretas, ITBI, no caso de condomínio, taxa de decoração e mais o registro do imóvel. Não dá para perder de vista todas essas contas “extras” que não existem no caso de um imóvel pronto.

O planejamento sempre foi e sempre será uma forma de realizar projetos correndo menos riscos possíveis. Claro que não uma garantia total porque imprevistos acontecem. As pessoas planejam os gastos com o casamento, muitos pais com o estudo dos filhos até chegarem a universidade, até mesmo as tão sonhadas férias fora do Brasil.

O que é muito comum no caso dos planos para comprar um imóvel são as mudanças na economia. Há um tempo atrás e não muito distante, os valores dos imóveis no Brasil eram bem menores e uma pessoa naquela época com 20 mil reais na mão querendo comprar uma casa de 95 mil poderia achar que não era a hora. Dava para apostar que bastavam mais alguns anos e fazendo muita economia daria para chegar na metade do valor do imóvel sem sofrer com as prestações. Porém, não foi isso que se viu, os preços subiram demais e os 20 mil passou a ser pouco.

Para se ter uma ideia entre os anos de 2003 e 2010 os imóveis no Brasil de um modo geral chegaram a valorizar 200%, na prática, os preços triplicaram. O que fez com quem esperava o momento certo ver o sonho ficar mais longe ainda.

Nesse momento de preços altos de imóveis, o pensamento é o contrário, aquele de esperar que a valorização pare e mais, que os valores comecem a cair. Mas, será que dá mesmo para fazer essa previsão? São ideias que podem ser verdadeiras como podem não ser, como foi quando o 20 mil era pouco e em pouco tempo se chegaria a metade do valor do imóvel com uma boa economia.

O que Dizem os Especialistas Sobre a Hora Certa de Comprar um Imóvel

Normalmente, a grande maioria dos especialistas em finanças não aconselham jovens casais a fazerem a opção de comprar um imóvel. Para eles não é a hora certa porque é uma fase da vida que ainda cabem muitas mudanças, como até mesmo o deslocamento de uma cidade para outra, de estado, até mesmo de país, nesse mundo globalizado.

Imagina acabar de comprar um imóvel e receber a proposta de um trabalho fora do Brasil. Neste caso, seria muito melhor ter o dinheiro que foi gasto com as parcelas para ter uma vida tranquilas nos primeiros meses longe de casa. O que não quer dizer que para aqueles jovens casais que não cogitam essa possibilidade comprar o imóvel não possa ser uma opção.

Para os especialistas de finanças o melhor momento para comprar um imóvel é agora. Falamos no sentindo que seja o momento em que se sinta firme financeiramente. Acima de tudo é importante ter um emprego que dê a tranquilidade de não ter uma desagradável surpresa quando menos se espera.

Uma pessoa que entrou em uma empresa ontem não pode pensar em comprar um imóvel amanhã. Ter o mínimo de certeza que é um trabalho estável é ponto básico. E mais, não se comprar um imóvel se durante algum tempo não foi feita uma poupança. Até porque não existirá um financiamento de 100% do valor.

Outra dica dos especialistas em finanças é que as parcelas não comprometam mais de 30% da renda mensal da família. Esse é aquele ponto fundamental para que o sonho da casa própria não vire o pesadelo de não conseguir pagar as parcelas e ter um padrão de vida como era antes da compra.

Em geral, um pouco de sacrifício sempre deverá ser feito, economia e o comprador deve estar ciente de que imprevistos possam acontecer. Continuar fazendo uma pequena economia para emergências também é um bom modo de não ser pego de surpresa.

Sobre a Bolha Imobiliária que Paira no Brasil

Se fala muito nessa tal bolha imobiliária no Brasil e que esses preços não serão mantidos e que estamos prestes a viver um grande caos por conta disso tudo. Porém, esse é um discurso mais de quem compra do que dos economistas. Os estudiosos dizem que obviamente terá um momento em que o preços vão desacelerar, aliás, eles apontam que esse momento já começou. Mas, caírem, não é uma realidade.

Os economistas dizem que não vale a pena esperar a bolha estourar porque não existe indícios para que isso aconteça.

Como Saber que Chegou a sua Hora de Comprar um Imóvel?

  • Com certeza para sonhar em comprar um imóvel é necessário que algum dinheiro tenha sido economizado ao longo do tempo. Aqueles 20% que devem ser pagos por você dos 100% que 80% será financiado pelo banco ou melhor ainda, se a economia superou esse valor.  Quanto menos do valor total ficar para financiar, melhor para as suas finanças, porque menos juros você estará pagando para o banco que emprestará o dinheiro.
  • Como foi dito anteriormente, deve ser um momento em que a estabilidade de emprego seja uma quase certeza. Certeza só mesmo os funcionários públicos possuem, porém, muitas pessoas constroem uma carreira longa em  uma empresa privada.
  • Não se compra um imóvel no meio de um problema de família, como por exemplo, alguém que está doente ou um filho que está estudando fora e os pais estão tendo custos extras. Deve ser um momento em que as finanças de casa são aquelas básicas que não podem sair da lista mensal, mas em compensação, não existe nada extra.
  • O momento certo é quando você consegue ter depois de dar entrada no imóvel, uma pequena poupança que seja para uma emergência. Investir todo o dinheiro no imóvel pode ser muito perigoso. Ninguém está livre dos imprevistos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *