Sítio, Fazenda

Em nosso país existem milhares de pessoas que apreciam muito as lidas mais próximas com a natureza e para manter o saudável hábito de lidar com a terra e com os animais mantém um sítio.

Já outras pessoas possuem e até mesmo moram em fazendas, em propriedades de médio ou grande porte, mas nestes casos a vida destas pessoas está totalmente voltada para este universo, pois tomar conta de uma fazenda com todos os seus afazeres exige muita dedicação e tempo, é preciso gostar muito deste tipo de vida.

Diferenças

É comum que as pessoas confundam sítio, fazenda e chácaras, mas apesar de todos estes ambientes representarem basicamente um mesmo estilo de vida, existem diferenças de conceito, mais diretamente relacionadas a extensão da propriedade. O dicionário nos diz que sítio compreende todo e ou qualquer lugar que seja ocupado por determinado corpo, portanto podemos dizer que a palavra em si é sinônimo de lugar ou local.

Conceitos

Em nosso país a palavra sítio faz referência a propriedades rurais de áreas modestas, que geralmente são utilizadas para o cultivo de pequenas lavouras e para o lazer da família. De maneira geral podemos afirmar que sítios são bem menores que fazendas, no entanto estas diferenças entre fazenda, sítio e chácara não estão bem claras. Em Portugal chama-se quinta, já em Moçambique chama-se machamba, sendo que nestes países sítio tem somente o significado de lugar ou local.

Peculiaridades

Pessoas que tem sítios costumam manter também residências na zona urbana do município, e desta forma se utilizam das dependências do sítio mais especificamente para momentos de lazer e descontração com seus familiares. É comum que os sítios tenham cavalos para realização de pequenos passeios, alguns animais como vacas, patos, galinhas, etc.

Animais

Algumas propriedades são privilegiadas com riachos que cortam o sítio proporcionando assim a possibilidade de agradáveis banhos de riacho. Para algumas famílias o sítio já representa a manutenção de sua subsistência, pois é de lá que os familiares tiram o seu sustento por meio de plantações de hortaliças e de legumes, ou de criações pequenas de aves, gado, suínos, etc.

As Fazendas

As fazendas, por sua vez, tem por objetivo basicamente as práticas de agricultura e de pecuária. É comum que estas propriedades tenham estruturas diversas, objetivando a produção e posteriormente o gerenciamento dos alimentos. Uma fazenda pode ser gerenciada por um indivíduo, por famílias inteiras ou ainda por comunidades, companhias e corporações.

Estrutura

Existem fazendas para aquacultura, ou seja, cuja produção principal é o peixe tendo em vista o mercado ornamentário ou alimentício. Há também as fazendas utilizadas para cultivo de árvores ou produção florestal, estas árvores podem ser usadas em madeireiras, para uso decorativo ou para reflorestamento. Enfim, podemos dizer que a principal diferença entre sítio e fazenda é o tamanho da propriedade e os fins a que se destinam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fazendas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá !
    Gostei bastante da matéria, da mesma forma do exposto, gostaria de saber sobre a chácara!
    Abçs
    Solange

    Solange 15 de Fevereiro de 2011 22:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *