Fazendas Mineiras

As Fazendas

Fazendas Mineiras

Fazendas Mineiras

Quem não gosta de passar um final de semana junto com os amigos, a família ou com alguém especial, apreciando a natureza e curtindo o belo clima de tranqüilidade que as fazendas proporcionam? Com certeza, a maioria das pessoas tem como destino de final de semana ou de alguma comemoração especial as fazendas, que são lugares nos quais é possível desfrutar das mais belas paisagens, além da paz e da calma que ela transmite.

O Brasil é um país muito privilegiado, com belezas naturais e locais maravilhosos e perfeito para descanso. Especialmente em cidades históricas, nas quais os locais remetem a um clima histórico, sendo cultivada as raízes culturais. E quando falamos em cidades históricas é impossível não fazer menção às cidades mineiras, tão conhecidas e lembradas devido aos grandes acontecimentos que marcaram a história do nosso país.

Os grandes líderes que por ela passaram, os grandes patrimônios deixados ali e as grandes monumentos construídos exaltam de maneira gloriosa as cidades mineiras. De grande importância e tão marcante quando se fala em cultura, as fazendas até hoje são um marco registrado nas cidades mineiras, além das grandes recordações e histórias que fazem de Minas um grande berço das fazendas que sobreviveram ao tempo.

Uma História que Resiste ao Tempo

História

História

As fazendas mineiras têm por si só um grande trunfo e ótimos motivos para serem tão exaltadas e preservadas. As fazendas mineiras cultivam séculos de história e até hoje permanecem vivas no cultivo e produção de café, arroz, milho, dentre outros e também pela criação de animais. São alguns séculos de muito trabalho e muita dedicação por parte dos fazendeiros e proprietários da fazenda, que antigamente utilizavam do trabalho para o consumo da própria família, pois o alimento eram eles mesmo que produziam, ou seja, não precisavam recorrer a ninguém.

Já no século XIX, as fazendas foram adaptadas para atendimento á cafeicultura. Algumas das fazendas eram utilizadas como ponto de comércio, na parte de baixo eram instaladas as vendas e na parte de cima a residência da família. Outro ponto relevante a ser destacado são as arquiteturas das fazendas, muito bem elaboradas e muito sucintas, com ar rural e ao mesmo tempo tão expressivas.

Circuito Villas e Fazendas

Cultivo

Dessa maneira, Minas Gerais possui uma história tão rica fundada nas raízes de seus habitantes e de seus patrimônios, que sobreviveram ao tempo e as mudanças. Devido às grandes riquezas e uma cultura tão bem difundida, Minas Gerais incentiva e investe em projetos que visam uma aproximação dos turistas para conhecimento da bela história e dos grandes acontecimentos que marcaram esse estado.

Exemplo disso é o Circuito Villas e Fazendas, nome dado pela imensa quantidade de fazendas coloniais que até hoje são símbolos presentes na história mineira. Assim, Minas Gerais difunde suas belezas e patrimônios através de projetos que incentivam o turismo regional, confirmando a tradição mineira.

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fazendas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *