Tudo Sobre a Instalação do Chuveiro Elétrico

Se você está precisando instalar um chuveiro elétrico e não sabe nem por onde começar, não precisa entrar em pânico. Nós vamos te dar uma ajudinha na missão “faça você mesmo”. Preparamos um texto com passo a passo de tudo o que uma pessoa precisa saber para instalação de um chuveiro elétrico. Veja!

Como Instalar Chuveiro Elétrico

Como Instalar Chuveiro Elétrico

A primeira coisa que você precisa saber é que existe um equipamento indispensável para instalação de chuveiro elétrico: a chave de testes. Sem ela não tente nem começar. Essa ferramente serve para identificar os fio fase e quais são o neutro e o terra.

As Cores dos Fios

O fio neutro é azul e o verde é para aterramento, os demais são para fase e a lâmpada, porém, não leve essa informação como verdade absoluta, porque alguns eletricistas misturam as cores e você correr o risco de fazer tudo errado. Use a chave de testes, como foi dito anteriormente.

Instalação do Chuveiro Elétrico

Instalação do Chuveiro Elétrico

Instalação do Chuveiro Elétrico em 4 Etapas

Etapa Número 1:

Inicie com a chave de teste, que deverá ser encostada em um fio de cada vez. Atenção: nunca a coloque em dois fios ao mesmo tempo. O seu dedo polegar deverá ficar na parte metálica, no fim da chave.

Se ao ser encostada, a luz da chave acender é porque o fio está ligado corretamente na rede elétrica interna. Nesta etapa você vai descobrir qual é o fio fase e qual é o neutro. Marque o fio fase com alguma coisa, por exemplo, um pedaço de fita. 

Etapa Número 2:

Desligue o disjuntor, depois de ter marcado os fios para não errar na hora de ligar o novo chuveiro. Se os fios forem conectados de forma errada, o chuveiro pode acabar queimando. Você vai saber qual é o fio neutro e terra do seu chuveiro novo, olhando a embalagem. Uma vez identificados, é só ligar com os correspondentes do fio da instalação da casa, identificados com o teste.

Nesta etapa, também será preciso de conectores, que podem ser comprados em lojas que vendam material elétrico. Não economize, compre aquele de melhor qualidade. Os conectores devem estar bem apertados com o fio da rede elétrica e do novo chuveiro elétrico.

Atenção: Não faça emendas nos fios, pode ser muito perigoso! 

Etapa Número 3:

Fios conectados, é hora de se certificar se você realizou um bom trabalho. Ligue o disjuntor, observe se não sai fumaça de nenhuma parte e nenhum cheiro estranho, de queimado. Ligue o chuveiro, na opção fria, e deixe a água escorrer por pelo menos 30 segundos, em seguida, você poderá ligar o aparelho na opção quente. 

Algumas Particularidades

Em algumas casas, o eletricista pode não ter ligado o fio de aterramento, e na hora que é feita a instalação se descobre que existem dois fios: neutro e fase. Neste caso, é aconselhável chamar um eletricista para ligar o fio de aterramento, o que garante maior segurança.

Eletricista

Eletricista

Quantas Fases Instalar em um Chuveiro

Se a rede onde será instalado o chuveiro elétrico é de 220 v, será utilizado somente 220 v, o que quer dizer: ligar a fase rede a fase chuveiro; neutro rede ligar a neutro chuveiro e terra rede será ligada a terra chuveiro.

Se a rede onde será instalado o chuveiro elétrico é de 110 v, poderá ser instalado também 220 v, neste caso, com duas fases e mais o neutro. É importante saber que se trata de uma instalação perigosa, porque o fio terra ficará de fora. Não é aconselhável!

Imagem de Amostra do You Tube

Sobre o Fio Terra

O fio terra pode ser identificado pela cor, de acordo com a norma da NBR, ele deverá ter a cor verde ou amarela. Se, por acaso, a rede na qual deve ser instalada um novo chuveiro elétrico não tiver fio terra, será necessário comprar uma haste de aterramento com medida de 2 metros e com conector de haste, cabo 4 mm. Essas medidas devem ser suficientes para chegar até o chuveiro e a haste.

Como fazer: Enterre a haste em uma parte do seu terreno e deixe uma pequena parte para fora, cerca de 10 centímetros, dela deve partir o fio com o conector (de boa qualidade). Esse fio deverá ser passado pela tubulação, onde passam os demais fios que chegam até o banheiro. Se você não consegue passá-lo internamente, o mesmo poderá ficar visível e com uma caneleta escondê-lo depois. Problema caminho do fio resolvido, una a ponta do fio de aterramento com aquela do fio terra do chuveiro.

E se eu não moro onde tenho um quintal para cavar? Será preciso furar o chão para enterrar a haste. 

Sobre os Conectores para Unir os Fios do Chuveiro na Instalação

O melhor conector é aquele que possui uma chapinha de cobre e que seja capaz de conter todo o fio. Significa que você conseguirá apertar todo o fio e nada vai ficar de fora. Nunca escolha um conector pelo preço mais baixo, é uma economia que poderá custar muito caro. Não esqueça, que eletricidade não é brincadeira!

Conector de Louça para Chuveiro

Conector de Louça para Chuveiro

Sobre os Fios

Os fios do chuveiro são os mais fáceis de serem identificados, mas para isso não jogue fora a embalagem antes de fazer a instalação elétrica. Nela, normalmente, vem escrito o que cada cor representa. Se por acaso, a informação não constar na embalagem, com certeza estará no próprio chuveiro.

Você poderá ainda encontrar chuveiros que vêm com somente duas cores de fio, dois iguais e uma segunda. Neste caso, os fios da mesma cor são o neutro e o fase, que poderão ser ligados a qualquer fio da rede existente, se separados, e aquele da cor diferente, é o terra, para ser ligado ao fio de aterramento.

O fio fase da rede da sua casa você descobrirá sempre fazendo o teste com a chavinha. Lembrando que somente o fio fase faz acender a luz da sua ferramenta. O neutro não acenderá nunca.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que Faço Para não Queimar a Resistência Durante a Instalação do Chuveiro?

Muitas pessoas, quando vão instalar um chuveiro elétrico, acabam queimando a resistência. Para evitar que isso aconteça também com você, não esqueça de deixar a água descer pelo chuveiro na temperatura fria, o que significa que, nesse momento, a resistência não estará sendo usada. Só depois disso você poderá usar a água quente, acionando a resistência.

Posts Relacionados

Veja mais informações sobre a instalação elétrica da casa e proteja a sua família de acidentes. Aprenda como instalar ventilador de teto sem ter que contratar um técnico, mas sem correr riscos, e também como instalar campainha residencial.

2 comentários

  1. Assistam o vídeo que consta no site da DERSEHN.

  2. Meu chuveiro quado ligado no quente o fio sai fumasa,mesmo com o conector e os fios ligados corretamente,cada cor dos,eu liguei o fose com o fose,o neutro com o neutro e o terra com o terra,tudo atraves do conector,e mesmo assim o fio terrete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>